O GIRASSOL

Palmas/TO,

Estado
Desempenho

08/07/2020

Tocantins alcança segundo lugar no ranking de monitoramento da Agência Nacional de Águas

Essa classificação habilita o Estado a receber 100% do valor da verba destinada a manter a rede de monitoramento funcionando

Fernando Alves/Governo do Tocantins

A Agência Nacionalde Águas (ANA) divulgou nesta terça-feira, 07, o relatório com a classificaçãodos estados no monitoramento hidrometeorológico de 2019. O Tocantins conseguiualcançar a segunda posição no ranking cumprindo 94 dos 100 pontos propostoscomo meta pela ANA.

Segundo o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricosda Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Aldo Azevedo “esse resultado é a prova do esforçoda equipe que mesmo com as adversidades conseguiu focar no trabalho e cumprir quasea totalidade das metas estipuladas”. O diretor ainda ressalta que “apesar deser um estado novo com uma estrutura pequena, o Tocantins vem conseguindomostrar eficiência no monitoramento, ficando sempre nas primeiras colocações noranking da ANA”.

Para cada Estado,foi o obtido o Índice de Transmissão e Disponibilidade de dados hidrológicos(ITD) relativo ao período de janeiro a dezembro de 2019, de um conjunto de estaçõesselecionadas pelo Estado para a composição de sua respectiva Rede de Alerta.Após a emissão do relatório, é calculada a média anual, a partir da médiamensal indicada no relatório das estações telemétricas da Rede de Alerta.

Atualmente oTocantins conta com 14 estações que fazem parte da rede de monitoramento, asPlataformas de Coletas de Dados (PCD’s), que monitoram dados de chuvas e vazãodos rios. O Estado também possui mais 34 estações que não fazem parte da redede alerta, mas que estão no boletim da sala de situação da Semarh.

A ANA inicialmenteestipula as metas a serem atingidas, e com base na certificação da equipetécnica da agência é realizada a análise dos índices. Os Estados que alcançamacima de 80% da meta se classificam e estão habilitados a receber 100% dosrecursos do Programa de Consolidação do PactoNacional pela Gestão das Águas (Progestão).

Progestão

O Progestão éum programa de incentivo financeiro aos sistemas estaduais para aplicaçãoexclusiva em ações de fortalecimento institucional e de gerenciamento derecursos hídricos, mediante o alcance de metas definidas. O Tocantins aderiu aoProgestão via Decreto nº 4.915, de 22 de outubro de 2013, o qual definiucomo entidade coordenadora do Programa no Estado a Semarh.

Assuntos Relacionados
#água#meio ambiente
Confira Também
Opinião

Quem deve não pode temer compromissos com o Planeta

Aurélio Machado

Araguainense vence Campeonato Tocantinense de Ciclismo Contra-Relógio

Araguaína

Inscrições gratuitas para Escola de Arte são prorrogadas em Araguaína

Araguaína

Polícia Civil prende suspeito de invadir casa de Delegado e recupera produtos furtados em Araguaína

Destaque

Araguaína é a 36ª cidade no País que mais criou empregos em 2017