Monday, 19 de October de 2020

GERAL


Saúde

Câncer em crianças e adolescentes tem altas chances de cura

02 Sep 2020
Divulgação /Hospital do Câncer Câncer em crianças e adolescentes tem altas chances de cura

O câncer infantojuvenil representa a principal causa de óbito para crianças de 05 a 19 anos no Brasil. Entretanto, tem altas chances de cura se houver um diagnóstico precoce, com um tratamento rápido e eficaz.

Sinais para diagnóstico precoce

A oncopediatra Maria Tereza Albuquerque destaca alguns dos sintomas, por exemplo, na leucemia: febre prolongada associada a distensão abdominal, sangramento espontâneo por nariz e boca, “ínguas” pelo corpo, além de outros indicadores.

“Observar se há ínguas no pescoço, na virilha ou nas axilas, se existe algum hematoma que não esteja relacionado a um trauma, dores de cabeça com freqüência associada a vômitos, alteração de marcha, aumento do volume abdominal com presença de massa, são alguns dos outros sintomas”, completa.

Na presença de qualquer um desses sintomas os responsáveis devem buscar orientação médica.

Tipos de câncer mais comuns

“O câncer infanto-juvenil engloba vários tipos de câncer. Os mais comuns são: leucemia, tumor sistema nervoso central e linfoma. Dependendo da patologia, o tratamento vai envolver quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. É algo muito específico de cada caso. Por isso nós destacamos a importância de levar a criança ao médico o mais cedo possível para uma avaliação, e o diagnóstico precoce”, conclui a médica Maria Tereza.

Cada tipo de câncer tem o seu tratamento específico que deve ser avaliado pelo oncopediatra. 

Por que Setembro Dourado?

O setembro dourado foi criado para alertar profissionais da saúde, pais, educadores e sociedade em geral sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas sugestivos do câncer infantojuvenil, contribuindo com a sua detecção e tratamento precoces. O período também é para reivindicar os devidos investimentos na assistência a esses pacientes que “valem ouro”, por isso o dourado foi a cor escolhida.

COMPARTILHE:


Confira também:


Sul do TO

Mauro Carlesse reafirma compromisso de entregar Hospital Geral de Gurupi ainda este ano

Capacidade total do hospital será de 200 leitos, o que vai ampliar e melhorar o atendimento prestado aos usuários do SUS


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira