Thursday, 18 de July de 2019

GERAL


Defensoria

Com foco na democratização do conhecimento, projeto Defensoria Pública nas Escolas é lançado em Palmas

10 May 2018    17:46

Com foco na democratização do conhecimento, o projeto “Defensoria nas Escolas” foi lançado na manhã desta quinta-feira, 10, no auditório da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas. A cerimônia recebeu estudantes da rede municipal e estadual de ensino, professores e diretores de escolas, defensores públicos e servidores da Defensoria Pública.

 

Na ocasião, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica pelo defensor público-geral no Tocantins, Murilo da Costa Machado; pela secretária estadual da Educação, Juventude e Esporte, Adriana Aguiar; e pela superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional da Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Palmas, Judite Dall'agnol. O Projeto é uma iniciativa da gestão superior da DPE-TO, e será desenvolvido sob a coordenação e supervisão da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e Semed Palmas. 

 

O projeto Defensoria Pública nas Escolas será realizado com as unidades de ensino públicas do Tocantins e pretende difundir conteúdos relacionados à cidadania, ética e direito, otimizando o processo de educação pela democratização do conhecimento. Por meio desses conteúdos, a comunidade escolar será contemplada com várias ações educacionais, voltada para alunos, professores, pais ou responsáveis de alunos, contribuindo dessa forma com o processo de construção do conhecimento do público alvo.

 

“Desde que assumimos a gestão, começamos a pensar em como a Defensoria poderia colaborar com o desenvolvimento da comunidade, em parceria com a nossa equipe de defensores e servidores. Esse projeto trará para a sociedade tocantinense bons frutos com envolvimento de toda a equipe, e é um produto que sai da nossa instituição para beneficiar os nossos cidadãos”, disse o Defensor Público-Geral.

 

Também presente no lançamento do Projeto, a diretora-geral em substituição da Esdep, a defensora pública Aldaíra Parente, destacou que o Projeto é desenvolvimento por membros e servidores da Defensoria com a finalidade de promover o aprimoramento cultural e profissional, levando conhecimento à comunidade para que sirvam em busca de seus direitos: “Ele vai ao encontro da missão institucional da Defensoria Pública, que é a promoção da difusão e conscientização dos direitos humanos, da cidadania e direitos jurídicos”.

 

Educação

Adriana Aguiar – que está há menos de um mês na Seduc – lembrou que a parceria para o Projeto é uma das primeiras atividades de sua gestão. “Diante da proposta do projeto, nós da Secretaria Estadual da Educação não hesitamos em fazer com que as coisas acontecessem naquilo que competia à Seduc. Isso porque alcance do Projeto perpassa os muros da escola e é muito eficaz para o cidadão, pois é voltado para a prevenção”, destacou.  

 

Representando a Semed, Judite Dall'agnol, considerou o lançamento do projeto um momento ímpar para a formação dos estudantes no Tocantins. “Este é um momento ímpar para a educação no Tocantins e as nossas crianças são privilegiadas com essa parceria com a Defensoria Pública, pois vai ampliar o conhecimento e esclarecimentos de toda a comunidade”, relatou.

 

A solenidade de lançamento do Projeto contou com a apresentação do Coral da Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, que emocionou os presentes com a interpretação de canções em diversos ritmos como música popular brasileira, forró, pop e gospel.


Maio Verde
O lançamento do projeto Defensoria Pública nas Escolas ocorre no "Maio Verde" - mês em que Defensorias Públicas em todo o País realizam atividades especiais em alusão à comemoração do Dia Nacional da Defensoria Pública e ao Dia Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (19 de maio). 


Durante todo o mês, a DPE-TO realiza atividades especiais em todo o Estado. Muitas dessas atividades estão concentradas na chamada "Semana da Defensoria", de 14 a 18 de maio (a programação completa está disponível em: http://www.defensoria.to.def.br/pagina/27207). (Ascom)

 

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação ROUND II

PF deflagra operação ROUND II e prende casal de traficantes de drogas sintéticas

Durante a deflagração foram apreendidas novas porções de drogas na residência do casal, inclusive ecstasy, o que motivou a prisão em flagrante do casal.

Operação Walking Dead

Nova fase da Operação Walking Dead cumpre mandados no Tocantins, Pará e Maranhão

Simultaneamente, PC-TO apoia operação da Polícia Civil do Maranhão deflagrada a partir de provas da Walking Dead e Falsario. Ao todo, 65 mandados são cumpridos em cinco Estados.



Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019

O presidente da Adetuc destacou também o importante papel que órgãos do Governo têm tido para colaborar a realização da temporada de praias deste ano.


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu

Wanderlei Barbosa destacou que os turistas vão a Taquaruçu para conhecer as cachoeiras, pousadas e cultura local. “Temos que criar ambientes e capacitar os moradores para fomentar o turismo do distrito.


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato

Denúncia foi aceita nesta terça-feira (16) pelo juiz Francisco Vieira Filho. Ex-mandatário e ex-gestores públicos estaduais também viraram réu no processo por peculato e falsidade ideológica.


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP


História de transformação

Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade (TO)


IML

Em apenas 5h, peritos do IML do Tocantins identificam cadáver carbonizado pela arcada dentária


TJTO

Juíza determina que o Estado e o município de Palmeirópolis forneçam, em 10 dias, remédio contra hanseníase a paciente



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira