Friday, 13 de December de 2019

GERAL


A gazela e o leão

12 Jun 2008

Quando o sol rompe no horizonte africano e começa a clarear a sua imensa savana, dois animais, a gazela e o leão, têm os seus instintos despertados para as três principais tarefas de suas vidas – correr, correr e correr. A gazela, para não ser devorada pelo leão, e esse, para saciar a sua fome. Essa é a lei que a natureza destinou à sobrevivência das espécies. Embora seja possível fazer uma analogia entre esse cenário e o mundo dos negócios, preferimos destacar a importância das parcerias estratégicas empresariais, que podem fazer parte do conceito da “Teoria da Extensão”, desenvolvido pelo sociólogo canadense Herbert Marshalll McLuan (1911-1980).  

Desta nossa linha de pensamento, um dos modelos exemplares encontra-se na indústria automotiva, na qual as gigantescas montadoras dependem da competência de um sem número de fabricantes de autopeças.

Além desse segmento, vários outros oferecem espaços para que as empresas de menor porte peguem carona na exportação de produtos, contribuindo para a elevação do superávit da balança comercial. As certificações de normas técnicas fazem parte da garantia da qualidade.

No comércio, esse fenômeno também se faz presente, principalmente nos sedutores shopping centers, nos quais as lojas-âncoras e os pequenos negócios se beneficiam, reciprocamente, da praticidade oferecida à massa consumidora que busca produtos, entretenimento e serviços diversos. A mudança estrutural da economia provocada pela globalização, terceirização e pela escalada das demissões, nas grandes corporações, fez com que técnicos e executivos altamente qualificados migrassem para negócios menores.

Esses fatores disponibilizaram mão-de-obra, ou melhor, “cabeças-de-obra” que chegaram para agregar valor ao desenvolvimento organizacional de empresas de menor porte.

A esmagadora predominância numérica das pequenas empresas se constitui numa cristalina fonte de geração de empregos, hoje, prioridade emergencial zero. Os estabelecimentos de rua, pioneiros na comercialização e prestação de serviços, é uma “invenção” milenar que terá, sempre, o seu espaço no mundo dos negócios, desde que monitorados por periódicas pesquisas de tendência do mercado. A mundialmente famosa região da 25 de março, em São Paulo, é um modelo exemplar da pujança das lojas de rua. O sucesso de um empreendimento não está no seu porte, mas na competência gerencial de suas lideranças em atender as necessidades e hábitos dos clientes, e na audácia inovadora de superar as suas expectativas.

A Internet, as entidades especializadas, a imprensa em geral e uma gama enorme de eventos desenvolvidos pelo mundo todo têm demonstrado como explorar oportunidades de negócios lucrativos, contribuindo para reduzir o índice de mortalidade empresarial, que ainda é elevado nesse universo. Como diferencial de mercado, as micros e pequenas empresas e os profissionais liberais oferecem atendimento personalizado, agilidade para responder as mudanças conjunturais, facilidade de visão sistêmica a todos os funcionários, procedimentos desburocratizados, além do imbatível e indispensável calor humano. A participação em consórcios de exportação, a formação de cooperativas, as associações de artesãos, o aumento do número de incubadoras industriais, a receptividade dos supermercadistas para produtos sem tradição no mercado e a ativa participação em entidades de classe são algumas das formas que devem incrementar esse grande negócio que se chama pequenas empresas.

O novo formato organizacional da empresa competitiva sinaliza que aquela que não for receptiva às mudanças estruturais e não investir em excelência continuada da gestão estará ampliando a sua vulnerabilidade, pois “quando a diretoria pensa que sabe todas as respostas,vem o mercado e muda todas as perguntas”.

COMPARTILHE:


Confira também:


Recursos

ATM pede celeridade em execução de obras do empréstimo e diz que há pouca informação sobre contratação

Presidente da ATM e prefeitos participam da solenidade de assinatura do protocolo entre Estado e Caixa e sentem falta de detalhes operacionais de execução das obras nos Municípios

Teatro

Grupo de teatro aborda temática do suicídio em espetáculo teatral para estudantes de escola pública em Taquaruçu

Para o cenário do espetáculo, são utilizados andaimes para reproduzir não apenas ambientes, como também os esforços físicos e psicológicos dos personagens.


Palmas

Sessão de encerramento do ano legislativo é marcada por reflexões e agradecimentos

Também usaram a tribuna durante a sessão com os mesmos propósitos, os vereadores Folha Filho (PSD), Diogo Fernandes (PSD), Irmão Jairo (PSL), Adão Índio (Cidadania), Milton Neris (Progressistas), Moisemar Marinho (PDT), Jucelino Rodrigues (PSC), Tiago Andr


Disparidade

Pesquisa do Procon Tocantins aponta variação de até 177% nos produtos da ceia de natal

Ao todo, 80 produtos foram pesquisados, entre eles entre carnes, azeites, bombons, farofas prontas, frutas, bebidas e panetones.


Indústria

Governador Mauro Carlesse recebe empresários do ramo ótico da Kenerson


Câmara aprova emenda de Tiago Dimas e garante poderes para municípios licenciarem serviço de saneamento


Tocantínia

Polícia Civil deflagra operação Risca Faca e prende suspeito por tentativa de homicídio no interior do Estado


Palmas

LDO é aprovada em sessão extraordiária. Orçamento ultrapassa R$1,3 bilhões


Pedro Afonso

Polícia Civil recupera 32 cabeças de gado furtadas na cidade no último fim de semana


Ação

TIM é a primeira operadora a ser nomeada empresa Pró-Ética pela Controladoria-Geral da União



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira