Thursday, 24 de January de 2019

ESTADO


Mapa

LIRAa aponta que menos de 1% das residências de Palmas apresentam larvas do mosquito Aedes aegypt

29 Nov 2017

O Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, 28,  aponta que Palmas obteve um Índice de Infestação Predial de 0,1, considerado satisfatório que é quando menos de 1% das residências apresentam larvas do mosquito em recipientes com água parada. Em todo o Brasil, apenas 17 capitais e 2.450 municípios tiveram índices satisfatório.

De acordo com a gerente do Centro de Aprendizagem, Investigação e Extensão em Vigilância em Saúde, Marta Malheiros, o índice reflete o trabalho de conscientização e vistoria nas residências, realizado na Capital. "No dia a dia, nossos agentes de endemias estão em campo visitando os imóveis e orientando moradores e comerciantes. Temos obtidos bons resultados e uma população mais consciente, entretanto, não podemos baixar à guarda e continuar combatendo os possíveis criadouros", ressalta Marta.

O Mapa da Dengue, como é chamado o LIRAa, é um instrumento fundamental para o controle do mosquito Aedes aegypti. Com base nas informações coletadas no LIRAa, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito Aedes aegypti.
 
"É necessária uma visão global da situação, por isso o levantamento tem papel essencial nas decisões nacionais, mas principalmente locais, porque o levantamento traz detalhes de focos de mosquito por bairros e com isso o gestor pode prever ações efetivas de controle da proliferação do mosquito", destacou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Adeilson Cavalcante.

O novo LIRAa indica que 357 municípios brasileiros estão em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Isso significa que mais de 9% das cidades que fizeram o levantamento tinham altos índices de larvas do mosquito. Além das cidades em situação de risco e das com índices satisfatórios, o LIRAa identificou 1.139 municípios em alerta, com índice de infestação de mosquitos nos imóveis entre 1% a 3,9%. No total, 3.946 cidades de todo o País fizeram o levantamento que é obrigatório a todos os municípios. 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

18

PARABÉNS!
PARABÉNS!

51

BOM
BOM

61

AMEI!
AMEI!

38

KKKK
KKKK

32

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

28

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

16

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Investimentos no Estado

Governador Carlesse e executivos da Suzano Celulose debatem investimentos da empresa no Estado

Empresa finalizou, há poucos dias, uma fusão de proporções internacionais, que a transforma na maior empresa de agronegócio do Brasil

Serviço

Janeiro Verde-Piscina: campanha alerta sobre a prevenção do câncer de Colo de Útero

A doença é a quarta maior causa de morte de mulheres no Brasil, mas tem cura se diagnosticada e tratada em suas fases iniciais


Música

Álbum "Raízes", de Negra Li, foi eleito o 2º melhor disco de 2018

Em uma votação popular, o disco "Raízes", de Negra Li, foi eleito o 2º melhor do ano entre 50 indicados pelo portal Red Bull de música.


Sanidade

Presidente da Adapec assina portaria desburocratizando serviços na realização de leilões cadastrados

A portaria também autoriza que os responsáveis técnicos dos leilões possam constituir equipes de auxiliares que ajudarão na realização do evento.


Nutrição

Coach brasileira Gabi Lodewijks entre as finalistas de prêmio de empreendedorismo na Holanda


Educação

Unitins oferece 140 vagas em 12 turmas de cursos de graduação por meio do Sisu


Preço Abusivo

Procon realiza pesquisa e identifica diferença de até 145% em material escolar


Serviço

IEL oferece 22 vagas de estágio remunerado em Palmas e Porto Nacional


Brasil

Movimento do Comércio cresce 1,8% em 2018, diz Boa Vista


Educação

Estudantes da Escola Frederico Pedreira acompanham o eclipse lunar



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira