Tuesday, 25 de September de 2018

Tuesday, 25 de September de 2018

GERAL


Educação

Cesup oferece único curso de gestão ambiental de Palmas

24 Jul 2018    17:25
Assessoria de Imprensa CESUP Palmas Cesup oferece único curso de gestão ambiental de Palmas

Do grupo educacional Ceuma, um dos maiores do Brasil e o maior do Norte e Nordeste do País, a Faculdade Cesup passará a ter, partir de 8 de agosto, o único curso presencial de gestão ambiental de Palmas. O CST (Curso Superior de Tecnologia) de Gestão Ambiental do Cesup oferece, a partir do dia 8 de agosto, 200 vagas em uma área que tem vasto mercado de trabalho em Palmas e no Estado.

Quem fizer e concluir o curso, com dois anos de duração (1.700 horas-aulas), estará apto trabalhar em empresas públicas e privadas, nos setores agrários, industrial e de serviços, tanto na elaboração de projetos, como no desenvolvimento de tecnologias. “Em um Estado que tem 1,55 milhão de habitantes, mas 277,6 mil quilômetros quadrados, ou seja vasta área para atividades de agropecuária, exploração extrativista e agora a exploração turística, a exigência de licenciamento ambiental e de cumprimentos das normas ambientais é cada vez maior, o que exige a contratação de profissionais capacitados”, destaca o diretor do Cesup, Rodrigo Aparecido Justino.

Além disso, o Tocantins integra a chamada Amazônia Legal, correspondente a 58% do território brasileiro onde há grande diversidade genética, diversidade de habitats e diversidade de espécies. Soma-se, ainda, os 91% de Cerrado, vegetação predominante no Estado e que, por lei, também tem suas regras de preservação e de exploração em atividades econômicas.

“Vemos um crescimento exponencial da plantação de soja. Além disso, o Tocantins tem rebanho de mais de 8,6 milhões de cabeças, cultiva milho, arroz e cana-de-açucar. Tantos os governos, para fiscalizar, quanto os produtores, as empresas, precisam de gestores ambientais”, destacou.

 

Palmas

O mercado para gestores ambientais tende a crescer também em Palmas. Isto porque a população da cidade é a que mais cresce entre as capitais do Brasil – quase 3% ao ano. Hoje, Palmas produz 195,89 toneladas de resíduo lixo por dia, com média de 700 gramas por habitante. Com o aumento da população, o volume total vai aumentar, o que exigirá adequações no aterro sanitário. “Com certeza, daqui a dois anos, quando os primeiros alunos do CST de Gestão Ambiental concluírem seus cursos, já teremos outra realidade em Palmas, com mais lixo, mais necessidade adequações e, claro, mais mercado para gestores ambientais”, frisou.

O gestor ambiental trabalha como administrador de meio ambiente, pois é ele quem toma decisões relacionadas à exploração dos recursos naturais e ao impacto das atividades produtivas no meio ambiente.

 

Atuação

A gestão ambiental engloba três grandes áreas: econômica, social e ambiental. Assim, o gestor pode trabalhar na recuperação de áreas degradadas, na educação ambiental, na certificação, no geoprocessamento, na extração de recursos naturais e na elaboração de políticas públicas. “Nós estamos oferecendo um curso ímpar, que não é mais disponibilizado no Tocantins, e que tem um dos campos de trabalho mais amplos e importantes para próprio convívio nosso com qualidade de vida”, salienta Rodrigo Justino.

Com o curso, o grupo Ceuma, através do Cesup, pretende formar profissionais responsáveis e éticos que sejam capazes de desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos e produzidos para o aprimoramento da qualidade de vida da sociedade em que vive. Ademais, a proposta é visar uma gestão ambiental responsável, com mentalidade analítico-crítica dos fenômenos ambientais, capazes de visualizar e propor soluções aos problemas inerentes à sociedade moderna e aos preocupantes fenômenos ambientais. “Claro, que há uma relação comercial, de educação, mas também há um pensamento do grupo Ceuma de colaborar com o meio ambiente, de colaborar com o desenvolvimento nesta área tão fundamental para o Estado e para o Brasil”, destaca.

Por isso, o curso de CST em Gestão Ambiental do Cesup tem como no seu escopo o propósito de criar condições para a reflexão sobre a ética ambiental e sua inserção como prática de atitudes voltadas para a responsabilidade socioambiental, na busca pela formação de profissionais com perfil humanístico; formar profissionais capazes de se comunicar com eficiência nas formas escrita, oral e gráfica e atuar em equipes multidisciplinares; incentivar o desenvolvimento de um perfil empreendedor, de forma a motivar a criação de propostas e negócios inovadores na sua região de atuação e formar um profissional que aplique conhecimentos de organizações, sistemas e métodos de forma a imprimir no ambiente organizacional, no qual venha a atuar, uma visão sistêmica e de melhoria contínua.

“Sabemos que o escopo é ousado e até pode parecer idealista, mas o grupo Ceuma conseguiu se destacar em vários estados do Brasil pela qualidade no ensino e por cumprir os seus planos com excelência, sendo reconhecida pelo (Ministério da Educação) e com ótimos índices de avaliação”, frisa o diretor.

O CST em gestão Ambiental tem mensalidade a menos de R$ 898,80 para quem pagar em dia – o desconto é 10%.

Cesup

Quando começam as aulas?

Dia 8 de agosto

Aonde fica?

Na Quadra 1.102 Sul, avenida Teotônio Segurado

Quais os cursos?

Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Enfermagem e CST (Curso Superior Tecnológico) em Gestão Ambiental – Todos presenciais

Como ter informações?

Telefone 4020-7525 e site/rede sociais cesup.edu.br

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

32

PARABÉNS!
PARABÉNS!

33

BOM
BOM

16

AMEI!
AMEI!

31

KKKK
KKKK

14

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

28

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

29

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

cesup

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Setembro Amarelo

Fórum de Saúde Mental que aborda Prevenção de Vulnerabilidades e Suicídio acontece nesta sexta, 28

Dhieine ressalta ainda que embora o evento tenha como objetivo a articulação da rede, a mesa redonda sobre “Prevenção de Vulnerabilidades e Suicídio”, que acontece é aberta ao público em geral.


  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira