Thursday, 21 de February de 2019

GERAL


Defensoria

Com foco na democratização do conhecimento, projeto Defensoria Pública nas Escolas é lançado em Palmas

10 May 2018    17:46

Com foco na democratização do conhecimento, o projeto “Defensoria nas Escolas” foi lançado na manhã desta quinta-feira, 10, no auditório da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas. A cerimônia recebeu estudantes da rede municipal e estadual de ensino, professores e diretores de escolas, defensores públicos e servidores da Defensoria Pública.

 

Na ocasião, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica pelo defensor público-geral no Tocantins, Murilo da Costa Machado; pela secretária estadual da Educação, Juventude e Esporte, Adriana Aguiar; e pela superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional da Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Palmas, Judite Dall'agnol. O Projeto é uma iniciativa da gestão superior da DPE-TO, e será desenvolvido sob a coordenação e supervisão da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e Semed Palmas. 

 

O projeto Defensoria Pública nas Escolas será realizado com as unidades de ensino públicas do Tocantins e pretende difundir conteúdos relacionados à cidadania, ética e direito, otimizando o processo de educação pela democratização do conhecimento. Por meio desses conteúdos, a comunidade escolar será contemplada com várias ações educacionais, voltada para alunos, professores, pais ou responsáveis de alunos, contribuindo dessa forma com o processo de construção do conhecimento do público alvo.

 

“Desde que assumimos a gestão, começamos a pensar em como a Defensoria poderia colaborar com o desenvolvimento da comunidade, em parceria com a nossa equipe de defensores e servidores. Esse projeto trará para a sociedade tocantinense bons frutos com envolvimento de toda a equipe, e é um produto que sai da nossa instituição para beneficiar os nossos cidadãos”, disse o Defensor Público-Geral.

 

Também presente no lançamento do Projeto, a diretora-geral em substituição da Esdep, a defensora pública Aldaíra Parente, destacou que o Projeto é desenvolvimento por membros e servidores da Defensoria com a finalidade de promover o aprimoramento cultural e profissional, levando conhecimento à comunidade para que sirvam em busca de seus direitos: “Ele vai ao encontro da missão institucional da Defensoria Pública, que é a promoção da difusão e conscientização dos direitos humanos, da cidadania e direitos jurídicos”.

 

Educação

Adriana Aguiar – que está há menos de um mês na Seduc – lembrou que a parceria para o Projeto é uma das primeiras atividades de sua gestão. “Diante da proposta do projeto, nós da Secretaria Estadual da Educação não hesitamos em fazer com que as coisas acontecessem naquilo que competia à Seduc. Isso porque alcance do Projeto perpassa os muros da escola e é muito eficaz para o cidadão, pois é voltado para a prevenção”, destacou.  

 

Representando a Semed, Judite Dall'agnol, considerou o lançamento do projeto um momento ímpar para a formação dos estudantes no Tocantins. “Este é um momento ímpar para a educação no Tocantins e as nossas crianças são privilegiadas com essa parceria com a Defensoria Pública, pois vai ampliar o conhecimento e esclarecimentos de toda a comunidade”, relatou.

 

A solenidade de lançamento do Projeto contou com a apresentação do Coral da Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, que emocionou os presentes com a interpretação de canções em diversos ritmos como música popular brasileira, forró, pop e gospel.


Maio Verde
O lançamento do projeto Defensoria Pública nas Escolas ocorre no "Maio Verde" - mês em que Defensorias Públicas em todo o País realizam atividades especiais em alusão à comemoração do Dia Nacional da Defensoria Pública e ao Dia Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (19 de maio). 


Durante todo o mês, a DPE-TO realiza atividades especiais em todo o Estado. Muitas dessas atividades estão concentradas na chamada "Semana da Defensoria", de 14 a 18 de maio (a programação completa está disponível em: http://www.defensoria.to.def.br/pagina/27207). (Ascom)

 

COMPARTILHE:


Confira também:


Fórum de Governadores

Governador Carlesse passa a integrar grupos de trabalho para avaliar previdência e recuperação dos Estados

Acompanharam o governador Mauro Carlesse, o secretário da Casa Civil, Rolf Vidal; o secretário da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Renato de Assunção; o secretário da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando e o secretário-executivo de Planejame

Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins

Em Araguatins, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira