Tuesday, 17 de September de 2019

ESTADO


viver

Três filhos e uma missão: ser pai e mãe

08 Aug 2018    17:35
ascom/divulgação Três filhos e uma missão: ser pai e mãe Júlio César se dedica aos seis filhos como se Adna ainda estivesse com eles

Se você imagina que ser pai é difícil, então tente ser pai e mãe ao mesmo tempo. O Júlio César de Oliveira, 38 anos é diferente da maioria dos pais, pois tem a incumbência de cuidar e educar os filhos em meio ao o luto pela esposa, Adna Oliveira, que era enfermeira da Secretaria da Saúde de Palmas (Semus).

 

 

A tarefa que era dividida com a esposa, agora é administrada por Júlio com a ajuda dos pais que moravam no Rio de Janeiro e se mudaram para Palmas para oferecer apoio à família. Segundo ele, após perder a companheira, a missão de criar os filhos tomou outro sentido e uma dimensão maior. “Eu não saberia ser pai sem ser dos três, se faltar um, minha paternidade está incompleta e vivendo esse desafio sem a minha esposa. Quando me falta jeito destreza e habilidade sempre me apega a lembrança e ao amor à família que nós construímos juntos”, relata.

 

 

Sobre a dificuldade de administrar a rotina da casa e educar as crianças ele conta que teve que aprender gerenciar os horários e a nova rotina da família trouxe ainda mais responsabilidades. “Eu não imaginava que era tanta coisa assim, pois quem tomava conta dessa parte era a minha esposa. E agora, claro que mesmo com a ajuda dos meus pais, esse momento tem sido bastante desafiador”, explica.

 

 

Os filhos

 

 

Para Júlio César cada filho veio para completar e dar um sentido maior a família. Segundo o pai, Júlio Vitor, o mais velho, com 13 anos é o cuidadoso, atencioso e manifesta o amor e o carinho se dedicando ao cuidado com o pai e aos irmãos. Já o do meio, José Lucas é o coração da casa, o mais sensível, que manifesta mais amor e gosta de ficar grudado. A mascote da família de dois anos, Ana Júlia, é a presença feminina e carrega os traços e características da mãe. “No começo me recordo de uma experiência, de um final de semana que fiquei sozinho com ela, era dia de ir pra missa e acabei faltando porque não consegui pentear o cabelo dela, mas devagarzinho a gente tá aprendendo. Para mim como pai é a presença viva e marcante da Adna no meio de nós”, relembra sorrindo.

 

 

 

Como toda criança os meninos relatam sobre o que mais gostam de fazer - estar na companhia do paizão, das brincadeiras juntos. “Ele é exigente, firme, brincalhão, brinca na hora que tem que brincar, mas o que mais gosto é a parte de se divertir, pega o videogame joga futebol e é muito legal. Eu amo muito meu pai”, fala com muito carinho o filho mais velho, Júlio Vitor Moreira.

 

 

“Eles me completam, me fizeram um homem melhor, me fazem querer ser melhor todos os dias. A gente aprendeu que esse ano é da gente se cuidar, se proteger e se amar”, explica.

 

 

A mãe Adna

 

 

Enfermeira da Rede Municipal de Saúde, Adna faleceu em fevereiro após complicações em órgãos vitais. “A Adna era enfermeira, ela era uma mulher muito atenciosa, habilidosa. Realmente era perfeita na arte do cuidar. Uma mãezona, preocupada, envolvida e comprometida com o sucesso da criação dos filhos”, disse ele, confessando que se inspira muito nela, no que aprendeu ao conviver com a esposa. “Dedico-me aos nossos filhos como se ela ainda estivesse aqui”, desabafa.

COMPARTILHE:


Confira também:


Responsabilidade Fiscal

Governo anuncia que o Tocantins está enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal

O evento contou a presença de deputados federais, estaduais, secretários de Estado e outros auxiliares do Governo.

Vestibular

Inscrições abertas para o Vestibular da Unitins

Processo seletivo tem 480 vagas contemplando todos os cursos da Unitins em Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis. Inscrições são feitas exclusivamente pela internet


Ocorrência

Polícia Civil prende mulher suspeita de estelionato no sudeste do Estado

Mulher estava se passando por conselheira espiritual, mas na verdade aplicava golpes em pessoas do sudeste


Proibição

Adapec apreende carga de 10 toneladas de sementes de capim irregular na TO-050 entre Palmas e Porto Nacional

O proprietário da carga foi multado em R$ 2.700,00 e as sementes foram destruídas no aterro sanitário de Palmas.


Tocantins

Adetuc e consultores reúnem-se para definir implantação do Observatório do Turismo do Tocantins


Educação

Com palestras, professor da Rede Municipal de Palmas motiva alunos a enfrentarem obstáculos


Preservação

Praias de Babaçulândia recebem o mutirão de limpeza do projeto Praia Limpa, Praia Viva


Pagamento do FGTS

Caixa estende horário de atendimento amanhã e abre no sábado


Preservação

APA Ilha do Bananal Cantão dedica programação ao Dia Nacional do Cerrado


Visita

Antonio Andrade recebe alunos na Assembleia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira