Sunday, 22 de July de 2018

Sunday, 22 de July de 2018

ESTADO


Mapa

LIRAa aponta que menos de 1% das residências de Palmas apresentam larvas do mosquito Aedes aegypt

29 Nov 2017

O Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, 28,  aponta que Palmas obteve um Índice de Infestação Predial de 0,1, considerado satisfatório que é quando menos de 1% das residências apresentam larvas do mosquito em recipientes com água parada. Em todo o Brasil, apenas 17 capitais e 2.450 municípios tiveram índices satisfatório.

De acordo com a gerente do Centro de Aprendizagem, Investigação e Extensão em Vigilância em Saúde, Marta Malheiros, o índice reflete o trabalho de conscientização e vistoria nas residências, realizado na Capital. "No dia a dia, nossos agentes de endemias estão em campo visitando os imóveis e orientando moradores e comerciantes. Temos obtidos bons resultados e uma população mais consciente, entretanto, não podemos baixar à guarda e continuar combatendo os possíveis criadouros", ressalta Marta.

O Mapa da Dengue, como é chamado o LIRAa, é um instrumento fundamental para o controle do mosquito Aedes aegypti. Com base nas informações coletadas no LIRAa, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito Aedes aegypti.
 
"É necessária uma visão global da situação, por isso o levantamento tem papel essencial nas decisões nacionais, mas principalmente locais, porque o levantamento traz detalhes de focos de mosquito por bairros e com isso o gestor pode prever ações efetivas de controle da proliferação do mosquito", destacou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Adeilson Cavalcante.

O novo LIRAa indica que 357 municípios brasileiros estão em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Isso significa que mais de 9% das cidades que fizeram o levantamento tinham altos índices de larvas do mosquito. Além das cidades em situação de risco e das com índices satisfatórios, o LIRAa identificou 1.139 municípios em alerta, com índice de infestação de mosquitos nos imóveis entre 1% a 3,9%. No total, 3.946 cidades de todo o País fizeram o levantamento que é obrigatório a todos os municípios. 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

8

PARABÉNS!
PARABÉNS!

6

BOM
BOM

18

AMEI!
AMEI!

12

KKKK
KKKK

14

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

8

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

4

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Viver

Aulões gratuitos de dança animam Parque Cesamar neste fim de semana

As aulas serão oferecidas pelos professores de dança Aline Freitas e Marcos Paulo Barros, da Athletica Fitness Center.


  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira