Saturday, 21 de September de 2019

ESTADO


Olimpíadas 2008 IV

Síndrome da China

21 Aug 2008

Não consigo me interessar pelas Olimpíadas na China, e vocês? Aliás, por que o mundo inteiro têm que se ligar o tempo todo nisso agora? A tevê a cabo – que eu pago e bem caro – me assola com uma enxurrada de documentários, filmes, fatos, história, personagens, comerciais chineses que não quero ver, não escolho assistir, mas como, se não tenho escolha?

Uma porra duma tevê temática para idiotas.

Zapeiam-se duas dezenas de canais e dá-lhe China: uma muralha inexorável se ergue entre mim e minhas “escolhas” (que, aliás, nem são escolhas em tempos normais – tipo entre Brad Pitt, Forest Withaker e Tom Cruise sempre se pode escolher John Travolta, não é mesmo? – encaradas com uma espécie de tédio resignado, o travo amargo na boca, meu deus, meu deus, a vida ficou reduzida a isso?)

Paga-se – e bem caro – por uma overdose chinesa, para assistir a um espetáculo contínuo, ininterrupto, um pesadelo do qual não se acorda, como se fôssemos todos imbecis, estúpidos, gado, então é isso?

Afinal, ao meu redor não parece existir ninguém interessado no lance todo, e veja-se que convivo diariamente com muita gente, nada, nada, salvo um ou outro jornalista recém-formado precisando descolar umas freelas de ocasião e olhem só: fiquei sabendo que a Abril está contratando “estagiários on-line” com textos inteiramente grátis para “cobrir” as Olimpíadas, vejam que oportunidade única: você assiste ao jogo/corrida/o caralho, vai para o computador, escreve a matéria, manda e créu, a Abril publica! Totalmente grátis!

Inaugura-se assim a menos-valia, o ground zero por uma matéria que não se estaria interessado em escrever, por um jogo que não se quer assistir, por uma overdose de China in the Box que não se quer tomar e ganhando zerovezes-zero, ou melhor, perdendo tempo e dinheiro, porque tudo isso requer a manutenção do sonho de consumo de todo idiota: internet e tevê a cabo pelas quais se paga e bem caro! Realmente um negócio da China!

Ao fim e ao cabo, fica-se sentindo difusamente imbecil, imerso num denso fog indessipável de desmoralização e impotência, algo que vai quebrando a vontade e o tesão de viver, nos apagando para a História, nos alienando da verdadeira História que está se desenrolando em várias partes do planeta, inclusive na China, aqui e agora mas que – temos absoluta certeza – não vai aparecer na telinha dos bilhões de imbecis de plantão tecnologicamente controlados.

Assim como a vida, a História só se descobre pessoalmente.


* Texto publicado originalmente no site Congresso em Foco (www.congressoemfoco.com.br)

COMPARTILHE:


Confira também:


CPI

DPE-TO vai informar dados de reclamações à CPI em Gurupi sobre BRK Ambiental

Comissão da Câmara de Vereadores de Gurupi solicitou apoio informativo para fundamentar relatório sobre suposta má-prestação de serviço pela BRK Ambiental

Diz Tiago Dimas

Desenvolvimento de pesquisas são imprescindíveis e cortes de bolsas do CNPq preocupam

Tiago Dimas fez questão de lembrar que neste ano mesmo o IFTO conseguiu patentear a produção do adubo em cápsula.


Araguaína

Polícia Civil realiza busca e apreensão em residência de servidores lotados na Assembleia Legislativa

De acordo com a Polícia Civil, os dois servidores residem em Araguaína e não cumprem as atividades para as quais foram nomeados.


Norte do TO

Energisa realiza troca de lâmpadas e cadastro na tarifa social em Araguaína

O caminhão permanece na cidade por 10 dias, em três bairros, levando informação e diversão, além de troca lâmpadas e cadastro na tarifa social


Operação Ruptura

Polícia Civil deflagra operação ruptura e prende vários criminosos em Araguaína


Saúde

Hospital Regional de Miracema amplia serviços e realiza cirurgia inédita


Agenda

Em Brasília, parlamentares do Tocantins buscam recursos para obras


Seu Bolso

Energisa prorroga campanha para negociação de dívidas


Premiação

Nota Quente paga R$ 10.935,88 neste sábado, 21


Saúde

Profissionais de saúde alertam sobre cuidados com as altas temperaturas na Capital



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira