Saturday, 19 de September de 2020

ESTADO


Em março

Ministério do Desenvolvimento Agrário assinará convênio com o Tocantins

24 Feb 2010

“É um compromisso do presidente Lula e da ministra Dilma em colocar o cidadão brasileiro em sua titularidade, dando garantia ao direito de propriedade. E nós somos parceiros, fazendo nossa parte”. Assim comemorou o governador Carlos Henrique Gaguim ao sair da audiência com o ministro interino do Desenvolvimento Agrário, Daniel Maia, e equipe do ministério, na tarde desta terça-feira, 23, em Brasília.

A equipe técnica do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário estará no dia 17 de março no Tocantins para assinar o convênio com o governo federal, no valor aproximado de R$ 4 milhões, para realizar vistoria, georreferenciamento e emissão de títulos em terras devolutas do Estado. O convênio é parte do trabalho de fortalecimento dos institutos de terras dos estados realizado pelo Programa Terra Legal do MDA. Sem o título da terra, o posseiro não pode obter financiamentos ou ser beneficiado pelos programas e projetos dos governos estadual e federal.

De acordo com o presidente do Itertins - Instituto de Terras do Estado do Tocantins, José Augusto Pugliesi, o governo de Carlos Gaguim está fazendo o trabalho de dez anos em apenas um. Consta nos arquivos do instituto que, em dez anos, foram regularizados 402 mil hectares de terras do Estado. A partir da assinatura deste convênio, o governo regularizará 490 mil hectares, em 22 municípios, somente neste ano. “Pela primeira vez será possível um trabalho grande e forte e com praticamente nenhum custo ao posseiro (...). Com esse recurso vai ser possível fazer as vistorias, medição e georreferenciamento de todas as áreas (cadastradas)”, afirmou José Augusto Pugliesi.

Enquanto isso, em um ano de execução do programa Terra Legal no Tocantins, o MDA já titulou 419 mil hectares de terras da União em 25 municípios tocantinenses. “Nossa expectativa é fechar, até o primeiro semestre de 2010, em torno de 8,2 mil ocupações (rurais) a serem cadastradas, georreferenciadas e aptas para a regularização, e em torno de 17 municípios para terem suas áreas urbanas regularizadas”, afirmou o secretário executivo extraordinário de Regularização Fundiária da Amazônia Legal do MDA, Carlos Mário Guedes de Guedes.

Está prevista, pelo MDA, a abertura de um pregão (licitação) no dia 7 de março para contratação de empresas para realizar o georreferenciamento do Programa Terra Legal em terras da União no Tocantins.

O subsecretário de Representação, Evandro Campelo, e o deputado federal Osvaldo Reis acompanharam a audiência. (Informações da Secom)

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 885 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 190.325 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 62.498 casos confirmados. Destes, 44.830 pacientes estão recuperados, 16.818 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 850 pacientes foram a óbito.

Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense

Além do corregedor-geral da Justiça, votaram os desembargadores Marco Villas Boas, Moura Filho, Jacqueline Adorno, Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, Maysa Vendramini, Etelvina Maria Sampaio Felipe e, por último, o presidente Helvécio Maia Neto.


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios

Serviços serão executados em Cristalândia, Lizarda e Paranã


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital


Economia

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços dos itens da cesta básica


Agricultura

Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura retomam convênio e fortalece assistência a agricultores familiares



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira