Saturday, 22 de September de 2018

Saturday, 22 de September de 2018

ESTADO


Tocantins

Mais de 2 mil alunos foram alcançados pelas ações educativas do Procon em Araguaína e cidades vizinhas

20 May 2018    10:20
Divulgação Mais de 2 mil alunos foram alcançados pelas ações educativas do Procon em Araguaína e cidades vizinhas Até agora, 25 estabelecimentos foram fiscalizados.

Com o intuito de preparar crianças, jovens e adultos para uma relação sadia com as finanças, servidores do Núcleo do Procon de Araguaína estão realizando uma maratona de atividades educativas  nas instituições de ensino de Araguaína  e nos municípios vizinhos. As ações fazem parte das políticas da Gerência de Educação para o Consumo do Procon no Tocantins e podem ser requisitadas pelas escolas e por entidades.

 

Em Araguaína, as atividades ocorreram entre os dias 9 e 17 de maio, nas escolas estaduais Guilherme Dourado e Futuro Feliz, bem como na Faculdade Católica Dom Orione (Facdo), alcançando em média mil alunos. Cerca de 40 acadêmicos da Universidade da Maturidade (UMA) de Araguaína também foram atendidos com atividades do Procon.  A palestra ministrada pelos servidores  João Antônio Moreira e Cida Lobo buscou  conscientizar os idosos sobre as normas consumeristas e a aplicação dos direitos do consumidor em seu cotidiano.

 

No município de Xambioá, a equipe do Procon realizou palestras nas escolas   estaduais Professora Juliana Barros, José Bonifácio e na Paroquial São Miguel, onde aproximadamente 970 alunos participaram. Já no distrito de Jacilândia, próximo ao município de Aragominas, mais de 100 alunos da Escola Estadual São Pedro receberam as instruções do Procon. 

 

O diretor da Escola Estadual São Pedro do Distrito de Jacilândia, Pedro Antônio Aguiar, validou o trabalho do Procon nas escolas alegando que os temas discutidos,  de fato, precisam ser apresentados às crianças desde cedo, “pois elas certamente  serão multiplicadoras das informações”,  expressou. Alunos também consideraram pontuais as informações recebidas, para suas atividades no que tange ao exercício enquanto consumidor e as finanças.

 

Considerando que as ações educativas do Procon nas instituições de ensino e nas entidades têm um papel fundamental na vida dos alunos e dos demais cidadãos,  os servidores Renata Vasconcelos e João Antônio Moreira trabalharam temas como: o direito e o dever  do consumidor, aquisição de bens e serviços, compras pela internet, publicidades e propagandas enganosas e prazos e validades.

 

Segundo a técnica do Núcleo do Procon de Araguaína,  Renata  Vasconcelos, todos os temas abordados contaram com a atuante participação dos alunos apresentando dúvidas e questionamentos, os quais foram respondidos com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

 

O palestrante, também do Núcleo de Araguaína, João Antônio Moreira, acrescentou que as experiências do dia a dia vivenciadas pelos próprios alunos, como ir às compras nos mais variados segmentos, o contexto familiar em torno das questões financeiras são exemplos usados durante as atividades que facilitam a compreensão dos alunos frente ao conteúdo exposto.

 

Fiscalização

 

Paralelo às atividades de educação para o consumo, o Procon de Araguaína também tem realizado um trabalho rotineiro na área da fiscalização, ação que também tem o cunho educativo. Durante este mês de maio, a equipe de fiscalização, em parceria com a Polícia Civil, realizou atividades noturnas com o intuito de observar se os estabelecimentos têm cumprido as normas do CDC.

 

Até agora, 25 estabelecimentos foram fiscalizados. Durante a abordagem, os proprietários foram orientados sobre a presença do Código de Defesa do Consumidor (CDC) no local, tabela de preço visível ao consumidor, formas expressas de pagamento, validade de produtos, água potável gratuita, os 10% que são opcionais, o couvert artístico que deve estar previamente visível, dentre outras orientações para os segmentos de bares, restaurantes e similares.

 

Para o chefe do Núcleo de Atendimento de AraguaínaNeidivaldo Ribeiro dos Santos, à frente da pasta recentemente, todas os setores do Procon são de extrema importância, porém só funcionam se houver sintonia entre as partes. “É importante investir  na educação, pois uma sociedade consciente de seus direitos e deveres reduzirá significativamente o trabalho e os  custos com a fiscalização”, observou.

 

Padronizar as ações de atendimento, educação e fiscalização em todos os nove núcleos do Procon tem sido um dos principais assuntos da agenda do superintendente do Procon no Estado, Walter Nunes Viana Júnior.  Focado nesse propósito, a orientação é que haja um estreitamento na relação dos setores com a superintendência para que assim se estabeleça uma maior proximidade do órgão com a sociedade. “Nosso trabalho só terá êxito se alcançarmos o cidadão em todos os segmentos”, finalizou, reafirmando que o Procon  é um órgão a serviço do consumidor e para o consumidor.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

39

PARABÉNS!
PARABÉNS!

43

BOM
BOM

43

AMEI!
AMEI!

45

KKKK
KKKK

31

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

27

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

33

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Procon Tocantins Consumidor

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


SEMANA NACIONAL

Tocantins reduz óbitos de pedestres e ciclistas no trânsito

Ações integradas de prevenção de acidentes no trânsito salvam vidas de pedestres e ciclistas no estado. Redução foi de 26% e 56%, respectivamente

Saúde

MPE obtém decisão judicial acerca de acúmulo de lixo no Hospital Regional de Araguaína

Segundo a Promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira Santos D’Alessandro, manter o ambiente hospitalar limpo e livre de contaminação de qualquer espécie é uma obrigação do Estado



Pecuária

Seagro oportuniza discussão sobre caprinocultura do leite em palestras na Expopalmas

A diretora reforçou que todo processo de pecuária é preciso que seja acompanhado por um técnico, seja médico veterinário, zootecnista ou engenheiro agrônomo.


Pesquisa Fieto

Pesquisa Fieto/Vetor indica vitória de Carlesse no primeiro turno

A segunda rodada da pesquisa Fieto/Vetor foi divulgada nesta sexta-feira, 21. O intervalo de confiança é de 95% e margem de erro máximo estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


Polícia Fazendária

Estado terá Batalhão da Polícia Militar Fazendária

A criação do Batalhão da Polícia Militar Fazendária atende também a uma antiga reivindicação dos servidores do Fisco.


Saúde

Instalação da máquina de radioterapia de Araguaína deve ser concluída em 90 dias


Esporte

Meia Maratona do Tocantins será realizada dia 1º dezembro com premiação de mais de R$ 55 mil


Ocorrência

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no Extremo Norte do Estado


Infância

Candidatos ao governo do Tocantins são convidados a assumir compromisso com a infância: César Simoni é o primeiro


Investimentos

Obras do Fórum de Araguaína e de entupimento da “cratera” da TO-222 em Araguaína são vistoriadas


Carlesse

Multidão recepciona Carlesse e reunião vira grande caminhada em Gurupi



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira