Friday, 13 de December de 2019

ESTADO


Gurupi

Unirg passa a ser Centro Universitário

03 Jun 2008

A faculdade Unirg, em Gurupi, agora é Centro Universitário. A partir de agora, a instituição conquista mais autonomia, pode implementar programas educacionais que respondam as exigências do mercado, além de estar apta a abrir ou fechar e ampliar a oferta de cursos, aumentar ou diminuir o número de vagas, ou mudar a matriz curricular sem precisar consultar o CEE - Conselho Estadual de Educação.

O diretor acadêmico da Unirg, Marcus Sobreira Peixoto, pontua vários benefícios com o Centro Universitário. Ele explica que, hoje, quando o acadêmico conclui o curso, o diploma tem que ser enviado para a UFG -Universidade Federal de Goiás, para ser registrado e às vezes leva até oito meses para retornar. Essa demora pode prejudicar o recém-formado, pois ele pode ser aprovado em um concurso público e ficar impossibilitado de dar entrada na documentação. Outra dificuldade enfrentada pela demora na entrega do diploma é que o profissional tem que esperar por algum tempo para se registrar no Conselho de Trabalho. “A maior vantagem para o acadêmico é que, após uma semana da colação de grau, o diploma já vai estar registrado”, disse.

Marcus explica ainda que atualmente, para realizar o vestibular, é necessário que seja feito um edital, esperar a resposta do Conselho de Educação, para poder divulgar o exame. Agora, com a autonomia do Centro Universitário, a propaganda do vestibular pode ser contínua, o que consequentemente vai atrair mais interessados.

O diretor ressalta que um Centro Universitário tem um status maior na comunidade. “Um Centro tem um peso muito maior do que uma faculdade isolada. As conquistas são degraus, nós éramos faculdade, agora passamos a centro universitário, e desejamos chegar a universidade em no máximo quatro anos”, frisou.

Ele lembra ainda que nenhuma faculdade passa a ser um Centro se ela não estiver evoluindo. Segundo ele, a Unirg foi reconhecida pela qualidade que possui. Ele assume que há muito o que fazer, mas o reconhecimento foi unânime pelo CEE, como a melhor instituição do estado gerida pelo Conselho, e a primeira dentre as 11 faculdades administradas pelo Conselho Estadual a se tornar um Centro Universitário no Tocantins.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Saque complementar do FGTS será liberado no próximo dia 20

Medida vale para contas com saldo de até um salário mínimo

Recursos

ATM pede celeridade em execução de obras do empréstimo e diz que há pouca informação sobre contratação

Presidente da ATM e prefeitos participam da solenidade de assinatura do protocolo entre Estado e Caixa e sentem falta de detalhes operacionais de execução das obras nos Municípios



Teatro

Grupo de teatro aborda temática do suicídio em espetáculo teatral para estudantes de escola pública em Taquaruçu

Para o cenário do espetáculo, são utilizados andaimes para reproduzir não apenas ambientes, como também os esforços físicos e psicológicos dos personagens.


Palmas

Sessão de encerramento do ano legislativo é marcada por reflexões e agradecimentos

Também usaram a tribuna durante a sessão com os mesmos propósitos, os vereadores Folha Filho (PSD), Diogo Fernandes (PSD), Irmão Jairo (PSL), Adão Índio (Cidadania), Milton Neris (Progressistas), Moisemar Marinho (PDT), Jucelino Rodrigues (PSC), Tiago Andr


Disparidade

Pesquisa do Procon Tocantins aponta variação de até 177% nos produtos da ceia de natal

Ao todo, 80 produtos foram pesquisados, entre eles entre carnes, azeites, bombons, farofas prontas, frutas, bebidas e panetones.


Indústria

Governador Mauro Carlesse recebe empresários do ramo ótico da Kenerson


Câmara aprova emenda de Tiago Dimas e garante poderes para municípios licenciarem serviço de saneamento


Tocantínia

Polícia Civil deflagra operação Risca Faca e prende suspeito por tentativa de homicídio no interior do Estado


Palmas

LDO é aprovada em sessão extraordiária. Orçamento ultrapassa R$1,3 bilhões


Pedro Afonso

Polícia Civil recupera 32 cabeças de gado furtadas na cidade no último fim de semana


Ação

TIM é a primeira operadora a ser nomeada empresa Pró-Ética pela Controladoria-Geral da União



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira