Tuesday, 02 de June de 2020

GERAL


Albinismo

É importante conhecer para que se possa levantar a bandeira contra o preconceito

05 Aug 2009

Muitas pessoas até fazem idéia do que seja, mas poucos conhecem realmente o que é o albinismo e as dificuldades que os albinos enfrentam. O albinismo é uma característica genética que consiste na ausência de melanina, que é a responsável pela pigmentação. Albinos tendem a não ter pigmentação nos olhos, pele e pelos.

Para esclarecer melhor a população, um professor de São Paulo, Roberto Rillo Bíscaro, portador de albinismo, criou o blog http://albinoincoerente.blogspot.com/ onde reúne informações jornalísticas, científicas e histórias pessoas, com o intuito de combater a invisibilidade e o preconceito existentes. O professor também criou um canal no Youtube onde discute questões sobre o albinismo. “A necessidade desses veículos de divulgação da causa albina surgiu do fato de no Brasil não haver nenhum local na rede onde houvesse informação sobre albinismo num mesmo local”, explica. Roberto também se dedicou à divulgação da causa albina na intenção de reduzir o preconceito gerado em torno da disfunção. “Digo sempre que a familiaridade é caminho para a diminuição dos preconceitos”, comenta.

De acordo com o professor Roberto, as dificuldades enfrentadas pelos portadores de albinismo são inúmeras. Em primeiro lugar, o professor menciona o que chama de “invisibilidade”. Segundo ele, não se tem dados de quantos albinos há no Brasil. “Somos esquecidos pelo IBGE. É importante sabermos isso para delinearmos o perfil socioeconômico dessa parcela populacional”, relata.

Outra dificuldade pontuada por Roberto e talvez a maior delas é o preconceito. Segundo ele, a discriminação geralmente começa bem cedo, na infância, quando são alvos de muitas agressões verbais, com apelidos. “Isso pode ter efeitos devastadores na auto-estima das pessoas, especialmente porque é durante a infância e adolescência que a pessoa se auto-define”, relata. O professor chama a atenção para a enorme quantidade de filmes que trazem personagens albinos como vilões, seres estranhos e malignos, dotados de poderes mágicos. “Não somos nada disso. Somos apenas gente sem pigmentação”, comenta.

Roberto relata ainda que existe dificuldade de inserção no mercado de trabalho devido ao preconceito de muitos empregadores que não aceitam as limitações visuais que muitos albinos possuem. “Estudo feito na Bahia pela professora Lilia de Azevedo mostra que muitas crianças albinas não concluem sequer o Ensino Fundamental por problemas de visão, uma vez que as escolas não estão preparadas para esse tipo de aluno. Então, sem qualificação alguma, fica ainda mais difícil inserir-se no mercado de trabalho”, lamenta. 

Outra grande dificuldade é a questão financeira. Segundo o professor, o portador de albinismo necessita de cuidados especiais. Para o albino, é indispensável o uso de protetor solar sempre, em qualquer estação ou dia, mesmo dias sem sol. Preferencialmente várias vezes ao dia. O uso de óculos também é indispensável. “O fato de o olho não possuir pigmentação nos torna muito sensíveis à luz e também nos provoca perda de acuidade visual, algumas vezes, quase total. Por isso, óculos de sol e óculos de grau são necessários. Ser albino não é muito barato, não!”, explica Roberto.

O professor também comenta da necessidade de o serviço público de saúde se responsabilizar em fornecer protetor solar a essas pessoas, “caso contrário, desenvolverão câncer de pele e isso sairá mais caro ainda aos cofres públicos”, avalia e acrescenta: “luto por uma representação mais positiva na mídia, a qual pode auxiliar bastante na disseminação de idéias mais corretas acerca do albinismo. Por exemplo, hoje as novelas abordam diversos temas sociais com todo tipo de personagens. Não seria maravilhoso um personagem albino que mostrasse os problemas enfrentados, mas que também mostrasse a possibilidade de se levar uma vida útil e interessante mesmo com albinismo? Digo sempre que a familiaridade é caminho para a diminuição dos preconceitos”, conclui.

 

Para quem quer conhecer mais sobre o tema, basta acessar:

http://albinoincoerente.blogspot.com/

Os links para acesso dos videos são:
 
Albinismo - Definição
http://www.youtube.com/watch?v=rMHXGrY5Wjg
 
Albinismo - Mitos
http://www.youtube.com/watch?v=7DGiPu-t1ck
 
Albinismo - Dificuldades e preconceito
http://www.youtube.com/watch?v=79sUFJgJLe0
 
Albinismo - Reivindicações
http://www.youtube.com/watch?v=GmqPHCOmCI0

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Campanha de vacinação contra Influenza foi prorrogada até o dia 30 de junho

Meta tocantinense é vacina 375.628 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários

Pandemia

Tocantins confirma 175 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 4.345 casos no total, destes, 1.431 pacientes estão recuperados, 2.838 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 76 pacientes foram a óbito.



Violência Sexual

Cidadania e Justiça alerta para a preocupante redução das denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes

Diminuição no número de denúncias preocupa órgãos de defesa das crianças e dos adolescentes no cenário atual de pandemia do novo Coronavírus, quando as crianças estão convivendo mais com seus possíveis violadores


Pandemia

Unidades da Segurança Pública realizam higienização preventiva para o combate da Covid-19

O secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, assegurou que as medidas de higienização continuarão sendo realizadas enquanto houver risco de contaminação pela Covid-19.


Coronavírus

Lacen recebe doações da Embrapa Pesca e Aquicultura para aumentar diagnósticos da Covid-19

Várias entidades públicas e privadas entram na luta contra a Covid-19, no Tocantins, a Embrapa empresta equipamento para ampliar diagnósticos.


Pela Web

Sebrae e Prefeitura de Palmas realizam Audiência Pública do Plano Municipal de Turismo


100% Digital

Agroecologia e Desenvolvimento sustentável são abordados na Agrotins 2020 100% Digital


SES

Secretaria de Estado da Saúde emite nota técnica sobre testes rápidos da Covid-19 em farmácias


Segurança

Secretaria da Segurança Pública entrega nova sede administrativa e operacional do Ciopaer


Pandemia

Tocantins abre credenciamento para empresas que ofereçam serviços de leitos de UTI


Campo

Realização da Agrotins 2020 100% Digital é marco na comunicação do Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira