Tuesday, 12 de November de 2019

ESTADO


Violência

Governador sanciona semanas de combate ao feminicídio e violência

08 Aug 2019    10:47
Divulgação Governador sanciona semanas de combate ao feminicídio e violência

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, instituiu, por meio do Diário Oficial, nesta quarta-feira, 7, o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio e a Semana Estadual de Combate ao Feminicídio, a serem comemorados, anualmente, no dia 9 de agosto.

O objetivo da Lei nº 3.522, de 7 de agosto de 2019, proposta pela deputada Valderez Castelo Branco, é sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a violência sofrida pelas mulheres, que muitas vezes leva à morte violenta. Visa  também divulgar os serviços e os mecanismos legais de proteção às mulheres em situações de violência e as formas de denúncia.

Nesta semana que compreende a data, serão realizadas ações de mobilização, palestras, eventos e debates, visando discutir o feminicídio como maior violação dos direitos humanos contra mulheres.

Segundo a delegada titular da Delegacia de Polícia Civil de Itacajá, Jeannie Daier de Andrade, o combate à violência contra a mulher exige ações integradas em diversos níveis, áreas e instâncias. “Trata-se de um problema complexo, que não se resolverá de forma simplista. Como problema público, exige a implementação de políticas públicas devidamente apoiadas pela sociedade. Encontrar soluções representa um enorme desafio para todos os segmentos da sociedade”, afirma a titular.

“A importância da data está não só na ampliação do acesso às informações pelos cidadãos em geral, sobre como proceder para denunciar uma situação de violência de gênero contra mulher, como também na divulgação e aprimoramento das políticas públicas para o combate efetivo ao crime de feminicídio”, ressalta Jeannie Daier.

Semana de Combate à Violência e ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes

Nesta quarta-feira, 7, também foi instituída a Semana de Combate à Violência e ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes, a ser comemorada, anualmente, na semana do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.  

A Lei nº 3.523, de 7 de agosto de 2019, é de autoria da deputada Vanda Monteiro. A semana visa conscientizar a população, por meio de procedimentos informativos, educativos e organizativos, para que a sociedade possa conhecer melhor o assunto e debater iniciativas de combate a esse tipo de violência.

A delegada da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e Adolescente, Ana Caroline Braga, destacou o comprometimento do Estado com a causa. “A sanção da lei com a instituição da Semana de Combate à Violência e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes revela o comprometimento do Estado com as políticas públicas de proteção à crianças e adolescentes. É de suma importância a informação e ampla discussão pela sociedade dessa temática que atinge milhares de vítimas todos os dias. Na prática, traz o fortalecimento da rede de proteção com o apoio institucional para adoção de campanhas”, disse.


COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Números do câncer infantojuvenil em todo Brasil alertam para o diagnóstico precoce

Instituições de todas as regiões realizam ações para o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), comemorado dia 23

Dpvat

Bolsonaro assina medida provisória que extingue o Dpvat

A MP extingue também o Seguro de Danos Pessoais Causados por Embarcações, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não (DPEM).



Saúde

Novembro Azul - Atendimento noturno à população masculina de Palmas

A ação faz parte da Campanha Novembro Azul, cujo objetivo é acolher, conscientizar e sensibilizar a população masculina sobre os exames de prevenção do câncer e os cuidados com a saúde.


Obras

Prefeitura entrega nesta terça, 12, infraestrutura da Avenida Palmas Brasil Norte

A obra beneficiará a área comercial e residencial das Quadras Arnes 61 (504 Norte), 51 (404 Norte), 53 (406 Norte) e 63 (506 Norte)


Europa

Governador Carlesse cumpre agenda em Portugal visando atrair investimentos para o Tocantins

Um dos principais compromissos será na sede da Daymon, onde vão discutir o potencial de negócios de marcas e produtos para exportação


Vizinho

Governador Carlesse é homenageado em Mato Grosso pelo trabalho visando a construção da Transbananal


Panorama

Metrologia Estadual aprova 94% das marcas de produtos testados na Operação Limpeza


Teatro

Cia Art’Sacra abre inscrições para voluntários do espetáculo Paixão de Cristo 2020


Agrotóxicos

Tocantins apresenta cenário sobre controle de agrotóxicos durante evento em Florianópolis


Saúde

Secretário da Saúde recebe comitiva do Hospital do Amor


Sesau

Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira