Tuesday, 15 de October de 2019

GERAL


Economia

Confiança do empresário do comércio tem nova queda

09 Sep 2019    10:52

No mês de agosto, a pesquisa que mede a confiança dos empresários do comércio (ICEC) em Palmas chegou ao patamar de 125 pontos, ou seja, uma variação negativa comparada a julho de -1,3%. Porém o cenário se torna positivo quando comparado ao mesmo período de 2018, onde houve uma variação positiva de 11,9%. A pesquisa é feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.

 

120 empresários são ouvidos todos os meses para serem avaliados pontos como: a economia, o setor de comércio e as suas próprias empresas, além da percepção que os empresários têm sobre o nível atual e futuro de propensão a investir em curto e médio prazo.

 

Desde março, quando o índice de confiança do empresário do comércio (ICEC) registrou sua maior alta no ano, a pesquisa vem revelando quedas consecutivas. Mas a perspectiva não é tão negativa assim, conforme a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso: “O índice geral continua acima do limite da zona favorável que é de 100 pontos, além disso, mesmo com as quedas, os dados mostram que a confiança está mais alta este ano se comparado ao ano passado”.

 

Dentro os itens relacionados as condições atuais, 51,2% consideram que há evolução na economia, 54,3% entendem que o setor sentiu uma melhora e 65,1% dizem que sua empresa também apresentou melhorias. Já com relação a expectativa, os entrevistados foram bastante otimistas. Cerca de 92% esperam melhorias na economia, 94,7% melhoras no comércio e 96,1% em sua empresa

 

Com relação a contratação de funcionários, a maioria, 72,9% dos empresários, disseram que irão aumentar o número de colaboradores (muito ou pouco) e que o nível de seu estoque está adequado (67%). 47,4% afirmaram que farão um investimento em sua empresa um pouco maior em agosto.

COMPARTILHE:


Confira também:


Refis 2019

Parte dos R$ 60 milhões que Município espera receber custeará melhorias na malha viária do Sul de Palmas

O município de Palmas tem a receber R$ 600 milhões. Segundo o Tribunal de Justiça (TJ), parceiro no mutirão, há atualmente 23 mil processos judiciais relativos a débitos fiscais no Município de Palmas em andamento no Judiciário.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira