Monday, 19 de November de 2018

GERAL


Educação

Evento de abertura do semestre letivo enfatiza importância da formação básica e educação para o trânsito

03 Aug 2018    10:25
ASCOM/Divulgação Evento de abertura do semestre letivo enfatiza importância da formação básica e educação para o trânsito A Banda Mirim se apresentou na abertura do ano letivo

Realizada nesta quinta-feira, 02, na ETI Padre Josimo, a cerimônia oficial de retorno dos mais de 38 mil alunos da rede municipal de ensino às atividades pedagógicas contou com uma diversificada programação que enfatizou a apresentação de atividades extraclasse pelos estudantes, a educação para o trânsito seguro e a importância da formação básica para as futuras escolhas profissionais. O evento foi transmitido ao vido para as demais unidades de ensino via Facebook.

 


A abertura teve a execução do Hino Nacional pela Banda Mirim da Guarda Metropolitana de Palmas. Já no auditório, lotado pela comunidade escolar, aconteceram as apresentações do coral e da turma de dança da escola Padre Josimo. Na sequência, o administrador Rogério Ramos apresentou sua obra Ramos da Administração, que traz um panorama de atuação do administrador em tempos de inovações tecnológicas. “É um momento oportuno, pois estes alunos estão escolhendo e planejando suas carreiras”, disse, enfatizando que a temática do livro diz respeito a muitas outras atividades profissionais que já são influenciadas pela revolução tecnológica atualmente vivenciada pela sociedade.

 


Representando a prefeita Cintia Ribeiro, o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Mantoan, ressaltou o investimento da ordem de R$ 23 milhões em todas as unidades de ensino em termos de obras, mobiliário e equipamentos. “Estivemos trabalhando inclusive durante as férias escolares para garantir o acesso a este direito fundamental que é a educação”, disse o secretário em nome da prefeita.

 


Aluna da ETI Padre Josimo presente na cerimônia, Bianca Larissa Rodrigues, informa que está na escola desde o primeiro ano e pretende cursar psicologia. “Estou muito feliz por voltar ao contato com os professores e colegas desta escola, que já contribui até para que eu escolhesse a carreira a seguir”, disse.

 


Educação para o trânsito

 


Antes mesmo do início do evento, já acontecia a campanha sobre educação para o trânsito promovida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a Gerência de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu), na faixa de pedestre da ETI Padre Josimo, na Avenida NS 01.

 


Aluna do 8º ano na ETI Anísio Teixeira, gerida em parceria entre a Prefeitura de Palmas e a PRF, Maria Caroline Almeida, explicou que a educação para o trânsito inclui o uso correto dos equipamentos para a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres. “Aprendemos que a conscientização de todos pode baixar os índices de acidentes de trânsito, e buscamos repassar estas informações para a comunidade”, disse.

 


A segurança também foi a motivação para a presença de seis motoclubes de Palmas no evento. Além da exposição das belas máquinas, Nilo Roger explica que os ativistas querem chamar a atenção para um grave problema que ainda persiste: o uso de linha chilena ou cerol para soltar pipas e papagaios. “O risco de morte é grande para os motociclistas, mas esta prática irresponsável pode atingir ciclistas e mesmo pedestres. Crianças e adultos podem se divertir em segurança evitando estas linhas”, considerou.

 


Rede municipal de educação

 


A da rede municipal de educação de Palmas conta com 74 escolas e 29 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Dessas unidades educacionais, as cinco escolas do campo da Capital retornam somente na próxima segunda-feira, 06. São elas: ETI Aprígio Thomas de Matos (TO-010 Km 18), ETI João Beltrão (TO-020 Taquaruçu Grande), ETI Luiz Nunes (Buritirana), ETI Marcos Freire (Assentamento São João) e ETI Sueli Reche (TO-030 Km 25 em Taquaruçu).

 


Além dessas escolas do campo, outras cinco unidades educacionais retornam as aulas somente dia 6 de agosto, devido obras de reforma, manutenção e ampliação. São elas: Cmei Cantinho da Alegria (Santa Bárbara), Escola Lúcia Sales (Taquari), ETI Anísio Teixeira (Bertaville), Escola Maria Verônica (Aureny IV).

 


COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

21

PARABÉNS!
PARABÉNS!

22

BOM
BOM

22

AMEI!
AMEI!

22

KKKK
KKKK

31

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

21

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

18

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

formação básica importancia evento

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Saúde

Médicos formados no exterior tentam validar diploma no Brasil

No último dia 14, o governo de Cuba informou que deixará de fazer parte do programa Mais Médicos.

Tocantins

ATM diz que há enorme preocupação diante da saída dos médicos cubanos

De acordo com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), atualmente são 8.500 médicos cubanos atuando na Estratégia Saúde da Família e na Saúde Indígena no Brasil.




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira