Tuesday, 24 de November de 2020

GERAL


Reunião

Governador participa de reunião com Ministro do Meio Ambiente e governadores da Amazônia Legal em Brasília

21 Nov 2019
Divulgação Governador participa de reunião com Ministro do Meio Ambiente e governadores da Amazônia Legal em Brasília

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, juntamente com os governadores dos estados que integram a Amazônia Legal, participaram nessa quarta-feira, 20, de uma reunião com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em Brasília. O objetivo principal do encontro foi discutir medidas de combate ao desmatamento na Amazônia.

O Governador apresentou as ações que o Estado tem feito para garantir a preservação do meio ambiente, ações estas que tiveram resultados positivos, deixando o Tocantins em destaque em comparação com os outros estados da região Norte."O Tocantins está fazendo o seu dever de casa e conseguiu reduzir 16% do desmatamento no último ano e foi o segundo Estado que menos desmatou na região. Precisamos agora de recursos e investimentos para ampliar as ações ambientais".

Ainda durante a reunião, outros assuntos importantes como programas de regularização fundiária, incentivo à projetos de bioeconomia, além de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) e ações de fortalecimento e combate às atividades ilegais, também foram debatidos.

O ministro Ricardo Salles defendeu o alinhamento permanente das ações do Governo Federal com as iniciativas estaduais e ressaltou a importância do esforço conjunto na busca pela utilização responsável e sustentável dos recursos naturais da região Amazônica. 

Fundo Petrobrás

Durante coletiva de imprensa realizada no evento foi anunciado que os recursos do Fundo Petrobrás de cerca R$ 430 milhões serão distribuídos para prevenção, fiscalização e combate aos desmatamentos e incêndios na região Amazônica. 

Diante disso os governadores se reuniram com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para esclarecer as modalidades desses recursos e solicitar que os repasses sejam feitos de forma direta aos estados.

Redução do desmatamento no Tocantins

De acordo com dados do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes), divulgados nessa segunda-feira, 18, o Estado do Tocantins reduziu o desmatamento em 16%, entre 2018 e 2019.

As estatísticas do Prodes apontam também a redução do desmatamento no período entre 2017 e 2019. No ano de 2017, a supressão da vegetação nativa para uso alternativo do solo, ou seja, para atividades relativas à agropecuária, por exemplo, foi de 3,1 mil hectares. No ano de 2018, foi de 2,5 mil hectares e, em 2019, reduziu para 2,1 mil hectares.

COMPARTILHE:


Confira também:




Segurança

Polícia Civil do Tocantins deflagra segunda fase da operação Rosetta contra membros de organização criminosa

Estão sendo cumpridos 22 mandados de prisão preventiva e 32 mandados de busca e apreensão em cidades do Tocantins, Rio Grande do Sul e São Paulo.


Visita

Governador em exercício recebe primeira militar do Tocantins a ser selecionada para Missão de Paz da ONU

Militar desde 2005, a capitã Louise destacou a importância do apoio que recebeu da PM


Saúde

Tocantins contabilizou 100 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 250.785 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 79.612 casos confirmados. Destes, 72.208 pacientes estão recuperados 6.256 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.148 pacientes foram a óbito.


Neste domingo

Tocantins contabilizou 98 novos casos confirmados da Covid-19, sendo 31 das últimas 24h


Eleições 2020

Diplomação dos eleitos no Tocantins será realizada por videoconferência


Coletivo N.S.L.O.

Acordes e talentos dos quatro cantos do Brasil dialogam com público em live musical


Tocantins

Fórum Estadual de Mudanças Climáticas reúne titulares por videoconferência em sua 12ª Reunião Ordinária


Assembleia

Eduardo do Dertins assume interinamente a Presidência da Aleto


Aleto

Elenil questiona portaria que torna obrigatória vistoria para 1º emplacamento de carro zero km no Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira