Sunday, 27 de September de 2020

GERAL


Adapec

Fiscais da Adapec apreendem 10 toneladas de pescado clandestino

08 Aug 2020
Fiscais da Adapec apreendem 10 toneladas de pescado clandestino

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apreenderam 10 toneladas de pescado clandestino e acondicionado de maneira imprópria, na barreira fixa de Serra Geral, localizada no município de Ponte Alta do Bom Jesus. A origem da carga era Santarém-PA, com destino a Xique- Xique-BA. O proprietário foi multado em R$ 4,5 mil, e os peixes apreendidos foram inutilizados no aterro sanitário de Dianópolis, nesta sexta-feira, 7.

 

De acordo com o inspetor de defesa agropecuária da Adapec, Ricardo Matarazzo, durante a fiscalização rotineira constatou-se que se tratava de pescado eviscerado, juntamente com pescado não eviscerado, das espécies mapará e mandira. “Estavam acomodados a granel, espalhados no assoalho sujo e em contato direto com as paredes do baú, potencializando o risco à saúde pública. Já que o correto era estar dentro de caixas para evitar contaminação”, explicou.

 

Outro agravante é que não havia registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), necessários para trânsito interestadual. “O condutor foi orientando sobre a obrigatoriedade de inspeção oficial para comercialização desses produtos, além dos selos disponíveis e sua abrangência territorial”, afirmou o inspetor.

 

O pescado é altamente perecível, quando não inspecionado traz riscos à saúde, pois pode estar contaminado com metais pesados, agrotóxicos e outros contaminantes, principalmente, se for oriundos de lagos e rios com alto índice de poluição ou com presença de garimpos e uso indiscriminado de agroquímicos.

 

A ação contou com o apoio da Polícia Militar de Dianópolis e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

 

Alerta

O gerente de inspeção da Adapec, Antônio Caminha, explica que anualmente uma em cada 10 pessoas adoecem por doenças transmitidas por alimentos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), e que consumir um produto sem inspeção o consumidor corre o risco de se contaminar com bactérias, principalmente por Salmonella, Escherichia coli e Staphylococcus), causadoras de diarreia, vômito e infecção que pode levar a morte.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 548 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 202.402 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.516 casos confirmados. Destes, 50.017 pacientes estão recuperados, 15.582 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 917 pacientes foram a óbito.

Eleições 2020

Prefeita Cinthia registra candidatura e defende implantação de hospital municipal no Plano de Governo

A coligação “Palmas Só Melhora!”, liderada pela Prefeita Cinthia, apresentou o Plano de Governo com um detalhado diagnóstico da Capital, com soluções para os principais desafios para os próximos anos, considerando a pandemia da Covid-19.


Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado

Os projetos aprovados incentivam a geração novos de postos de trabalho, além de contribuir com a economia, bem como aumentar a arrecadação do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira