Tuesday, 22 de October de 2019

ESTADO


Economia

Endividamento atinge mais de 68% dos palmenses em agosto

17 Sep 2019    11:53

Por meio da pesquisa que mede o endividamento e a inadimplência dos consumidores de Palmas (PEIC), agosto registrou um índice geral de 68,2% no número de endividados e 12,1% dos endividados que estão com contas atrasadas, ou seja, inadimplentes. Comparando esses dados ao mês anterior, houve uma queda de 2,7% no total de endividados e um crescimento de 0,5% na inadimplência.

 

Apesar desse pequeno crescimento na inadimplência, 64,3% esperam conseguir quitar parcialmente suas dívidas em atraso no próximo mês e 33,2% totalmente. 57,3% dos consumidores entrevistados consideram-se pouco endividados.

 

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, estes dados corroboram com a média nacional. “Palmas é uma capital que surpreende na questão do endividamento, pois está com o índice geral de endividamento acima da média nacional e quando comparado com as demais capitais, abaixo do porcentual de contas em atraso e que não terão condições de pagar, ou seja, se torna um cenário positivo para o comércio”.

 

Mas a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso, alerta: “É preciso parcimônia com as dívidas e lembrar que uma pequena parte da renda familiar deve ser reservada para este fim, pois existem já os gastos fixos que devem ser mantidos mensalmente”. A pesquisa mostra que a média de comprometimento da renda familiar com dívidas está em 33,2%.

 

Com relação as demais médias, a PEIC mostra que a média de dias em atraso das dívidas é de 40,7 dias e o tempo médio de comprometimento das dívidas é de 8,2 meses. O ranking das principais dívidas continua sendo: cartão de crédito, seguido de financiamento de carro e carnês.

 

PEIC Nacional

 

Na pesquisa nacional, o percentual de famílias com dívidas alcançou 64,8% em agosto de 2019, o que representa uma alta em relação aos 64,1% de julho de 2019. Essa foi a oitava alta mensal consecutiva e o maior índice de endividamento desde julho de 2013. Também houve alta em comparação com os 60,7% de famílias endividadas em agosto de 2018.

 

Houve melhora, no entanto, no percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso, que diminuiu para 9,5% em agosto, ante 9,6% em julho e 9,8% em agosto de 2018. Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, mesmo com o aumento do endividamento e da inadimplência, as famílias brasileiras se mostraram mais otimistas em relação à sua capacidade de pagamento, pois diminuiu o percentual das que afirmam que “não terão condição de pagar” as contas. “A redução do comprometimento de renda na comparação mensal e a perspectiva de renda extra com os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do PIS/Pasep ajudam a explicar esse resultado”, afirma Tadros.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governador destaca mineração como fator de desenvolvimento econômico e geração de empregos

Declaração do Chefe do Executivo ocorreu durante leilão da jazida de minério de Palmeirópolis, nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro. Expectativa é que dois mil empregos sejam gerados com a instalação no empreendimento

Economia

Comércio puxa recuperação na oferta de vagas de emprego no estado

Ainda sobre o Caged, setembro mostra que Araguaína foi a cidade com maior variação negativa (-139 vagas) e Porto Nacional com variação positiva (167 vagas). A capital Palmas registrou uma variação de – 42 vagas.



Cooperação Técnica

Governo assina termo de Cooperação Técnica com instituições públicas e privadas para execução de ações de pesquisa e extensão agropecuária

Termo estabelece condições para o bom andamento dos trabalhos propostos na área do Centro Agrotecnológico de Palmas


Outubro Rosa

Resolve Palmas promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no Brasil e depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%


Legislativo Municipal

Câmara de Palmas funcionará em novo endereço a partir de 2020

A estrutura da 104 Norte tem área total edificada de 5.065,55 metros quadrados, contra os 4.300 m² do prédio atual, localizado na Teotônio Segurado.


Saúde Animal

Seu Pet pode ser um doador de sangue


GOTE

Suspeito de cometer crime de coação é preso pela Polícia Civil no Norte do Estado


Educação superior

Universidade Estadual prorroga inscrições para Vestibular 2020/1 até 7 de novembro


Porto Cereais

Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia


AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira