Tuesday, 23 de April de 2019

GERAL


Psicanálise

A psiquiatria para leigos e profissionais

18 Mar 2019    15:48

Por muitos séculos, os representantes da medicina deixaram de lado alguns acontecimentos que não podiam explicar. O problema psiquiátrico está entre eles e foi tratado de diversas formas equivocadas durante muito tempo. Porém, o fim era o mesmo: o isolamento. Considerado o pai da psicanálise, Sigmund Freud (1856 – 1939) teve em vida o objetivo de difundir suas teorias que vieram a contribuir de forma significativa, até hoje, na área da psiquiatria.

Uma de suas obras mais notáveis é a Cinco Lições de Psicanálise, livro mais vendido de Freud na França e agora publicado pela Cienbook, proveniente de palestras ministradas em Massachusetts – EUA (1910). A ideia era demonstrar a uma classe não médica algumas bases de tratamento para essas doenças, síndromes etc., ou como muitas vezes eram chamadas na época “males do espírito”.

Na obra dividida em cinco partes, o psicanalista relata alguns casos e fundamentos de uma nova disciplina médica dedicada ao tratamento mental. O autor propõe a divisão psíquica – consciente e inconsciente – junto a alguns tratamentos como a hipnose. Mostra como cada lado da mente age e, ainda, a forma como as pessoas com esses problemas “tapam buracos”, postergam e não atingem a cura.

Já a obra Esboço de Psicanálise é um panorama completo de suas principais teorias.

Foi nos últimos anos de vida que o psicanalista produziu o material e diferentemente de outras de sua obras, esta é direcionada aos profissionais e não a leigos, como fazia de costume. E, com maestria, atualizou suas teorias de acordo com as vivências anteriores.

Divido em três ensaios: Ensaio 1 - A mente e o seu funcionamento; Ensaio 2 - Trabalho Prático e Ensaio 3 - O rendimento teórico, o livro traz abordagens sobre as estruturas id, ego e superego.

A princípio, Esboço de Psicanálise poderia ser considerado um texto incompleto de Freud, já que o pai da psicanálise interrompeu sua produção em razão de uma cirurgia. Entretanto, é difícil afirmá-lo, uma vez que Freud cumpre integralmente o programa proposto no prefácio da obra, entregando uma completa atualização de seus estudos sobre a mente.

Sobre o autor: Apesar de não ter sido o primeiro médico a propor técnicas de tratamento mental para a cura de doenças não detectadas organicamente, por seus esforços e dedicação a essa nova disciplina Sigmund Freud (1856-1939) é considerado o pai da psicanálise. Freud iniciou sua investigação sobre a psicanálise ao observar a melhora de pacientes histéricos submetidos à hipnose, observados principalmente no trabalho do médico francês Charcot. A partir de então, desenvolveu uma série de teorias sobre o inconsciente. Destacam-se suas teorias do Complexo de Édipo e de Repressão Psicológica. Inicialmente marginalizado pela classe médica de Viena por suas ideias de tratamento psicanalítico, seus escritos começaram a se popularizar pelo mundo no início do século XX reunindo outros médicos, como Carl Jung, que criaram o Movimento Psicanalítico. De família judia, perdeu quatro de suas cinco irmãs em campos de concentração durante o nazismo e teve de refugiar-se na Inglaterra, onde morou até sua morte, aos 83 anos de idade.

COMPARTILHE:


Confira também:


Política

Bolsonaro não vê motivos para greve dos caminhoneiros, diz porta-voz

A expectativa do governo do presidente Jair Bolsonaro, que mantém diuturnamente um canal aberto de ligação com a categoria, é de que não há motivos para essa paralisação", afirmou durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

PreviPalmas

CPI do PreviPalmas prossegue com oitivas de testemunhas

O restante das verbas foi utilizado para pagamento de despesas ordinárias. Ele se comprometeu, perante os membros da CPI, a enviar relatório discriminado dos levantamentos contábeis e financeiros realizados sob sua gestão.



Turismo

Potencial turístico das Serras Gerais é tema de evento em Palmas

Programação terá dois momentos, encontro técnico, pela manhã, e apresentação de potencialidades e atrações culturais para formadores de opinião, à noite


Militares

Governo do Estado promove policiais militares e bombeiros nesta segunda

Governo vai promover 1.541 policiais militares e 186 bombeiros nesta segunda-feira, 22. Evento ocorrerá em Palmas e contará com a presença do governador Mauro Carlesse


Planos de Saúde

Defensoria Pública orienta sobre diretos básicos para usuários de planos de saúde

Conheça quais os direitos que o paciente deve exigir, prazos e coberturas para a realização de exames, tratamentos e internações


Segurança no HGP

Governador solicita reforço permanente do efetivo da Polícia Militar no HGP


Bancada Federal

Carlesse destaca trabalho da bancada federal em prol do Tocantins


Saúde

Governo implanta medidas que dão transparência ao paciente na área da Saúde


Combate ao Crime

Operação Intramuros prende mais uma integrante de facção criminosa de atuação nacional


Palmas

Concurso Público Nacional já tem fotografias premiadas


Serviço

Hemorrede precisa de doação para suprir demandas de Araguaína e região



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira