Wednesday, 17 de October de 2018

ESTADO


Tocantins

Estado e municípios assinam cooperação para oferta de cursos da Universidade Aberta

13 Aug 2018    23:18    alterado em 13/08 às 23:18
Estado e municípios assinam cooperação para oferta de cursos da Universidade Aberta

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), assinou, na manhã desta segunda-feira, 13, o termo de cooperação técnica com os prefeitos de nove municípios tocantinenses para continuidade da oferta de cursos à distância para professores da educação básica, oferecido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Os municípios de Araguacema, Araguatins, Cristalândia, Dianópolis, Guaraí, Mateiros, Pedro Afonso, Porto Nacional e Taguatinga são os contemplados pelo termo assinado. Serão ofertados cursos de formação inicial para professores que atuam na educação básica pública que ainda não possuem graduação e formação continuada para os já graduados, além de pós-graduações.

Durante a reunião, a superintendente de Programas da Educação Profissional, Amanda Costa Pereira, explicou como funciona a oferta dos cursos. “São ofertados cursos na modalidade a distância, todos planejados por instituições de ensino superior federais, com base nas demandas do município. É um trabalho de parceria entre o Governo Federal, o Estado e os municípios que viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos para a comunidade”, pontuou.

Para a gestora da Seduc, professora Adriana Aguiar, a renovação dos termos com esses municípios é importante para o avanço da educação no Tocantins. “Os cursos da UAB incentivam a democratização do acesso e ingresso da comunidade de diferentes regiões ao ensino superior, além de encurtar distâncias e proporcionar novas oportunidades. É importante que o educador tenha acesso a novas ferramentas educacionais para que o ensino nas escolas tocantinenses melhore cada vez mais”, destacou.

Para dar continuidade ao funcionamento desses nove polos no ano de 2019, foram assinados os termos de cooperação entre a Seduc e os respectivos prefeitos dos municípios.  Para a prefeita de Araguacema, Isabella Simas, o programa beneficia a carreira dos educadores. “É importante os docentes terem oportunidade de participar de capacitações e cursos para o crescimento profissional deles”, disse.

UAB no Tocantins
O Programa Universidade Aberta do Brasil busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior à distância.

O Programa foi implantado no Tocantins pela Seduc, por meio da Superintendência de Programas da Educação Profissional, e mantém, desde 2006, os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) com ofertas de Cursos Técnicos, de Graduação, Tecnológicos, aperfeiçoamento e pós-graduação.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

23

PARABÉNS!
PARABÉNS!

16

BOM
BOM

21

AMEI!
AMEI!

18

KKKK
KKKK

18

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

13

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

17

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Tocantins Educação UAB

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Transplantes

Hospital Municipal de Araguaína é o primeiro do Tocantins a realizar diagnósticos iniciais para transplante de órgãos infantis

Hesther era paciente da UTI Pediátrica e recebeu todo suporte para a captação de órgãos. Ela foi a primeira criança do Tocantins que teve os órgãos doados

Hospital de Amor

Emendas parlamentares para Hospital de Amor são destacadas em evento do Outubro Rosa

Na abertura do evento, a arquiteta Mônica Avelino apresentou o projeto arquitetônico e as etapas do hospital.



SECOM

Secretário João Neto reassume a Secom depois de campanha vitoriosa

O ato de nomeação do governador Mauro Carlesse (PHS) foi publicado nessa terça-feira, 16, no Diário Oficial do Estado


Nepotismo

Pedidos do MPE são aceitos e ex-prefeito de Santa Rita do Tocantins é condenado por nepotismo

O ex-prefeito teve seus direitos políticos suspensos pelo prazo de cinco anos, além da perda de função pública, proibição de contratar com o Poder Público e pagamento de multa no valor de 10 vezes o salário recebido enquanto era prefeito de Santa Rita do T


Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios

Previsão de repasse pelo Governo Federal é para o dia 07 de dezembro


Segurança

Solenidade abre etapa Palmas da Academia Itinerante da Polícia Civil


Educação

Última semana de inscrições para o Vestibular 2019/1 da Unitins


Destaque

Pesquisador da USP vence prêmio alemão Green Talents 2018


Interior

Nossa Energia: cadastro da Tarifa Social chega a Palmeirante


Eleições 2018

Haddad busca o centro e prega estabilidade democrática no 2º turno


Ponto de vista

Criança e professor - uma construção para o futuro



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira