Friday, 25 de May de 2018

Friday, 25 de May de 2018

ESTADO


Lei Orgânica

Organização ambiental propõe inclusão de direitos da natureza na Lei Orgânica do Município

30 Jan 2018    03:00    alterado em 03/02 às 23:07

A prefeita Cinthia Ribeiro recebeu nesta segunda-feira, 29, representantes da organização Métodos de Apoio às Práticas Ambientais e Sociais (Mapas), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), que propuseram alteração da Lei Orgânica Municipal para que haja o pleno reconhecimento dos direitos da natureza em Palmas. Participaram também da reunião o presidente da Fundação de Meio Ambiente (FMA), Hebert Veras, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Folha.

De acordo com a presidente da Mapas, Vanessa Hasson, na prática essa alteração da Lei Orgânica representa uma ferramenta importante para ampliação da consciência, para que se consiga enxergar que o meio ambiente não está somente ao serviço das pessoas, e sim que haja uma relação de coexistência com o meio ambiente, como um outro ser que divide esse espaço comum, a Terra.

Vanessa Hasson explica que esse movimento tem percorrido todos os continentes para a construção de uma declaração universal em prol da Mãe Terra e, que no Brasil, a organização Mapas busca o apoio das cidades para adotarem o reconhecimento dos direitos da natureza numa nova perspectiva de viver em harmonia, não trata somente do meio ambiente, mas do bem viver de todos os membros da comunidade da terra.

Ao final da reunião ficou acordado que a Prefeitura, Câmara e a organização Mapas irão promover, em conjunto, um seminário no dia 26 de abril, na Câmara Municipal, para explicar à sociedade a Declaração Universal dos Direitos da Natureza. Enquanto isso já estará tramitando o pedido de mudança da Lei Orgânica Municipal na Casa Legislativa, cuja votação está prevista também para o dia 26 de abril.

Para a prefeita Cynthia Ribeiro, a gestão demonstra grande interesse em contribuir para que Palmas faça parte da inovadora política mundial da vida em harmonia com natureza, sendo destacada nas Nações Unidas como uma das primeiras cidades do Brasil a reconhecer os direitos da natureza e o bem viver da população. "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, um bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida saudável", disse.

O presidente da FMA, Hebert Veras, avalia com bons olhos essa alternativa de ver o meio ambiente de forma globalizada, não tendo a visão de que somente o homem é o protagonista da história, tirando o foco de que o homem é o eixo central do meio ambiente. "É uma visão inovadora que traz uma coletividade maior, colocando todos os seres vivos como seres importantes que ocupam o planeta terra".

Veras explica que a alteração que deve ser realizada na Lei Orgânica busca promover o desenvolvimento das políticas de meio ambiente, considerando que todos os membros da natureza possuem direitos próprios à vida e à manutenção de seus processos ecossistêmicos, com interdependência com a vida digna dos cidadãos, com o objetivo de alcançar a sustentabilidade na cidade.

Já o Vereador Folha se dispôs a colocar a alteração da Lei Orgânica em votação para aprovação para que as próximas gerações possam nascer com a certeza de que a política voltada para o meio ambiente tem respeito pela natureza.

No Brasil, já aderiu ao movimento internacional Harmony with Nature (Harmonia com a Natureza) a cidade de Bonito-PE, e estão em adiantada tramitação as cidades de São Paulo-SP, Fortaleza-CE, Alto Paraíso-GO, e Caseara-TO.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

21

PARABÉNS!
PARABÉNS!

15

BOM
BOM

16

AMEI!
AMEI!

20

KKKK
KKKK

18

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

11

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

12

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Cinthia Ribeiro Hebert Veras Vereador Folha FMA

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Fiscalização

Procon segue fiscalizando postos de combustíveis em todo o Estado

Nesse sentido também conclama a população para ficar atenta, realizar pesquisas de preço antes de abastecer e, ao abastecer, exigir a nota fiscal

Greve

Governo do Estado discute medidas para garantir serviços básicos com greve de caminhoneiros

O governo do Estado realizou uma reunião de emergência na noite dessa quarta-feira, 23, para discutir estratégias para enfrentar o momento de crise em decorrência da greve dos caminhoneiros



Jets/Parajets

Jogos Estudantis do Tocantins reúnem atletas de 14 escolas estaduais em Arraias

A etapa regional de Arraias dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e Paradesportivos do Tocantins (Parajets) começa a ser disputada nesta quinta-feira, 24, com a participação de 370 estudantes de 14 escolas da rede estadual de ensino


CGU

Concurso de Desenho e Redação da CGU recebe trabalhos até agosto

Podem se inscrever, até o dia 31 de agosto, estudantes de escolas públicas e particulares de todo o país, com trabalhos autorais que abordem a temática "Ser honesto é legal"


Kátia Abreu

Kátia Abreu vai zerar impostos para atrair empresas de tecnologia ao Tocantins: “Seremos o estado da inovação”

A candidata Kátia Abreu afirmou nesta quinta-feira (24) que, quando eleita governadora, todas as empresas de ciência e tecnologia que se instalarem no Tocantins terão imposto estadual zero


Animais

Capim Dourado Shopping agora será Pet Friendly


Esporte

Quadra poliesportiva inaugurada em Porto Nacional beneficia estudantes e comunidade


Marcha a Brasília

XXI Marcha a Brasília começa nesta segunda-feira, 21; Abertura oficial é nesta terça-feira, 22


Tocantins

MPE denuncia acusado de extorquir dinheiro de mulher com fotos íntimas


Eleições 2018

Na Fieto, Vicentinho indicou a possibilidade de reduzir a carga tributária do Tocantins


Educação

População de Guaraí ganha a 8ª unidade do Colégio da Polícia Militar



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira