Sunday, 17 de November de 2019

ESTADO


Mundo

Papa pede atenção para detectar novos focos de totalitarismo

23 Sep 2018    14:56    alterado em 23/09 às 14:56
Papa pede atenção para detectar novos focos de totalitarismo

O papa Francisco pediu neste domingo (23) para que se possa detectar a tempo qualquer aumento das ideologias totalitárias. A declaração foi dada durante a oração do Ângelus que pronunciou após a missa que celebrou na cidade de Kaunas, na Lituânia.

Francisco chegou sábado (22) à Lituânia para seu percurso pelos países Bálticos, e nos discursos pronunciados até hoje e inclusive na homilia da missa quis lembrar os anos difíceis da ocupação soviética, mas também o período da invasão nazista.

No parque Santakos de Kaunas, após rezar uma missa para cerca de 100 mil pessoas, segundo a Igreja local, Francisco falou de quem quer "submeter os mais frágeis, usar a força em qualquer de suas formas: impor um modo de pensar, uma ideologia, um discurso dominante, usar a violência ou repressão para oprimir".

"Há 75 anos, esta nação presenciava a destruição definitiva do Gueto de Vilnia; assim culminava o aniquilamento de milhares de judeus que já tinha começado dois anos antes", lembrou Francisco.

Ele pediu para se lembrar "daqueles tempos e pedir ao Senhor que dê o dom do discernimento a todos para detectar a tempo qualquer aumento dessa atitude perniciosa, qualquer ar que enfraqueça o coração das gerações que não viveram aquilo".

Na Lituânia, o único país com maioria católica (cerca de 80% da população) dos Bálticos, o pontífice lembrou uma "tentação sobre a que todos devem vigiar com insistência: o desejo de supremacia, de se sobressair aos demais"

"Quantas vezes aconteceu que um povo acredite ser superior, com mais direitos adquiridos, com mais privilégios a preservar ou conquistar?", perguntou o papa.

Francisco se despediu pedindo para que se trabalhe para dar "a atenção delicada aos excluídos, às minorias, para que se afaste das culturas a possibilidade de aniquilar o outro, de colocar ele de lado, de continuar descartando quem nos incomoda e ameaça nossas comodidades". - Agencia Brasil

COMPARTILHE:


Confira também:


Atenção

Energisa reforça orientações de segurança em caso de temporais

Em 50 dias, mais de 400 postes foram derrubados por eventos climáticos severos no Tocantins

Serviço

Governo, por meio do Sine, orienta trabalhadores para habilitar a Carteira de Trabalho Digital

Para acessar a Carteira de Trabalho Digital é necessário obter a senha de acesso no Acesso.gov.br. Para aqueles que não possuem a senha, poderão adquiri-la através do Aplicativo da CTPS Digital, ou clicando no link a seguir Acesso.gov.br




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira