Wednesday, 19 de September de 2018

Wednesday, 19 de September de 2018

GERAL


Defensoria

Com foco na democratização do conhecimento, projeto Defensoria Pública nas Escolas é lançado em Palmas

10 May 2018    17:46

Com foco na democratização do conhecimento, o projeto “Defensoria nas Escolas” foi lançado na manhã desta quinta-feira, 10, no auditório da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas. A cerimônia recebeu estudantes da rede municipal e estadual de ensino, professores e diretores de escolas, defensores públicos e servidores da Defensoria Pública.

 

Na ocasião, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica pelo defensor público-geral no Tocantins, Murilo da Costa Machado; pela secretária estadual da Educação, Juventude e Esporte, Adriana Aguiar; e pela superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional da Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Palmas, Judite Dall'agnol. O Projeto é uma iniciativa da gestão superior da DPE-TO, e será desenvolvido sob a coordenação e supervisão da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e Semed Palmas. 

 

O projeto Defensoria Pública nas Escolas será realizado com as unidades de ensino públicas do Tocantins e pretende difundir conteúdos relacionados à cidadania, ética e direito, otimizando o processo de educação pela democratização do conhecimento. Por meio desses conteúdos, a comunidade escolar será contemplada com várias ações educacionais, voltada para alunos, professores, pais ou responsáveis de alunos, contribuindo dessa forma com o processo de construção do conhecimento do público alvo.

 

“Desde que assumimos a gestão, começamos a pensar em como a Defensoria poderia colaborar com o desenvolvimento da comunidade, em parceria com a nossa equipe de defensores e servidores. Esse projeto trará para a sociedade tocantinense bons frutos com envolvimento de toda a equipe, e é um produto que sai da nossa instituição para beneficiar os nossos cidadãos”, disse o Defensor Público-Geral.

 

Também presente no lançamento do Projeto, a diretora-geral em substituição da Esdep, a defensora pública Aldaíra Parente, destacou que o Projeto é desenvolvimento por membros e servidores da Defensoria com a finalidade de promover o aprimoramento cultural e profissional, levando conhecimento à comunidade para que sirvam em busca de seus direitos: “Ele vai ao encontro da missão institucional da Defensoria Pública, que é a promoção da difusão e conscientização dos direitos humanos, da cidadania e direitos jurídicos”.

 

Educação

Adriana Aguiar – que está há menos de um mês na Seduc – lembrou que a parceria para o Projeto é uma das primeiras atividades de sua gestão. “Diante da proposta do projeto, nós da Secretaria Estadual da Educação não hesitamos em fazer com que as coisas acontecessem naquilo que competia à Seduc. Isso porque alcance do Projeto perpassa os muros da escola e é muito eficaz para o cidadão, pois é voltado para a prevenção”, destacou.  

 

Representando a Semed, Judite Dall'agnol, considerou o lançamento do projeto um momento ímpar para a formação dos estudantes no Tocantins. “Este é um momento ímpar para a educação no Tocantins e as nossas crianças são privilegiadas com essa parceria com a Defensoria Pública, pois vai ampliar o conhecimento e esclarecimentos de toda a comunidade”, relatou.

 

A solenidade de lançamento do Projeto contou com a apresentação do Coral da Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, que emocionou os presentes com a interpretação de canções em diversos ritmos como música popular brasileira, forró, pop e gospel.


Maio Verde
O lançamento do projeto Defensoria Pública nas Escolas ocorre no "Maio Verde" - mês em que Defensorias Públicas em todo o País realizam atividades especiais em alusão à comemoração do Dia Nacional da Defensoria Pública e ao Dia Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (19 de maio). 


Durante todo o mês, a DPE-TO realiza atividades especiais em todo o Estado. Muitas dessas atividades estão concentradas na chamada "Semana da Defensoria", de 14 a 18 de maio (a programação completa está disponível em: http://www.defensoria.to.def.br/pagina/27207). (Ascom)

 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

33

PARABÉNS!
PARABÉNS!

33

BOM
BOM

34

AMEI!
AMEI!

32

KKKK
KKKK

32

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

28

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

27

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

defensoria ascom escolas

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Radioterapia

Estado começa instalação da máquina de radioterapia de Araguaína

Após a instalação, o Estado solicitará vistoria da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para liberação do serviço.

Declaração Polêmica

Kátia Abreu comenta declaração polêmica de vice de Bolsonaro

“De onde saiu esse homem meu Deus do céu. Criei 3 filhos sozinha como milhares de mulheres de mulheres no Brasil”, indaga Kátia.



Trânsito

Número de vítimas fatais reduz em 20% comparado a 2015

Em Palmas, a proporção de veículo é de 0,62 para cada habitante.


Propagando Irregular

A Justiça Eleitoral suspendeu nesta terça-feira, 18, mais uma propaganda irregular do candidato Carlos Amastha (PSB). De novo, o ex-prefeito de Palmas “invadiu” o horário eleitoral

Esta é a quinta vez, nestas eleições, que a Justiça Eleitoral suspende propaganda irregular de Amastha, a segunda por “invasão” do tempo de TV destinado aos candidatos a deputado estadual de sua coligação.


Carlesse

Amastha tenta confundir população mostrando caso da gestão de Marcelo Miranda em seu programa

No programa eleitoral, Amastha utiliza o depoimento da mãe da criança, Fabiana Evangelista Ferreira, para jogar a culpa do ocorrido no recém-eleito Governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), que na época do ocorrido era deputado estadual.


Campanha

No desespero, Amastha usa hospitais municipais para criticar Carlesse e tem propaganda suspensa pela Justiça


Irrigação

Carlesse fortalece projetos de irrigação São João e Manuel Alves com investimentos de mais de R$ 12 milhões


Educação

Bernadete é a segunda candidata ao governo do Tocantins a firmar compromisso com a educação


Jalapão

Carlesse garante que vai melhorar qualidade de vida no Jalapão com infraestrutura e fortalecimento da cultura e do turismo


Ponto de vista

O necessário tempo para as relações


Consumidor

Núcleo do Procon de Paraíso do Tocantins é aberto com estrutura moderna



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira