Monday, 18 de November de 2019

GERAL


CGE

Estudantes de Palmas visitam a Controladoria e participam de programação do Projeto Educação para a Transparência

17 Oct 2019    11:44    alterado em 17/10 às 11:44
Estudantes de Palmas visitam a Controladoria e participam de programação do Projeto Educação para a Transparência

Alunos das escolas estaduais Rachel de Queiroz e Vale do Sol, de Palmas, estiveram na manhã dessa quarta-feira, 16, em visita à Controladoria-Geral do Estado (CGE). A ação faz parte do Projeto Educação para a Transparência realizado pela CGE, por meio da Diretoria de Ouvidoria, Transparência e Controle Social. O objetivo é promover o acesso dos estudantes aos instrumentos de controle interno, corregedoria e transparência pública com vistas ao fortalecimento do controle social e da cidadania.

No auditório da CGE foi feita uma apresentação breve sobre o que cada setor realiza. Em seguida, foram feitas dinâmicas onde os estudantes puderam conhecer o funcionamento da Ouvidoria e as ferramentas de comunicação entre comunidade e Governo. Na ocasião, os estudantes também puderam tirar dúvidas sobre questões como fiscalização de irregularidades, gastos públicos, como encaminhar demandas, dentre outros temas. Finalizando a programação, os estudantes puderam conhecer cada um dos setores da CGE. 

“Ficamos muito contentes com a participação dos jovens, pois estamos contribuindo para a formação de cidadãos conscientes. É uma oportunidade também de troca de saberes, pois não só estamos levando conhecimento sobre as formas de controle social para eles como também aprendendo sobre a realidade escolar”, destaca Senivan Almeida de Arruda, secretário-chefe da CGE.


Parceria

O projeto é uma parceria com a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), através do Observatório dos Adolescentes que atua na gestão em direitos da criança e adolescentes. “Com certeza os alunos vão levar todo o conhecimento adquirido hoje para suas escolas e vão poder atuar como multiplicadores da divulgação das ferramentas de transparência e controle social”, ressalta a técnica pedagógica da Seduc, Rosilene Pereira.

Para o estudante da Escola Estadual Rachel de Queiroz, Nairan Martins Moreira, a visita serviu para ter conhecimento sobre as possibilidades de atuação cidadã em sua comunidade. “Foi muito bom conhecer esse trabalho tão bem detalhado realizado pela CGE que passa por tantos crivos. É muito importante saber que tem pessoas trabalhando na fiscalização das diversas irregularidades que vemos na nossa sociedade”, comenta.

O Projeto Educação para Transparência atendeu em sua primeira fase cerca de 80 estudantes do ensino médio da rede estadual, dos colégios São José e Castro Alves, de Palmas. Nessa segunda fase do projeto ainda serão atendidos estudantes das escolas estaduais Ipês, Santa Fé e Beira Rio, de Palmas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Receita paga hoje as restituições do 6º lote do Imposto de Renda

O lote contempla também restituições dos exercícios de 2008 a 2018

Economia

Com Selic em queda, poupança pode passar a render menos que a inflação

Outro fator é a redução de recursos para o financiamento habitacional. Atualmente, 65% dos recursos de poupança são destinados aos financiamentos habitacionais.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira