Saturday, 24 de October de 2020

ESTADO


Cidadania

Seciju divulga histórias de quilombolas que fizeram de suas vidas uma história de sucesso

27 Apr 2009

Nas vésperas da realização da II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, a Secretaria da Cidadania e Justiça homenageia os quilombolas contando a história de Maria Antônio Dias, 78 anos, uma parteira que perdeu as contas de quantas crianças ajudou a nascer, uma mulher da roça, sem muitas letras, uma lutadora pela sobrevivência da vida, uma rodeira de São Gonçalo, a matriarca da Comunidade Quilombola de Lagoa da Pedra, localizada 35 km de Arraias.

Outra pessoa que merece destaque é Josecy Bento da Silva, morador do distrito de Canabrava, que junto com Maria Antônio relembram histórias de quando eram crianças, como a construção da escola municipal de Canabrava, em 1948, em que os trabalhadores carregavam o material em carro de boi. Na época, Josecy tinha  4 anos.

Novidade mesmo, foi a chegada do primeiro veículo que apareceu no local, um jipe de Gustavo Balduíno. Josecy tinha 10 anos e foi um dos garotos que correu atrás do carro para não perder os detalhes do momento. Maria Antônio se encantou com a novidade.
  
Ela é muito respeitada na comunidade onde mora, conhece bem as dificuldades da vida, principalmente, a falta de água. Freqüentou a Escola de Canabrava, à noite, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, aprendeu a assinar o nome. Antes disso, o seu pai Pedro Antônio Dias, contratou um professor para ensinar o ABC.

Como parteira, num lugar distante, Maria Antônio aprendeu a utilizar os remédios caseiros. Mulher de coragem, ia a cavalo para Arraias fazer as compras das coisas que estava precisando e vender o excedente da produção.

Um dos momentos que Maria Antônio não esquece foi a sua viagem a Alagoas, onde participou de um encontro nacional quilombola, em 2005, na condição de representante do Tocantins. Ela ficou em Maceió por uma semana, se encantou com o mar, mas não teve coragem de enfrentar suas águas.

Hoje, Maria Antônio deixa como lição, que o mais importante é a alegria de viver e a forma como se encara os problemas, que são transformados em desafios, que com fé e ajuda dos outros quilombolas são superados.

A II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial será realizada, nos dias 6, 7 e 8 de maio, no Auditório da AOB, em Palmas. É uma realização da Secretaria da Cidadania e Justiça e Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial.

COMPARTILHE:


Confira também:


COVID-19

Tocantins contabiliza 236 novos casos confirmados da Covid-19, sendo 82 das últimas 24h

Dos 236 novos casos 84 foram detectados por RT-PCR, 24 com sorologia e 128 através testes rápidos.

TRE

Cidadania: cartilhas bilíngues chegam aos povos indígenas da Ilha do Bananal

A equipe da Justiça Eleitoral segue com as entregas até esta sexta-feira (23/10) visitando as aldeias Macaúba, São João Fontoura e Santa Izabel


Eleições 2020

Cinthia diz que aumentará investimentos para a juventude com o projeto Qualifica PMW

Para impulsionar a economia pós-pandemia, Cinthia afirmou que irá criar um mecanismo legal para conceder benefício fiscal de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)


Portaria

Tocantins fixa início da Piracema para o próximo dia 1º de novembro

A Portaria do Naturatins traz as proibições e as exceções, para a prática da pesca no Estado durante o período de defeso


Palmas

Alan Barbiero comemora aniversário de 20 anos da lei que criou a UFT


Ocorrência

Em Palmas, homem suspeito de repassar moeda falsa é detido pela Polícia Civil


Unirg

Governo do Estado integra programação da 6ª Semana de Ciência e Tecnologia de Gurupi


Eleições 2020

Cinthia publica edital de licitação para a Feira da Promessa, em Taquaralto; investimento de R$ 1,7 milhão


Covid-19

Programa de atendimento psicológico e social remoto da Segurança Pública realiza mais de 300 atendimentos


Eleições 2020

Subprefeito de Luzimangues será morador do distrito, garante Otoniel



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira