Saturday, 23 de February de 2019

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Consumidor

Núcleo de Araguaína atende mais de 1.100 pessoas com orientações sobre Educação para o consumo

01 Oct 2018    15:42    alterado em 01/10 às 15:42
Núcleo de Araguaína atende mais de 1.100 pessoas com orientações sobre Educação para o consumo

Durante o mês de setembro, o Procon/TO por meio do Núcleo de Atendimento de Araguaína, realizou uma série de atividades envolvendo alunos, consumidores, fornecedores e entidade comercial nos municípios de Araguaína, Babaçulancia e Santa Fé. Foram alcançadas pelas as ações 995 alunos, 58 funcionários da rede de supermercados, 60 consumidores durante a programação em comemoração ao CDC, e 45 representantes comercial de Araguaína e Santa Fé. As atividades aconteceram entre o dia 19 e 27 de setembro.

Em Babaçulândia, as palestras foram direcionadas para 480 jovens e adolescentes consumidores, alunos do ensino fundamental e médio. Dentre os temas abordados, a compra pela internet, uma prática usada, habitualmente, na região.

Já em Araguaina, 183 alunos do ensino médio do período matutino do Colégio da Policia Militar participaram da palestra ”Jovem Consumidor”, que falou sobre direitos e garantias, além da abordagem sobre atuação do Estado como esfera administrativa nas relações de consumo. “Foi um momento de muito aprendizado, onde, os alunos absorveram o conteúdo, fizeram relatórios e questionamentos pertinentes ao tema”, avaliou a equipe do Procon.

Os alunos da 3ª e 4ª série, da Escola Municipal Prefeito João de Sousa Lima, também em Araguaína, envolvidos no projeto "Educação para a Vida", contaram com a participação do Procon. O projeto de autoria da escola, objetiva promover uma educação para além da sala de aula. Além da palestra e dinâmica realizadas pelo Procon, os 55 alunos receberam orientações sobre higiene bucal, alimentação saudável, educação para o trânsito, dentre outras. As atividades foram realizadas no último dia 27 de setembro.

“Foi um momento de muita diversão e aprendizado, pedimos que eles se tornassem fiscais em sua casa, ajudando seus pais e avós nas compras, verificando as validades e qualidades dos produtos, e ainda foram orientados quanto a  documentação necessária para procurar o Procon em caso de denúncia”, descreveu a palestrante Renata Vasconcelos.

“Levar educação por meio da informação tem sido um trabalho árduo, porém gratificante, porque ao final saímos convictos de que nossas crianças jovens e até mesmo os adultos estão abertos para a informação. Esse é o caminho para que o Procon/TO contribua com a construção de verdadeiros cidadãos” observou o chefe do Núcleo de Araguaina, Neidivaldo Ribeiro dos Santos. Participaram, ainda, das atividades como palestrantes, os servidores João Antonio Moreira e Eliania Menezes.

Comerciantes

A pedido do presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguaina (ACIARA), Renie Ferreira, foi realizada uma palestra para 30 representantes do comércio. Na oportunidade, foram abordados temas como: o papel do CDC, práticas abusivas, principais direitos dos consumidores, propaganda enganosa e abusiva, meios de pagamentos, garantias, dentre outros. Outros 15 representantes comerciais de Santa Fé também foram alcançados pelas as ações do Procon/TO.

O superintendente do Procon/TO, Walter Nunes Viana Júnior, considera  primordial as atividades da Educação para o Consumo. “É nosso dever enquanto órgão de proteção aos direitos do consumidor contribuir para a formação do espírito crítico do cidadão para que ele se posicione e enfrente as circunstâncias advindas das relações de consumo”, concluiu.

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