Saturday, 25 de January de 2020

GERAL


Petrobras

Alta tecnologia garante mais segurança no monitoramento de dutos da Transpetro

15 Jan 2015

Com o objetivo de tornar ainda mais segura a operação da malha de dutos do Sistema Petrobras, a Transpetro colocará em operação este ano o Sistema de Detecção de Vazamento de Oleodutos (SDVO). A nova ferramenta, desenvolvida em parceria com o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), será operada no Centro Nacional de Controle Operacional (CNCO), referência mundial em operação, controle e monitoramento remoto de dutos. O CNCO acompanha durante 24 horas por dia 100% da malha de gasodutos e 92% da movimentação diária nos oleodutos – por onde passam petróleo, derivados e biocombustíveis.

Já em fase de testes, o SDVO foi instalado em oleodutos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e tem como diferencial o uso da tecnologia Real Time Transient Model, que se destaca pela capacidade de monitorar os chamados regimes transitórios, como nas partidas e paradas do oleoduto. Ao longo de 2015, o Sistema chegará a outros dutos operados pela companhia.

No Centro Nacional de Controle Operacional 128 profissionais se revezam na função de monitorar, por meio de computadores, mais de 13,6 mil quilômetros de dutos (dos 14,6 mil km de comprimento total da malha). Para se ter uma ideia, esse número equivale a quase duas vezes a extensão do litoral brasileiro.

Com visualização de todas as movimentações, os operadores conseguem, remotamente, ligar e desligar bombas e compressores, abrir e fechar válvulas e alterar a rota dos produtos. Essa supervisão ininterrupta garante eficiência no transporte de petróleo, derivados e gás natural e é fundamental para dar segurança e agilidade no escoamento da produção da Petrobras.

COMPARTILHE:


Confira também:


Procon

Tocantins apura vendas de lotes contaminados de marcas da cervejaria Baker

No último dia 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente por 90 dias todas as marcas de cerveja da Backer com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.

Heber Fidelis

Secretário da Cidadania e Justiça participa de reunião em Brasília sobre a criação da polícia penal

Grupo de Trabalho criado para debater a regulamentação da Polícia Penal Federal tem a finalidade de definir as atribuições do cargo, estrutura, organização e funcionamento da carreira.


Bahia

Carlesse prestigia inauguração do Centro de Convenções de Salvador e busca investidores para o Tocantins

Cerimônia também contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa e o coordenador da bancada federal do Tocantins, Carlos Gaguim


Municipalismo

Repassado mais de R$ 11,5 milhões aos municípios para o transporte escolar

Investimentos asseguram atendimento aos estudantes da rede estadual que dependem de transporte escolar para chegar às unidades de ensino


Boas expectativas

Governo abre oficialmente colheita da safra da produção de grãos 2019/2020 na próxima sexta, 31


Campos Lindos

Polícia Civil fecha oficina mecânica que funcionava como desmanche clandestino de carros no interior do Estado


Palmas

Polícia Civil prende em flagrante dois suspeitos de furto de energia


Educação Superior

Marcelo Müller é eleito novo reitor do Ceulp/Ulbra


Alerta

SISEPE-TO cobra o reajuste de 4,48% para aposentados e pensionistas do Igeprev


Tobasa

Na região norte do Tocantins, gestor visita a maior fábrica de carvão ativado do Brasil



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira