Monday, 10 de December de 2018

GERAL


A gazela e o leão

12 Jun 2008

Quando o sol rompe no horizonte africano e começa a clarear a sua imensa savana, dois animais, a gazela e o leão, têm os seus instintos despertados para as três principais tarefas de suas vidas – correr, correr e correr. A gazela, para não ser devorada pelo leão, e esse, para saciar a sua fome. Essa é a lei que a natureza destinou à sobrevivência das espécies. Embora seja possível fazer uma analogia entre esse cenário e o mundo dos negócios, preferimos destacar a importância das parcerias estratégicas empresariais, que podem fazer parte do conceito da “Teoria da Extensão”, desenvolvido pelo sociólogo canadense Herbert Marshalll McLuan (1911-1980).  

Desta nossa linha de pensamento, um dos modelos exemplares encontra-se na indústria automotiva, na qual as gigantescas montadoras dependem da competência de um sem número de fabricantes de autopeças.

Além desse segmento, vários outros oferecem espaços para que as empresas de menor porte peguem carona na exportação de produtos, contribuindo para a elevação do superávit da balança comercial. As certificações de normas técnicas fazem parte da garantia da qualidade.

No comércio, esse fenômeno também se faz presente, principalmente nos sedutores shopping centers, nos quais as lojas-âncoras e os pequenos negócios se beneficiam, reciprocamente, da praticidade oferecida à massa consumidora que busca produtos, entretenimento e serviços diversos. A mudança estrutural da economia provocada pela globalização, terceirização e pela escalada das demissões, nas grandes corporações, fez com que técnicos e executivos altamente qualificados migrassem para negócios menores.

Esses fatores disponibilizaram mão-de-obra, ou melhor, “cabeças-de-obra” que chegaram para agregar valor ao desenvolvimento organizacional de empresas de menor porte.

A esmagadora predominância numérica das pequenas empresas se constitui numa cristalina fonte de geração de empregos, hoje, prioridade emergencial zero. Os estabelecimentos de rua, pioneiros na comercialização e prestação de serviços, é uma “invenção” milenar que terá, sempre, o seu espaço no mundo dos negócios, desde que monitorados por periódicas pesquisas de tendência do mercado. A mundialmente famosa região da 25 de março, em São Paulo, é um modelo exemplar da pujança das lojas de rua. O sucesso de um empreendimento não está no seu porte, mas na competência gerencial de suas lideranças em atender as necessidades e hábitos dos clientes, e na audácia inovadora de superar as suas expectativas.

A Internet, as entidades especializadas, a imprensa em geral e uma gama enorme de eventos desenvolvidos pelo mundo todo têm demonstrado como explorar oportunidades de negócios lucrativos, contribuindo para reduzir o índice de mortalidade empresarial, que ainda é elevado nesse universo. Como diferencial de mercado, as micros e pequenas empresas e os profissionais liberais oferecem atendimento personalizado, agilidade para responder as mudanças conjunturais, facilidade de visão sistêmica a todos os funcionários, procedimentos desburocratizados, além do imbatível e indispensável calor humano. A participação em consórcios de exportação, a formação de cooperativas, as associações de artesãos, o aumento do número de incubadoras industriais, a receptividade dos supermercadistas para produtos sem tradição no mercado e a ativa participação em entidades de classe são algumas das formas que devem incrementar esse grande negócio que se chama pequenas empresas.

O novo formato organizacional da empresa competitiva sinaliza que aquela que não for receptiva às mudanças estruturais e não investir em excelência continuada da gestão estará ampliando a sua vulnerabilidade, pois “quando a diretoria pensa que sabe todas as respostas,vem o mercado e muda todas as perguntas”.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

23

PARABÉNS!
PARABÉNS!

13

BOM
BOM

12

AMEI!
AMEI!

17

KKKK
KKKK

13

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

12

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

11

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.

Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen

O diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Oseias Costa Rego, considera que esse tipo de parceria com os municípios é de suma importância.


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção


Tocantins

Repasse adicional de 1% do FPM entra nos cofres das prefeituras nesta sexta-feira, 07; ATM estima R$ 60 milhões distribuídos aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira