Monday, 18 de November de 2019

ESTADO


A batalha dos Outdoo

Novas exigências da Seduh preocupam empresários

03 Jun 2008

A discussão levantada pelo jornal O GIRASSOL, em fevereiro deste ano, quanto à poluição visual causada pelos outdoors, faixas, totens e placas luminosas espalhadas pela cidade, volta à tona. De um lado a Seduh – Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, em defesa da estética e da saúde pública em Palmas; do outro lado, empresas de outdoors que se opõem às exigências da Secretaria.  

Na reunião que aconteceu na última segunda-feira, 05, na Seduh, entre o diretor de Controle Urbano, Dirceu Moura, e empresários do ramo, foram discutidas as normas que regem o decreto número 330. Dentre as exigências apresentadas pela Secretaria, está a troca dos postes de madeira que sustentam os outdoors por tubos de ferro. Os empresários também têm o prazo de 20 dias para a regulamentação dos outdoors expostos em áreas públicas, e de 15 dias para os que estiverem expostos em áreas privadas. Além disso, as áreas privadas alugadas para os proprietários de outdoors devem estar com a situação tributária em dia com a prefeitura. O descumprimento das normas pode gerar multas, baseadas na UFIR, aos empresários.

Os proprietários de outdoors estão indignados com a situação. Segundo eles, a prefeitura “deixou correr frouxo” e agora quer que tudo seja resolvido em, no máximo, 20 dias, prazo considerado inviável por esses. Além do prazo, os empresários reclamam do prejuízo que a troca dos postes pode gerar. Um custo de aproximadamente cinco mil reais por expositor. Eles afirmam que irão entrar com recurso junto à prefeitura nos próximos dias, para pedirem compreensão e flexibilidade quanto às exigências.

Mas Dirceu, na última entrevista concedida ao jornal O GIRASSOL, explicou que em 2006 foi feito um acordo verbal com os responsáveis pelas divulgações irregulares, na tentativa de que os mesmos se adequassem ao decreto. Segundo ele, nenhuma atitude foi tomada pelos empresários para o cumprimento das normas. Dirceu ainda afirmou, na ocasião, que a tolerância da prefeitura já está praticamente esgotada.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Receita paga hoje as restituições do 6º lote do Imposto de Renda

O lote contempla também restituições dos exercícios de 2008 a 2018

Economia

Com Selic em queda, poupança pode passar a render menos que a inflação

Outro fator é a redução de recursos para o financiamento habitacional. Atualmente, 65% dos recursos de poupança são destinados aos financiamentos habitacionais.



Museu Histórico

Palacinho reabre com expografia e projeto museológico renovados

Público poderá visitar a primeira edificação da Capital a partir desta terça-feira, 19


Estradas

Governo conclui obras de melhoria de estradas vicinais que ligam aldeias indígenas na região noroeste do estado

As obras melhoram o acesso às aldeias de Karajá/Xambioá, no município de Santa Fé do Araguaia, e ainda facilitam a trafegabilidade entre elas


Bloqueio de Celulares

Celulares pré-pagos desatualizados são bloqueados hoje em 17 estados

Segundo a Anatel, o objetivo da iniciativa é assegurar uma base cadastral correta e atualizada, para evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, assim, ampliar a segurança dos consumidores.


Educação Superior

Unitins lança Vestibular com 120 vagas para novo Câmpus de Paraíso


Cantão

Presidente da Adetuc recebe visita de empresário de turismo de aventura da região do Cantão


Segurança

Radares da BR-153 e de Araguaína são verificados pela Agência de Metrologia


Atividade física

Parque do Cantão combina saúde e natureza em Caminhada Ecológica


MonitoraEA

Tocantins participa do lançamento da plataforma MonitoraEA em Brasília


TJTO

Com mais de 5 mil pessoas atendidas, Semana Nacional da Conciliação no Judiciário tocantinense supera os R$ 5 milhões em acordos



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira