Tuesday, 19 de March de 2019

ESTADO


Educação

Professor da rede municipal é selecionado para apresentar projeto de audiovisual no Rio de Janeiro

20 Jul 2018    13:19    alterado em 20/07 às 13:19
ASCOM/Divulgação Professor da rede municipal é selecionado para apresentar projeto de audiovisual no Rio de Janeiro Professor Ademir e alunos gravando a Lenda do Urso Mal Assombrado

O professor da rede municipal de ensino de Palmas, Ademir Bandeira Silva, foi selecionado para apresentar o projeto Eu Faço Cine na Escola, no I Seminário de Audiovisual e Educação e na 8ª Mostra Joaquim Venâncio. Os dois eventos acontecem nos dias 7 a 9 de agosto, na sede da Escola Politécnica da Fio Cruz, no Rio de Janeiro-RJ.

 

 

O projeto de escrita e reescrita a partir da produção do audiovisual em ambiente de sala de aula é desenvolvido pelo professor Ademir Bandeira, nas escolas do campo Escola de Tempo Integral (ETI) Sueli Reche, na Serra de Taquaruçu e ETI Luiz Nunes, em Buritirana. “Apresentar o projeto Eu Faço Cine na Escola, em um seminário de audiovisual, é a oportunidade de socializar com professores de outros estados o que estamos produzindo em Palmas e, principalmente, trocar experiências”, frisou o educador.

 

 

De acordo com a gerente dos Espaços de Entretenimento da Fundação Cultural de Palmas e Coordenadora do Festival Você na Tela, Elisângela Dantas, o educador da rede municipal de Palmas passa a ser referência atualmente, pelo fato de ser selecionado juntamente com o Educavídeo Gramado do Rio Grande do Sul-RS. “Ele conseguiu uma coisa muito bacana porque o pessoal de Gramado já tem anos nessa área de formação sobre aulas de produção audiovisual em sala de aula. Isso significa que a educação em Palmas está sempre antenada para as novas tecnologias, e que o trabalho do professor em sala de aula é significativo para área de educação audiovisual”, considerou.

 

 

“Eu Faço Cine na Escola”

 

 

O projeto "Eu Faço Cine na Escola" é um trabalho com práticas de audiovisual, desenvolvido com 148 alunos da ETI Sueli Reche, em Taquaruçu e 151 alunos da ETI Luiz Nunes, em Buritirana. De acordo com o professor orientador e idealizador do projeto, Ademir Bandeira, a ideia do projeto nasceu há três anos, quando ele trabalhava com a disciplina de produção e pesquisa textual e percebeu que os alunos tinham muita dificuldade com a escrita e leitura.

 

 

“Era preciso motivação e usamos o audiovisual como suporte”, explica o professor contando ainda que com o passar do tempo o projeto foi crescendo. “Avançamos com a produção de reportagens e filmagens nas coberturas de eventos nas escolas, a partir daí, os alunos começaram a escrever roteiros e planejar reportagens”, conta.

 

 

Por meio do projeto Eu Faço Cine na Escola, os alunos da ETI Luiz Nunes, em Buritirana, produziram o curta “A Lenda do Urso Mal Assombrado de Raposa Serra do Sol", para concorrer em festivais de audiovisual. De acordo com o professor Bandeira, o curta é um roteiro que surgiu em sala de aula com alunos e já está com sua gravação concluída. “É uma lenda urbana que foi criada em sala de aula e a história foi adaptada para o curta”, esclareceu.

 

 

Festival de Cinema Estudantil de Palmas - Você na Tela

 

 

Desenvolvido pelo professor Ademir Bandeira, o Eu Faço Cine na Escola que será apresentado no Rio de Janeiro, foi vencedor na Categoria Melhor Imagem, no Festival de Cinema Estudantil de Palmas - Você na Tela - 2016, com a produção de curta "Meninos da Serra", sobre o dia a dia dos alunos da região de Taquaruçu.

 

 

Após essa conquista foi produzido o "Mundo de Jéssica", que foi apresentado junto com o projeto Eu Faço Cine na Escola, no Rio Grande do Sul, durante o II Congresso Brasileiro de Vídeos Estudantil em 2017. “A produção de vídeo proporciona aos alunos um novo olhar sobre o conteúdo de sala de aula e escrever deixa de ser bicho de sete cabeças e passa ser algo prazeroso. Não se produz conteúdo audiovisual sem antes escrever sobre ele”, declara o educador e idealizador do projeto de audiovisual, Ademir Bandeira.

 

 

O Festival de Cinema Estudantil - Você na Tela, é promovido pela Prefeitura de Palmas visando estimular a realização e a exibição de obras audiovisuais produzidas no ambiente escolar, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed). Para 2018 as inscrições já estão abertas e seguem até o dia 31 de agosto, das 8 às 12 horas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Imbróglio

PGR pede informações sobre dinheiro depositado em conta da Lava Jato

Em nota à imprensa, após a decisão do ministro, a força-tarefa da Lava Jato disse que pediu a suspensão do fundo antes mesmo do pedido feito por Raquel Dodge ao STF.

Ocorrência

Polícia Civil prende dois suspeitos de tráfico de drogas no interior do Estado

Os policiais civis também cumpriram mandado de busca e apreensão na residência de M.T.C, sendo que, no local, foram encontrados uma balança de precisão e um aparelho celular.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira