Tuesday, 02 de June de 2020

GERAL


Beneficiosos

Governador determina aquisição de alimentos para estudantes da rede estadual

23 Mar 2020

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, determinou nesse domingo, 22, a aquisição e entrega de alimentos aos estudantes da rede estadual de ensino, tendo em vista a privação de alimentação escolar decorrente da suspensão de aulas, decretada como parte das medidas de combate à proliferação da Covid-19 (novo coronavírus) no Tocantins. Conforme destacou, a alimentação na escola é, para muitos, a principal refeição do dia e a ausência desta pode acarretar prejuízos nutricionais a milhares de estudantes.

“Tem muitos estudos que mostram que a desnutrição, ou nutrição inadequada, pode gerar uma série de outros problemas de saúde que afetam ainda mais o sistema público. O momento agora é de cuidar das pessoas, fazer com que nossas crianças e jovens mantenham sua imunidade alta. Por isso, estamos determinando uma força-tarefa para garantir o acesso à alimentação, por meio da aquisição de alimentos e distribuição às famílias”, frisou o Governador.

Serão cerca de 100 mil kits de alimentos, que atenderão às famílias de todos os alunos da rede estadual de ensino, com um investimento de cerca de R$ 6 milhões, oriundos do Tesouro Estadual.

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) já adotou todos os procedimentos necessários para adquirir os alimentos. De acordo com a gestora Adriana Aguiar, os diretores escolares receberão todas as orientações de como deverá se dar a distribuição, sempre primando pelo cuidado e cumprimento das determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) relativas à pandemia do novo coronavírus.

Distribuição dos kits

A logística que está sendo preparada prevê que, para os estudantes que residem na zona urbana, os kits serão entregues nas unidades escolares, ao passo que, para os alunos da zona rural, será utilizado o transporte escolar para fazer a entrega dos alimentos nas rotas onde embarcam diariamente.

Para tanto, a Seduc vai orientar as equipes gestoras das escolas e as Diretorias Regionais de Educação a organizarem a distribuição de forma a não gerar qualquer tipo de aglomeração e ainda com toda proteção higiênica. "Compreendemos que muitas famílias já estejam enfrentando dificuldades financeiras, mas reforço que é necessário que todos aguardem o anúncio das datas de retirada dos kits. Não mediremos esforços para que isso ocorra no menor prazo possível”, frisou Adriana Aguiar, reforçando que as informações sobre data de entrega serão amplamente divulgadas, utilizando todos os canais de comunicação disponíveis, dentre os quais, as rádios públicas e comunitárias.

Alimentação que já estão nas escolas

A Secretaria também vai orientar aos diretores escolares que realizem um levantamento acerca do quantitativo e datas de validade dos alimentos que haviam sido adquiridos para a merenda escolar antes da suspensão das aulas. A proposta é que estes alimentos também sejam organizados em kits para serem entregues a estudantes que se encontrem em situação de maior vulnerabilidade. "Com isso, seguimos a orientação do Governador Mauro Carlesse de evitar o desperdício dos alimentos e atender às famílias mais necessitadas", frisou a gestora.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Campanha de vacinação contra Influenza foi prorrogada até o dia 30 de junho

Meta tocantinense é vacina 375.628 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários

Pandemia

Tocantins confirma 175 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 4.345 casos no total, destes, 1.431 pacientes estão recuperados, 2.838 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 76 pacientes foram a óbito.



Violência Sexual

Cidadania e Justiça alerta para a preocupante redução das denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes

Diminuição no número de denúncias preocupa órgãos de defesa das crianças e dos adolescentes no cenário atual de pandemia do novo Coronavírus, quando as crianças estão convivendo mais com seus possíveis violadores


Pandemia

Unidades da Segurança Pública realizam higienização preventiva para o combate da Covid-19

O secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, assegurou que as medidas de higienização continuarão sendo realizadas enquanto houver risco de contaminação pela Covid-19.


Coronavírus

Lacen recebe doações da Embrapa Pesca e Aquicultura para aumentar diagnósticos da Covid-19

Várias entidades públicas e privadas entram na luta contra a Covid-19, no Tocantins, a Embrapa empresta equipamento para ampliar diagnósticos.


Pela Web

Sebrae e Prefeitura de Palmas realizam Audiência Pública do Plano Municipal de Turismo


100% Digital

Agroecologia e Desenvolvimento sustentável são abordados na Agrotins 2020 100% Digital


SES

Secretaria de Estado da Saúde emite nota técnica sobre testes rápidos da Covid-19 em farmácias


Segurança

Secretaria da Segurança Pública entrega nova sede administrativa e operacional do Ciopaer


Pandemia

Tocantins abre credenciamento para empresas que ofereçam serviços de leitos de UTI


Campo

Realização da Agrotins 2020 100% Digital é marco na comunicação do Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira