Tuesday, 07 de July de 2020

GERAL


Proteção

Centro de Atendimento Integrado atenderá jovens vítimas de violência em Palmas e região

10 Jun 2019
Divulgação Centro de Atendimento Integrado atenderá jovens vítimas de violência em Palmas e região

Com o objetivo de garantir o atendimento adequado às crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, Ministério Público do Tocantins (MPTO), Secretaria Estadual de Segurança Pública e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social assinaram, na tarde desta segunda-feira, 10, um termo de cooperação técnica que viabiliza o funcionamento do Centro de Atendimento Integrado 18 de maio.


A Subprocuradora-Geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra Pereira, representou o Ministério Público na solenidade e valorizou a iniciativa. “O atendimento especializado de crianças e adolescentes vítimas de violência tem previsão legal e é uma necessidade. Este espaço é resultado da união de esforços das instituições e da sociedade. O trabalho do Promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior foi fundamental para este momento”, salientou Maria Cotinha, que parabenizou a iniciativa do coordenador do Caop da Infância, Juventude e Educação (Caopije).


Também assinaram o termo de cooperação o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, e a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Valquíria Rezende. 


Localizado na Quadra 504 Sul, o espaço vai viabilizar a escuta especializada pela rede de atendimento e o depoimento especial de crianças e adolescentes, no âmbito policial e judicial. Conforme previsto na Lei º nº 13.431/17 e no Decreto nº 9.603/2018, a criança e o adolescente vítima ou testemunha de violência devem ser prontamente atendidos por órgão especializado, bem como receber todas as intervenções de maneira célere e no mesmo local, a fim de evitar a revitimização.


A criação do Centro Integrado 18 de maio foi articulada pelo Centro de Apoio às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije) do MPTO, por meio do projeto Escuta Protegida, em conjunto Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria do Trabalho e da Assistência Social de Palmas.


“Podemos avançar ainda mais. Este espaço é fruto de muito trabalho da equipe do Caopije e atenderá, não somente à população de Palmas, mas, também, casos dos municípios vizinhos da capital. A ideia é que o Centro Integrado 18 de Maio seja um espaço de acolhimento, que garanta segurança, conforto e um atendimento mais humanizado. Nosso objetivo, agora, é viabilizar a equipe multiprofissional para viabilizar a escuta especializada”, comentou o Promotor de Justiça Sidney Fiori Junior. (Ascom/MPE).

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Brasil tem 65,4 mil mortes causadas pela covid-19

Do total de infectados, 927.292 já se recuperaram

Pandemia

Tocantins registra 168 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 12. 640 casos no total, destes, 7.850 pacientes estão recuperados, 4.566 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 224 pacientes foram a óbito.



Saúde

Cuidado com as dores gastroabdominais

Elas podem estar sinalizando para enfermidades como a apendicite, a diverticulite e a colecistite. Especialista alerta para a evolução rápida e risco de morte das três inflamações do abdômen


Sanidade

Novo caso de mormo no Tocantins é confirmado em São Salvador

A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório western blotting


Taquaruçu

Circo de Família e o amor como resposta

O espetáculo “Circo de Família” será apresentado ao vivo a partir das 10h do dia 05 de julho. Os ingressos podem já podem ser adquiridos a partir do valor de R$ 5,00 na bilheteria online.


Prevenção

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho


Regulação

ATR implementa atendimento presencial por agendamento


Justiça

Produtividade na Justiça Federal no Tocantins ultrapassa a marca de 26 mil processos julgados durante período de trabalho remoto


Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira