Thursday, 17 de October de 2019

ESTADO


Educação superior

Produção científica começa a ganhar espaço no Tocantins

03 Jun 2008

A produção científica no Estado começa a surgir, discreta e tardiamente. De 16 Instituições pesquisadas pelo jornal O GIRASSOL, apenas duas delas já possuem revistas com publicações científicas, a UFT - Universidade Federal do Tocantins, com a Revista Ensaios, do curso de Comunicação Social, e a Fundeg - Faculdade de Guaraí, com a Revista Pluralidades, que abrange todas as áreas de atuação da faculdade. Outras quatro, porém, têm projetos para serem lançados ainda este ano, sendo elas a Unitins, CEULP/Ulbra, Faculdade Católica e Faculdade Objetivo. À exceção da Faculdade Objetivo, que irá lançar a publicação durante o Salão do Livro, as demais instituições devem publicar o material nos próximos meses.

A coordenadora de Pesquisa e Extensão da Ulbra, professora Conceição Previero, afirmou que a universidade já teve esse tipo de publicação, mas decidiu parar para que o projeto fosse reestruturado. Foram quatro edições publicadas da Revista Humanitas, até o ano de 2005. Agora, segundo a professora, o novo projeto busca se adequar à realidade e à praticidade da vida do universitário e da sociedade. Será uma revista eletrônica com publicações específicas por áreas de conhecimento. “Além de ser de grande importância para toda a comunidade, sentimos que esta é uma forma de prestar contas à sociedade, publicando os resultados das pesquisas realizadas no meio acadêmico”, acrescenta.

Quem compartilha da mesma opinião é a professora Fátima Ribas, da Unitins. A professora avalia de forma positiva a divulgação de pesquisas e ressalta que esta é uma forma de divulgar o conhecimento científico, além de firmar o papel que a universidade tem de encaminhar e incentivar a comunidade acadêmica ao ensino e à pesquisa.

As coordenações das faculdades Católica e Objetivo não falaram ao jornal O GIRASSOL, mas têm trabalhado nas publicações “Rios” e “Iniciação”, respectivamente.

    

Destaque do Interior

No interior do Estado, a Faculdade de Guaraí saiu na frente de muitas outras quanto a este tipo de publicação. Desde 2004, a Coordenação de Pesquisa e Extensão da faculdade já trabalha com a publicação de pesquisas científicas. A Revista Pluralidades, que abrange as diversas áreas de conhecimento, publica artigos de alunos da pós-graduação e professores. Os artigos a serem publicados devem ter entre dez e 20 páginas.

Além da revista, a faculdade publica anais Online e em CD, contendo o material selecionado nas jornadas de iniciação científica. Esses artigos são, em sua maioria, escritos pelos alunos da graduação.

A coordenadora de Pesquisa e Extensão da faculdade, professora Tereza Ramos de Carvalho, afirma que esta é uma forma de incentivar e divulgar os trabalhos realizados pelos alunos e professores.

COMPARTILHE:


Confira também:


Divisa de Estados

Governadores Mauro Carlesse e Mauro Mendes destacam aspectos positivos da rodovia Transbananal

Trecho em questão tem cerca de 90 km e corta a Ilha do Bananal, de Formoso do Araguaia (TO) a São Felix (MT).

Saúde

Opera Tocantins realiza quase 70 cirurgias em 10 dias e espera fechar outubro com mais de 150

As cirurgias acontecem em diversas Unidades Hospitalares do Tocantins sempre em horários diferenciado, fora da carga horária ordinária, como sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo e ou em período noturno/madrugada.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira