Saturday, 16 de February de 2019

ESTADO


Tocantins

Recurso para o Prodoeste tramita no Ministério do Planejamento

03 Jun 2009

Os secretários de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Anízio Pedreira, e de Representação, Carlos Patrocínio, estiveram no Ministério do Planejamento na manhã desta quarta-feira, 3, em Brasília, para tratar do financiamento de US$ 150 milhões do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, que será utilizado na implantação do Prodoeste – Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Tocantins.

O financiamento já foi aprovado pelo GETC – Grupo de Trabalho Técnico da Cofiex - Comissão de Financiamentos Externos, grupo interministerial para avaliação de financiamentos internacionais dos estados em que a União é fiadora. O projeto encontra-se em análise pelo BID. Por isso, o banco enviou uma missão ao Tocantins no final do mês de maio para analisar o local onde o projeto será implantado. O resultado dessa missão foi apresentado pelo especialista setorial do BID, Juan Poveda, nesta terça-feira, ao SEAIN – Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento.

Agora, as negociações partem para o trâmite de adequação do projeto às exigências do Banco. “Após a preparação do projeto, o Banco encaminha algumas minutas ao SEAIN para distribuição e futura negociação do contrato de empréstimo. O Estado já foi credenciado pela Cofiex para pegar esse empréstimo com a garantia da União. E Após a preparação do projeto ele tem que ser submetido a uma nova análise da Secretaria do Tesouro Nacional para assinar o contrato de empréstimo”, explicou a coordenadora dos Projetos Especiais do SEAIN, Lilia Cavalcante.

Mas, o Governo do Estado está otimista que o recurso seja liberado ainda neste ano. “Há uma tramitação a ser cumprida no SEAIN, no BID e ainda (precisa passar) na aprovação do Senado Federal. Estamos aguardando a possível desistência de um outro projeto que está na nossa frente, mais adiantado. Se houver a desistência, nosso projeto será contemplado na primeira prioridade”, afirmou Anízio Pedreira.

O Prodoeste vai beneficiar 14 municípios da região sudoeste, através da construção de barragens de acumulação de água da chuva e de elevações para controle de nível dos rios Formoso, Xavante, Dueré, Urubu, Pium e Riozinho. A primeira etapa do projeto prevê a construção de duas barragens de perenização e a elevação de nível dos rios Pium e Riozinho beneficiando 50 mil hectares de várzea.

Com a perenização desses rios, o Tocantins deve aumentar a produção agrícola que vai alimentar a Ferrovia Norte-Sul.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Paz e Sossego

Forças de Segurança estaduais participam de mais uma fase da Operação Paz e Sossego na Capital

Para o delegado Túlio Mota, a participação do efetivo da Polícia Civil reforça a integração das forças de segurança no cumprimento de ações que visem garantir o bem-estar dos usuários de estabelecimentos comerciais na Capital.

Porto Nacional

Travessia do Rio Tocantins com voadeiras inicia nesta sexta em Porto Nacional

A ponte continua aberta para pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de urgência e emergência. Técnicos atuam na realização da inspeção da estrutura. Os dados coletados embasará o relatório sobre as condições da via.



Incentivos Fiscais

Empresários aprovam medida do Governo para avaliação dos incentivos fiscais

O decreto publicado, pelo Governo do Tocantins, na terça-feira, 12, que visa fazer um levantamento sobre os incentivos fiscais concedidos pelo Estado, agradou a classe empresarial.


Cirurgias Eletivas

Tocantins cumpre meta e garante mais recursos para realização de cirurgias eletivas em 2019

O cumprimento da meta, segundo o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, se deu pelo comprometimento de todos os profissionais envolvidos.


Comerciantes

Agtur realiza sorteio dos espaços da Praça de Alimentação do Capital da Fé 2019 nesta sexta, 15

A Agtur oferecerá um curso de manipulação de alimentos e práticas em data a ser definida.


Foco na Humanização

Cinthia reúne secretariado e determina foco na humanização e qualidade dos serviços públicos


Operação Fragmentos

Polícia Civil realiza Operação Fragmentos no Sudeste do Estado


Vistorias no HGP

Defensoria e MPE encontram desassistência a pacientes e falta de 177 medicamentos


Setor Santo Amaro

Prefeitura inaugura praça do setor Santo Amaro nesta quarta, 13


Tarifa de Protesto

Protestar em cartório agora não tem custo para quem cobra dívidas


Saúde

Quantidade de profissionais da saúde ainda é insuficiente, afirmam DPE-TO e MPE em ação civil pública



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira