Wednesday, 21 de August de 2019

GERAL


Palmas

Clientes da Energisa têm serviços, informações e atrações educativas na Agrotins

10 May 2019    23:54    alterado em 10/05 às 23:54
Clientes da Energisa têm serviços, informações e atrações educativas na Agrotins

A autoleitura rural é uma as comodidades que a Energisa oferece para o cliente que está no campo. Visitante da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), o produtor rural José Raimundo Soares conhece essa facilidade e visitou o estande da distribuidora para ter mais informações sobre a tarifa rural. “Já conheço e uso o serviço de autoleitura, que faço com o uso do calendário rural. É muito prático e consigo controlar minha conta de luz vigiando o consumo. Agora venho entender um pouco mais sobre o desconto da tarifa rural”, pontuou.

Além dos serviços, outras atrações têm chamado a atenção do público que visita o estande da Energisa na feira. “Gostei da experiência de ficar com o cabelo em pé. O espaço tem muitas novidades, coisas que eu nunca tinha visto antes. Gostei muito de receber tantas informações novas”, disse Anabele Cristina Carvalho Silva, que veio de Esperantina visitar a Agrotins.

A amiga de Anabele, Mariana Santos Viana também ficou atenta às dicas de economia de energia e segurança com a rede. “Não sabia que era tão perigoso fazer queimada perto da rede de energia, agora sei dos riscos e também aprendi a economizar energia em casa”, destacou.

Programação
A programação da Energisa na Agrotins 2019, que acontece de 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, está repleto de atrações educativas e culturais, além de serviços voltados para os clientes rurais com atendimento, orientação jurídica e de extensão rural, autoleitura e o recadastramento dos clientes do campo para garantir o benefício de até 35% de desconto.

 

No estande da Energisa os visitantes poderão visitar o caminhão do Nossa Energia, com atividades educativas sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, interagir com os experimentos, assistir a teatro (Grupo ArtPalco), além de aproveitar as comodidades do espaço que é climatizado, com água, pontos para recarregar o celular e internet (wi-fi) grátis para os visitantes.

 

O teatro conta com duas apresentações por dia, uma pela manhã e outra à tarde. “A esquete tem como tema Queimadas e é uma forma direta de levar informação ao público, pois a arte consegue sensibilizar as pessoas criar uma ponte entre a informação e o público. É uma apresentação divertida e conta o dia a dia da família tocantinense”, Luiz Navarro, diretor do Grupo ArtPalco.

 

A população, especialmente, estudantes de escolas, universidades e institutos federais também poderão conferir de perto experimentos com eletricidade como a chispa ascendente, bicicleta geradora, pilha humana, mini usina de geração de energia eólica, energia solar fotovoltaica, condutores e isolantes, e o gerador de Van der Graaf.

 

Outra atração de destaque é o caminhão Nossa Energisa, todo equipado para levar informação sobre economia de energia e segurança. O caminhão leva experimentos com energia para conscientizar de forma lúdica e interativa sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica e sobre o procedimento de leitura do medidor. O projeto faz parte do Programa Energia Eficiente, do Grupo Energisa, e Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

Os grandes clientes (indústrias e agroindústrias) e poder público também contarão com atendimento na Agrotins, com esclarecimento de dúvidas, consulta de faturas, demandas no setor de obras, sazonalidades, prazos de serviços e negociação de débitos.

 

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado do Tocantins é parceiro da Energisa e estará no evento junto com a distribuidora levando entendimento para a população sobre o setor elétrico e o serviço de distribuição elétrica no Tocantins.

 

A Agrotins está entre os dez maiores eventos do agronegócio no Brasil, movimentando em 2018 mais de R$ 2 bilhões em volume de negócios, com cerca de 680 expositores e público de 140 mil visitantes.

 

TARIFA RURAL

 

Para ter desconto de até 35% pagando a tarifa rural, a unidade consumidora deve ser classificada de acordo com a atividade nela exercida e a finalidade da utilização da energia elétrica. Para que a unidade consumidora seja classificada como rural, o cliente deve comprovar junto à Energisa que exerce tal atividade. Além de possuírem tarifa menor que a de outras classes de consumo, no Tocantins, essas unidades consumidoras possuem desconto na base de cálculo do ICMS.

BENEFÍCIO IRRIGANTE
A Energisa deve conceder desconto especial para unidades consumidoras que exercem atividade de irrigação ou aquicultura, devidamente comprovadas. O desconto é aplicado ao consumo de energia elétrica compreendido entre 21h 30min às 6h do dia seguinte, verificado por meio de medição exclusiva. Para que a unidade consumidora receba este benefício, o consumidor deve formalizar sua solicitação junto a Energisa.

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

União pode bloquear repasses voluntários a estados, decide STF

A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cuja validade é julgada nesta quarta-feira pelo plenário do Supremo.

Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa

Deflagrada no último dia 15, a Operação Medusa visa combater ataques criminosos ocorridos em 2018 a mando de facção criminosa de renome nacional.


Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise

Instituto de Doenças Renais não recebe repasses desde abril. 140 pacientes serão prejudicados pela ausência de recursos para oferecer o tratamento adequado


Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira