Friday, 25 de September de 2020

GERAL


Secas

ANA realiza capacitação do programa Monitor de Secas no Tocantins

17 Oct 2019

Servidores de diversas instituições do Estado participam, nesta terça e quarta-feira, 15 e 16 de outubro, de uma capacitação para a execução do programa Monitor de Secas no Tocantins. O objetivo é tornar os participantes aptos a realizarem a validação dos mapas do estado. A oficina, que é realizada pela Agência Nacional de Águas (ANA), acontece na sala de reuniões da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O programa Monitor de Secas é um processo de colaboração e articulação institucional entre os estados para promover o monitoramento de secas e identificação dos impactos nas regiões. A partir dessa observação é criado um banco de dados compilados que geram vários indicadores e possibilitam identificar a intensidade que a seca está sendo retratada em cada ponto.

A pesquisadora da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), Juliana Oliveira, uma das ministrantes do treinamento, ressalta que “o maior benefício do programa é construir essa base de informações sobre os pontos de seca que os estados ainda não dispõem”. Ela complementa que “a partir desse monitoramento será possível obter os dados para gerir a seca de forma mais proativa”.

O projeto iniciou suas atividades pelos estados da Região Nordeste em 2014, desde então busca ampliar os locais de atuação. Atualmente, o Monitor de Secas está presente em 11 estados e essa capacitação é mais uma etapa para inclusão do Tocantins, que a partir de agora começa a fase experimental do programa.

As instituições que participam do evento são: Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Defesa Civil Estadual, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e as prefeituras de São Salvador e Chapada da Natividade.


Metodologia

Todo o processo possui quatro atores responsáveis pelas informações: autor, validador observador, e Instituição Central. Três estados autores se revezam na elaboração dos mapas desde o início do programa: Ceará, Bahia e Pernambuco.

O mapa é traçado manualmente usando apenas números que precisam ser certificados se retratam a realidade local. Essa verificação é realizada através dos validadores de cada estado, que recebem duas cópias dos mapas através do email. O monitoramento é feito no campo ponto a ponto com o auxílio do observador. Todos os dados obtidos pela análise dos pontos focais vão informar a intensidade da seca.

Já a instituição central é a responsável pela coordenação de toda essa parte de articulação institucional e a operacionalização das atividades do monitor. Atualmente, a Agência Nacional de Águas (ANA) é a responsável por esse gerenciamento.

COMPARTILHE:


Confira também:


Doação de Órgãos

Secretaria de Saúde realizará momento alusivo ao Dia Nacional de Doação de Órgãos

Ação será realizada domingo, 27, às 17h na Praça dos Girassóis.

Saúde

Tocantins registra 685 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 200.736 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 65.994 casos confirmados. Destes, 49.016 pacientes estão recuperados, 16.068 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 910 pacientes foram a óbito.



Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado

Os projetos aprovados incentivam a geração novos de postos de trabalho, além de contribuir com a economia, bem como aumentar a arrecadação do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?

O papel de prefeitos e governadores no que diz respeito ao controle da pandemia também foi alvo de fake news, especialmente depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou a autonomia dos Estados e municípios para definir regras sobre isolamento.


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira