Wednesday, 17 de October de 2018

ESTADO


Mapa

LIRAa aponta que menos de 1% das residências de Palmas apresentam larvas do mosquito Aedes aegypt

29 Nov 2017

O Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, 28,  aponta que Palmas obteve um Índice de Infestação Predial de 0,1, considerado satisfatório que é quando menos de 1% das residências apresentam larvas do mosquito em recipientes com água parada. Em todo o Brasil, apenas 17 capitais e 2.450 municípios tiveram índices satisfatório.

De acordo com a gerente do Centro de Aprendizagem, Investigação e Extensão em Vigilância em Saúde, Marta Malheiros, o índice reflete o trabalho de conscientização e vistoria nas residências, realizado na Capital. "No dia a dia, nossos agentes de endemias estão em campo visitando os imóveis e orientando moradores e comerciantes. Temos obtidos bons resultados e uma população mais consciente, entretanto, não podemos baixar à guarda e continuar combatendo os possíveis criadouros", ressalta Marta.

O Mapa da Dengue, como é chamado o LIRAa, é um instrumento fundamental para o controle do mosquito Aedes aegypti. Com base nas informações coletadas no LIRAa, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito Aedes aegypti.
 
"É necessária uma visão global da situação, por isso o levantamento tem papel essencial nas decisões nacionais, mas principalmente locais, porque o levantamento traz detalhes de focos de mosquito por bairros e com isso o gestor pode prever ações efetivas de controle da proliferação do mosquito", destacou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Adeilson Cavalcante.

O novo LIRAa indica que 357 municípios brasileiros estão em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Isso significa que mais de 9% das cidades que fizeram o levantamento tinham altos índices de larvas do mosquito. Além das cidades em situação de risco e das com índices satisfatórios, o LIRAa identificou 1.139 municípios em alerta, com índice de infestação de mosquitos nos imóveis entre 1% a 3,9%. No total, 3.946 cidades de todo o País fizeram o levantamento que é obrigatório a todos os municípios. 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

11

PARABÉNS!
PARABÉNS!

45

BOM
BOM

51

AMEI!
AMEI!

25

KKKK
KKKK

22

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

20

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

10

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Transplantes

Hospital Municipal de Araguaína é o primeiro do Tocantins a realizar diagnósticos iniciais para transplante de órgãos infantis

Hesther era paciente da UTI Pediátrica e recebeu todo suporte para a captação de órgãos. Ela foi a primeira criança do Tocantins que teve os órgãos doados

Hospital de Amor

Emendas parlamentares para Hospital de Amor são destacadas em evento do Outubro Rosa

Na abertura do evento, a arquiteta Mônica Avelino apresentou o projeto arquitetônico e as etapas do hospital.



SECOM

Secretário João Neto reassume a Secom depois de campanha vitoriosa

O ato de nomeação do governador Mauro Carlesse (PHS) foi publicado nessa terça-feira, 16, no Diário Oficial do Estado


Nepotismo

Pedidos do MPE são aceitos e ex-prefeito de Santa Rita do Tocantins é condenado por nepotismo

O ex-prefeito teve seus direitos políticos suspensos pelo prazo de cinco anos, além da perda de função pública, proibição de contratar com o Poder Público e pagamento de multa no valor de 10 vezes o salário recebido enquanto era prefeito de Santa Rita do T


Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios

Previsão de repasse pelo Governo Federal é para o dia 07 de dezembro


Segurança

Solenidade abre etapa Palmas da Academia Itinerante da Polícia Civil


Educação

Última semana de inscrições para o Vestibular 2019/1 da Unitins


Destaque

Pesquisador da USP vence prêmio alemão Green Talents 2018


Interior

Nossa Energia: cadastro da Tarifa Social chega a Palmeirante


Eleições 2018

Haddad busca o centro e prega estabilidade democrática no 2º turno


Ponto de vista

Criança e professor - uma construção para o futuro



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira