Saturday, 22 de February de 2020

GERAL


Tocantins

Detran encerra 2019 com ações positivas voltadas para tráfego humanizado com pedestres e condutores

07 Jan 2020
Detran encerra 2019 com ações positivas voltadas para tráfego humanizado com pedestres e condutores

Em 2019, o Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), desenvolveu ações em todo o Estado, com o objetivo de estabelecer um tráfego humanizado com pedestres, condutores e automóveis qualificados. Vale ressaltar o papel da pasta de planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas a habilitação de condutores, condições e registros de veículos fiscalizar, autuar e arrecadar multas, elaborar estatísticas e promover educação  no trânsito tocantinense.

Na área da capacitação técnica, o Detran realizou o treinamento de cerca de 300 servidores públicos, da Capital e do interior, tais como gerentes, técnicos e equipe de atendimento ao público.

Este ano, o órgão encerrou a dívida com a empresa responsável pela emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O débito era decorrente do ano de 2017, herdado da gestão passada. Com isso, o órgão encerrou qualquer risco de paralisação nas impressões de CNH.

Com o objetivo de reduzir custos, o Detran realizou a devolução de imóveis e realizou renegociações de contratos. Também houve a redução no pagamento de diárias e a utilização de veículos oficiais, apenas para as necessidades essenciais do órgão.

O órgão regulamentou a lei que isenta idosos, com 65 anos ou mais, de pagar a taxa de renovação da CNH. O beneficiado deve sobreviver apenas com os recursos da sua aposentadoria e deve solicitar no Detran ou posto de atendimento o benefício.

Em parceria com entidades públicas e privadas, como o Instituto Tocantinense de Aprendizagem e Estudos Especializados em Trânsito (Itaset), Instituto Tecnológico de Transporte e Trânsito (ITT) e Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte ( SEST/SENAT), o Detran realizou a emissão e chancelamento de 5.650 certificados de conclusão de cursos na área do trânsito.

O Detran também promoveu diversas ações de educação para o trânsito, como palestras em escolas, universidades e empresas públicas e privadas; realizou teatros de fantoches em escolas, buscando educar as crianças e ensiná-las sobre o trânsito.

Será iniciado, em 2020, uma parceira com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte, e para isso, o órgão adquiriu livros paradidáticos, que serão implantados nas escolas de todo o Estado. Cerca de 80 mil alunos do 1º ao 9º vão participar do projeto, que tem por objetivo formar condutores conscientes desde a infância.

O Detran também renovou o convênio com a Polícia Militar, que viabiliza as atividades de policiamento, fiscalização e controle de tráfego de trânsito, de áreas urbanas da Capital e das cidades do interior do Estado. Em parceria com empresas privadas de automóveis, a Gerência de Educação para o Trânsito do Detran participou da organização de um evento em homenagem ao dia do motociclista promovido pela empresa, bem como uma mobilização educativa e social na Praia da Graciosa, em Palmas, onde sensibilizou órgãos parceiros sobre segurança no trânsito.

COMPARTILHE:


Confira também:


Palmas

CarnaPraça tem programação de três dias e atrações nacionais

Por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado apoia evento que tem início nesta sexta.

Ageto

Governo realiza manutenção do acesso ao ponto turístico da Lagoa do Japonês

O trecho é caminho para a Lagoa do Japonês, um dos principais pontos turísticos do estado, na região sudeste.


Segurança

Governador Carlesse viabiliza horas extras e PM e Bombeiros terão mais efetivo nas ruas

Medida visa melhorar a qualidade do serviço de Segurança Pública oferecido pela população


Assembleia

Projeto que contempla o esporte é destacado por parlamentar

A ação beneficia mais de quatro mil crianças e adolescentes com aulas gratuitas de atletismo, dança, futebol, futsal, karatê e society. O objetivo é estimular a prática esportiva e promover inclusão e cidadania.


ALETO

Assembleia aprecia emenda à MP que instituiu o Fundo Rotativo do Sistema Penitenciário


Tocantins

Roteiros de ecoturismo garantem lazer para quem busca opções sem folia


Mudança

Davi Goveia Junior assume presidência da ATS


Palmas

Restaurante Ermenilde entra no ritmo do Carnaval com programação musical especial para a folia


Ocorrência

Polícia Civil apreende mais de 70 quilos de maconha na região norte da Capital


Meio Ambiente

Parceria entre órgãos ambientais e chacareiros resulta em restauração de área degradada



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira