Saturday, 15 de December de 2018

GERAL


Mãe e filha empresár

Coluna "O TO é de quem faz" traz Mara e Claudiana Castanheira

19 Feb 2009

A única informação que tinha sobre Mara Castanheira era a de esta ser dona de uma simpatia estonteante e do Restaurante Gabriela; o resto pude descobrir quando sentei à mesa, com sua filha, Claudiana. “Minha mãe é uma pessoa super descontraída. Qualquer pessoa se sente em casa na sua companhia.” Elogios à parte, mãe e filha dividem as perguntas da entrevista e se entregam a um gostoso papo sobre grandes histórias, filhos, carreira e futuro.

Casada há 43 anos com o mineiro João Cláudio, a artista plástica Mara Castanheira abandonou as telas pouco depois de se formar. Foi em Uberlândia – MG que ela despertou o gosto pela Gastronomia, e, de lá, veio seguindo as receitas de sua avó Gabriela Pacheco. Daí, nem é preciso dizer para quem foi a homenagem do negócio que começou a tomar forma a partir de 2005, em Palmas. Ainda em planos mineiros, Mara teve seus três filhos e formou dois, Marcelo, o arquiteto, e Claudiana, a pedagoga - como bem frisou.

Tudo começou em 1992, quando, envolvida pelas perspectivas do novo Estado, Claudiana se despede de Minas e muda-se para Porto Nacional. Chegou a lecionar em escolas, e até montar um pequeno negócio. Pouco depois, o destino a fez acompanhar o ex-marido, médico, aos novos planos para a Capital. “Foi assim que me mudei para Palmas. Tentei até lecionar, mas o estímulo para o comércio falou mais alto. Montamos uma loja de roupas íntimas no shopping. Tinha tudo pra dar certo”, conta.

Como uma grande profissional no ramo de costura e confecções, Mara e o marido mudaram-se para a capital do Estado, para ajudar a filha no comércio, “deixando toda uma vida em Uberlândia”. O mercado não galgou por muito tempo. O jeito era inovar. Marcelo, que já não via na Arquitetura uma carreira promissora, resolve montar o restaurante com a família: o Gabriela.

Para Mara, o nome Gabriela não seria apenas uma homenagem à avó, como disse emocionada: “a comida teria que ser como a dela. Com aquele mesmo calor humano de uma casa de avó.” “Lembro-me muito bem, que, na casa dela (da avó Gabriela), a mesa era sempre posta. Tinha comida o tempo todo.” Nesse momento da entrevista, a filha interrompe. “Mas a casa da senhora é sempre assim. É uma tradição”, descontrai.

Mara é avó de Tiago, 15, e Antônio, 9, e diz apostar na Capital para educar os netos e impulsionar os negócios. “Palmas, para mim, significa o futuro dos meus netos. Um futuro bem próximo. Eu acredito nesta Capital”. A pergunta que não queria calar e que, sutilmente, chega até o final da entrevista, ganhou de Mara, aquela mulher loira e vaidosa, a seguinte resposta: “Eu não escondo minha idade. Mas colocar num jornal assim... É ruim, né?” – risos.

Mara e Claudiana Castanheira acompanharam todo o crescimento do Estado. Aqui, ganharam filhos e netos (respectivamente), e são algumas das filhas do Brasil que escolheram este Estado para viver e crescer. Elas são “tocantinenses que fazem”.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

8

PARABÉNS!
PARABÉNS!

10

BOM
BOM

5

AMEI!
AMEI!

5

KKKK
KKKK

6

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

3

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

5

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Literatura

“O Homem Abílio Wolney”, novo livro de Antônio Oliveira, será lançado em janeiro

Resgate da história do Tocantins e do oeste da Bahia, “O Homem Abílio Wolney”, de Antônio Oliveira, será lançado em janeiro

Prestação de Contas

TRE-TO julga a prestação de contas dos 67 candidatos que serão diplomados nesta segunda-feira (17/12)

Também foram aprovadas com ressalvas, as contas de Josiniane Braga Nunes, candidata ao cargo de deputada federal, referentes à arrecadação e aplicação de recursos na Campanha Eleitoral de 2018, nos termos do art. 77, inciso II, da Resolução TSE nº 23.553/2



Segurança

Secretário entrega armamentos e anuncia chegada de scanners corporais em casa penais

Ainda no quesito reforço na segurança, a Seciju está adquirindo 19 scanners corporais que serão colocados nas três maiores unidades penitenciárias e outras de médio porte, sendo sete equipamentos por meio de locação e 12 doadas pelo Departamento Penitenciá


Serviços Bancários

Sistema de Defesa do Consumidor oficia Banco Central sobre falha na prestação dos serviços bancários no Tocantins

Com a participação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, por intermédio do Núcleo de Defesa do Consumidor, Sistema aponta demora na fila de espera de bancos no Tocantins


Imbróglio

TCE impede retorno do estacionamento rotativo em Palmas

Após 18 meses de suspensão, a Palmas Estacionamento anunciou que retomaria neste mês o estacionamento rotativo.


Focco

Presidente da Fendepol vem à Palmas em apoio aos Delegados do Tocantins


Serviço

Tocantins participa do Seminário Internacional sobre a Empregabilidade da Pessoa com Deficiência


Base Aérea

Governador Mauro Carlesse assina protocolo para instalar Base Aérea no Tocantins


Fundos de Pensão

Avança projeto de Kátia Abreu que combate fraudes em fundos de pensão de servidores


Interior

População de Taguatinga é beneficiada com melhorias nos serviços de distribuição de água


Tapioca Cine

Produtora tocantinense ganha espaço no mercado internacional



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira