Tuesday, 20 de October de 2020

GERAL


Palmas

Adapec garante a sanidade dos animais que participam da Agrotins

08 May 2015

Cerca de mil animais de diversas espécies movimentam a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), e para garantir a sanidade do rebanho de quem expõe e/ou comercializa, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) mantém o controle da entrada de todos os animais presentes e fará da saída no sábado, 9, a Agência orienta os produtores rurais a procurarem a unidade de atendimento, no pavilhão da Pecuária ainda pela manhã para antecipar a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).

Na retirada dos animais da Feira, como o destino pode ter outra finalidade, além da GTA outros documentos sanitários também poderão ser exigidos, a exemplo de exames, atestados, comprovação da vacinação, entre outros. A GTA é o documento obrigatório para o trânsito de animais, ovos férteis e outros materiais de multiplicação animal em todo o território nacional. "Pedimos a colaboração de todos para agilizarmos os trabalhos e evitarmos transtornos", disse o responsável pelo Programa Estadual de Trânsito Animal, Marne Sales.

Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo, o controle sanitário dos animais em eventos pecuários é a forma mais segura para evitar a disseminação de doenças nos rebanhos durante aglomerações. "O produtor tem a segurança de que seus animais estão resguardados contra as doenças, o que fortalece o sistema de defesa sanitária animal", ressalta.

O produtor rural, Valmir Maciel, da Fazenda Pioneira, localizada em Barrolândia, está expondo equinos, bovinos e muares, e disse que as exigências documentais e toda a vigilância para que seus animais participassem da Feira evita que as doenças se propaguem. "É um controle da saúde que dá proteção e traz uma tranquilidade. É a primeira vez que participo da Agrotins e estou satisfeito com a organização", afirma.
Entres as principais espécies participantes da Feira, estão: equídeos com 27 animais, ovinos com 175, caprinos 51, peixes 500 e bovinos com a participação de 184 animais. "Ao todo foram emitidos 39 GTAs para entrada desses animais e foram solicitados os exames conforme a espécie", disse o inspetor agropecuário da Adapec, Elias Mendes. Na entrada dos animais foram exigidos, no caso de bovinos, exames de brucelose, tuberculose, para equinos os exames Anemia Infecciosa Equina (A.I.E), dependendo do Estado de origem o exame de Mormo e atestado sanitário da influenza equina ou comprovação da vacinação.

Mais informações, procure o estande da Adapec no pavilhão da pecuária.

COMPARTILHE:


Confira também:


Ocorrência

Ação da Polícia Civil resulta na libertação de refém e na prisão de cinco homens, incluindo um policial civil aposentado do Maranhão

Mulher foi mantida refém desde o último sábado e era ameaçada de morte por conta suposta dívida contraída pelo marido.

Tocantins

Governo do Tocantins moderniza unidades de atendimento do É Pra Já

Através da capacitação dos servidores e melhorias na infraestrutura, as Unidades garantem atendimento de qualidade aos cidadãos


Palmas

Eli Borges se reúne com produtores rurais onde apresenta suas propostas para gerar cerca de 3 mil empregos no campo

Eli Borges vai buscar mecanismos para fomentar a instalação de agroindústrias; fortalecer o projeto de criação de peixe em cativeiro; atrair indústrias para processamento do pescado; e perfurar poços artesianos para os produtores que enfrentam a falta d’ág


Palmas

Cinthia Ribeiro diz que som ambiente com voz e violão está liberado em Palmas, sem aglomeração

Com o entendimento sobre a liberação do som ambiente, mas desde que não ocorra aglomeração, a Prefeita Cinthia frisou: “em nenhum momento proibimos o som ambiente, mas os shows e aglomerações sim"


Eleições 2020

Alan Barbiero ressalta implantação da UFT e reforça compromisso com a educação


Ruth Almeida

História da chef Ruth Almeida é contada em festival de gastronomia no Maranhão


Agentes

Para ampliar as ações de proteção ambiental, Cinthia promete concurso para Agentes de Fiscalização


Palmas

Joseph Madeira se reúne com músicos impedidos de trabalhar pela Prefeitura


IPTU

IPTU de 2021 em Palmas não terá aumento e taxa para eventos será suspensa, garante Cinthia


Estado

Governo do Tocantins promove reuniões on-line para orientações aos municípios



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira