Thursday, 03 de December de 2020

ESTADO


Assistência

Governo do Tocantins atendeu mais de 13 mil pessoas na Casa de Apoio, de janeiro a setembro

20 Oct 2020
Governo do Tocantins atendeu mais de 13  mil pessoas na Casa de Apoio, de janeiro a setembro

As pacientes de hospitais públicos, Luzenir da Silva Oliveira e Maria Aparecida de Carneiro, estão hospedadas na Casa de Apoio para tratamento do câncer de mama e opinaram sobre o atendimento recebido na instituição. “Comecei fazendo diagnóstico e tratamentos no Hospital Geral de Palmas com sequencia de seções de radiologia. “Estou me sentindo bem “, afirmou Luzenir. “ O tratamento que recebemos na Casa é muito bom” opinou.  Já paciente Maria Aparecida aproveitou a oportunidade para agradecer pela hospedagem dela e de seu acompanhante e também elogiou o atendimento recebido .“ Agradeço ao Governo do Tocantins, por meio da Setas, por nos receber tão bem na Casa de Apoio”.  

De janeiro a setembro de 2020, o Governo do Tocantins já atendeu mais de 13 mil pessoas, vindas dos 139 municípios tocantinenses e também de outros estados, na Casa de Apoio. 

Acessibilidade 

Pessoas dos 139 municípios tocantinenses, além de outros estados, podem buscar apoio para hospedagem na Casa de Apoio do Governo do Tocantins, quando estão em tratamento de saúde, em hospitais públicos de Palmas, e não têm um lugar para sua permanência, segundo o secretário da Setas, José Messias Araújo. “O Governo do Estado facilita o acesso à Casa de Apoio para todos, por critérios de necessidade e sem burocracia”.  “O acesso à instituição é realizado por meio das assistentes sociais de hospitais públicos, após consultas e diagnósticos”, informa o gestor.   

A hóspede Narciza Francisco Marques e seu marido, vieram de Vila Rica, município do estado de Mato Grosso, em busca de tratamento de saúde. “Cheguei na Casa de Apoio a sete meses e aqui encontramos o apoio do Governo do Tocantins. A equipe da Casa nos acolheu muito bem e me ajudaram até nas idas para consultas no HGP. Não é fácil chegar de outro estado e conseguir um lugar para ficar, tão facilmente, como conseguimos na Casa de Apoio do Governo do Tocantins”, afirmou. “Estamos muito agradecidos, eu e meu esposo, por terem nos recebido aqui“.

Casa de Apoio 

A Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani é uma instituição gerida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – Setas. Os pacientes de hospitais públicos de Palmas, pessoas que moram no interior do Tocantins e de outros estados da região e que utilizam os hospitais públicos de Palmas, contam com o Apoio do Governo do Estado, nesse momento em que mais precisam. Além da hospedagem, recebem gratuitamente três refeições diárias, além de apoio psicológico e espiritual. 

 Ações voluntárias 

Na última  semana, os hóspedes da Casa de Apoio do Governo do Tocantins receberam orientações sobre prevenção de câncer de mama. Durante a conversa, a diretora da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer, Carla Cavalcante, orientou os hóspedes da instituição sobre como detectar câncer de mama, precocemente, fazendo o auto exame

A palestra teve por objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama, feminino e masculino, e estimular as pessoas a conversarem sobre o assunto, se ajudando mutuamente. 
A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa que tem finalidade de prevenir e combater o câncer de mama, além de ensinar as pessoas a lidarem com a doença no dia a dia, dentro do ambiente familiar, no trabalho e com a comunidade, segundo a gerente da  Casa de Apoio, Elisângela Sardinha.  “ Devido aos protocolos da pandemia, os voluntários estão desenvolvendo atividades com os hóspedes, com equipe e tempo reduzidos” informou.

Durante o encontro, a diretora social da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer, Carla Cavalcante Souza, orientou sobre os cuidados para  prevenção do câncer de mama e sobre como conversar com outras pessoas sobre esse tema, ajudando-as também a se cuidar. “ A prevenção é muito importante para descobrir a doença cedo e também tratar a bom tempo”, orientou.  

A  diretora destacou que apesar da Campanha Outubro Rosa, abordar mais sobre o câncer de mama feminino. “É importante salientar que o homem também pode desenvolver a doença e que, apesar das mulheres  representarem 99% dos casos de câncer de mama, estatisticamente os homens morrem mais com essa doença. Isso acontece porque, em geral, a mulher faz exames preventivos e de acompanhamento. Já os homens têm uma visão diferenciada”, informou. 

“A Campanha pretende mudar essa visão, alertando e orientando as pessoas para que façam o auto exame e ajudem os homens, entre outras pessoas, orientando-os a fazer o auto exame, regularmente, de forma que se encontrarem algo anormal procurem ajuda médica“, informou Carla Cavalcante.  

Trabalho voluntário 

A gerente da Casa de Apoio, Elisângela Sardinha, destacou o trabalho voluntário individual e, ou em grupos, como fundamental, para informar e esclarecer dúvidas na prevenção do câncer. “A questão do combate ao câncer é preventiva e quando a pessoa descobre a doença no início, ela consegue tratar a tempo”, frisou. “Nossa equipe agradece demais aos voluntários, profissionais renomados que, com o devido cuidado, continuam trazendo informações importantes, para hóspedes e equipe da instituição, e estimulando a divulgação das informações, nos 139 municípios do Tocantins e em outros estados, para que mais pessoas, homens e mulheres, façam o auto exame e possam tratar da doença o mais rápido possível”, afirmou.   

Casa de Apoio 

Núcleo de apoio para acompanhantes e pacientes internados nos hospitais públicos de Palmas, oferecido gratuitamente pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). A instituição atende diariamente entre 80 a 126 pessoas fornecendo as principais refeições e hospedagem. Somente de janeiro a setembro deste ano, foram mais de 13 mil pessoas vindas do interior do Tocantins e até mesmo de outros estados. 

A instituição está localizada a cerca de 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP). Sua estrutura física é composta de mais de 100 leitos equipados com beliches e ar condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho e área de convivência social e capela.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governo do Tocantins libera R$ 4 milhões do Crédito Popular e beneficia mais de 760 famílias

Em apenas 60 dias após o seu lançamento, a linha Crédito Popular, inicia o mês de dezembro com a liberação de crédito para famílias tocantinenses


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira