Sunday, 23 de February de 2020

ESTADO


APASL

Ong Gaia e CAU/TO apresentam o avanço da ocupação urbana irregular na APA do Lajeado

06 Jul 2016

Atuante nas questões ambientais no Estado, o presidente interino da Gaia (Ong Ambiental no Tocantins), Luis Hildebrando Paz, em conjunto com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins - CAU/TO, apresentou nesta segunda-feira, 3, um estudo sobre o crescimento da ocupação desordenada na Área de Preservação Ambiental da Serra do Lajeado (APASL). A reunião ocorreu na sede do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em Palmas. Na ocasião foram empossados os conselheiros deliberativos da APA do Lajeado.

Conforme dados apresentados, nos últimos anos a ocupação urbana desordenada aumentou significativamente na APA da Serra do Lajeado. E esta é uma preocupação dos integrantes da Ong Gaia e do CAU/TO.  "As consequências urbanas e ambientais são imensamente consideráveis. Este é um problema de todos, e neste momento, precisamos unir esforços para propormos uma solução efetiva", enfatizou Luis Hildebrando Paz, antes de destacar que existem áreas na APA que precisam ser preservadas.

Presentes no evento, as representantes da Ong Gaia Marli dos Santos e Edilma Maria Cavalcante também alertaram quanto aos impactos negativos desta situação e reforçaram a necessidade de se propor medidas com ações integradas, com vistas à solução.

Ao final do evento, os participantes foram unânimes quanto à necessidade de ações de contenção da situação e, no entanto, como encaminhamento, a Ong Gaia sugeriu que o Conselho da APA encaminhe solicitação de providências para a ocupação urbana da APA do Lajeado às autoridades competentes como Ministério Público, Naturatins, Prefeitura Municipal, entre outras.

Participaram da reunião, representantes do Naturatins, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Humano da Região Amazônica (IDAHRA), Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável, Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas – IMPUP, Ongs, entre outros.
 
Seguindo as discussões do tema, o CAU/TO promove, nesta terça-feira, 5, às 19h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, o I Seminário de Política Urbana e Ambiental. Com a participação dos integrantes da Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais – CPUA do CAU/BR, o objetivo do evento é promover um debate sobre políticas públicas para a cidade e meio ambiente, entre os profissionais de arquitetura e urbanismo, e formar um compromisso em busca do desenvolvimento sustentável.

Ainda na programação da CPUA do CAU/BR está prevista para esta quarta-feira, 6, às 9h, uma visita à algumas áreas ocupadas irregularmente na APA do Lajeado.

COMPARTILHE:


Confira também:


Turismo

Emendas parlamentares liberadas pelo Governo garantem Carnaval em vários municípios do Tocantins

A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa avalia a documentação, libera as emendas e fiscaliza a aplicação financeira.

Folia

Agência de Metrologia dá dicas para evitar acidentes de consumo no Carnaval

Folião que vai viajar e se hospedar em hotel, pousada ou casa alugada deve estar atento às recomendações de segurança do Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo do Inmetro




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira