Sunday, 17 de November de 2019

ESTADO


SAÚDE

HGP adia cirurgias por falta de sangue

24 Sep 2008

Com baixo estoque de sangue no Centro de Hematologia de Palmas (Hemocentro), a situação do Hospital Geral de Palmas se complica a cada mês. As bolsas de sangue emitidas para suprir a demanda do Hospital estão diminuindo devido à falta de doadores no sistema de saúde do Estado. “As cirurgias eletivas estão sendo adiadas, para, assim, dar prioridade às emergências”, explica Renata Duran, diretora Administrativa do HGP.

Para a diretora de Gestão do Hemocentro, Nisette Alves Lima, a diminuição no número de doações se deu pelo fato do mesmo grupo de pessoas – entre 20 e 39 anos – estarem tomando a vacina contra a rubéola. “As doações diminuíram 50% na capital, por causa da vacinação contra a rubéola. Todas as pessoas que têm entre 20 e 39 anos estão sendo vacinadas e não podem doar sangue nos próximos 30 dias”. Nisette aposta na retomada do estoque nas próximas semanas, e faz um apelo. “Vamos sensibilizar as pessoas para que todos doem e, assim, o nosso estoque possa voltar ao normal”.

O ideal para manter o estoque em consonância com a demanda do Hospital é 470 bolsas/mês. Neste período, que supera o déficit dos meses de férias e outras datas do ano, a estocagem de todos os subtipos de sangue no Hemocentro e de 140 bolsas. Para o Ministério da Saúde, o número de bolsas por população é considerado “inadequado”. Apenas 1.8% dos brasileiros doam sangue, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a média ideal da população doadora de sangue deve estar entre 3% e 5% em relação à população total do país.

De acordo com o departamento de estocagem do Hemocentro, o instituto possui um banco de dados dos doadores excepcionais. Sangue AB, um dos subtipos mais raros, é coletado e arquivado com dados do doador para convocação de urgência. A Diretora pretende intensificar o processo de coletagem nos próximos dias, com a difusão de projetos, junto com os trabalhos da Unidade Móvel, em escolas, empresas, e órgãos públicos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Atenção

Energisa reforça orientações de segurança em caso de temporais

Em 50 dias, mais de 400 postes foram derrubados por eventos climáticos severos no Tocantins

Serviço

Governo, por meio do Sine, orienta trabalhadores para habilitar a Carteira de Trabalho Digital

Para acessar a Carteira de Trabalho Digital é necessário obter a senha de acesso no Acesso.gov.br. Para aqueles que não possuem a senha, poderão adquiri-la através do Aplicativo da CTPS Digital, ou clicando no link a seguir Acesso.gov.br




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira