Monday, 28 de September de 2020

ESTADO


SAÚDE

HGP adia cirurgias por falta de sangue

24 Sep 2008

Com baixo estoque de sangue no Centro de Hematologia de Palmas (Hemocentro), a situação do Hospital Geral de Palmas se complica a cada mês. As bolsas de sangue emitidas para suprir a demanda do Hospital estão diminuindo devido à falta de doadores no sistema de saúde do Estado. “As cirurgias eletivas estão sendo adiadas, para, assim, dar prioridade às emergências”, explica Renata Duran, diretora Administrativa do HGP.

Para a diretora de Gestão do Hemocentro, Nisette Alves Lima, a diminuição no número de doações se deu pelo fato do mesmo grupo de pessoas – entre 20 e 39 anos – estarem tomando a vacina contra a rubéola. “As doações diminuíram 50% na capital, por causa da vacinação contra a rubéola. Todas as pessoas que têm entre 20 e 39 anos estão sendo vacinadas e não podem doar sangue nos próximos 30 dias”. Nisette aposta na retomada do estoque nas próximas semanas, e faz um apelo. “Vamos sensibilizar as pessoas para que todos doem e, assim, o nosso estoque possa voltar ao normal”.

O ideal para manter o estoque em consonância com a demanda do Hospital é 470 bolsas/mês. Neste período, que supera o déficit dos meses de férias e outras datas do ano, a estocagem de todos os subtipos de sangue no Hemocentro e de 140 bolsas. Para o Ministério da Saúde, o número de bolsas por população é considerado “inadequado”. Apenas 1.8% dos brasileiros doam sangue, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a média ideal da população doadora de sangue deve estar entre 3% e 5% em relação à população total do país.

De acordo com o departamento de estocagem do Hemocentro, o instituto possui um banco de dados dos doadores excepcionais. Sangue AB, um dos subtipos mais raros, é coletado e arquivado com dados do doador para convocação de urgência. A Diretora pretende intensificar o processo de coletagem nos próximos dias, com a difusão de projetos, junto com os trabalhos da Unidade Móvel, em escolas, empresas, e órgãos públicos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 548 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 202.402 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.516 casos confirmados. Destes, 50.017 pacientes estão recuperados, 15.582 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 917 pacientes foram a óbito.

Eleições 2020

Prefeita Cinthia registra candidatura e defende implantação de hospital municipal no Plano de Governo

A coligação “Palmas Só Melhora!”, liderada pela Prefeita Cinthia, apresentou o Plano de Governo com um detalhado diagnóstico da Capital, com soluções para os principais desafios para os próximos anos, considerando a pandemia da Covid-19.


Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado

Os projetos aprovados incentivam a geração novos de postos de trabalho, além de contribuir com a economia, bem como aumentar a arrecadação do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira