Wednesday, 12 de August de 2020

GERAL


Jalapão

Governo do Tocantins adia reabertura do Parque Estadual do Jalapão

14 Jul 2020
Divulgação Governo do Tocantins adia reabertura do Parque Estadual do Jalapão

O Governo do Tocantins decidiu nessa segunda-feira, 13, adiar, por tempo indeterminado, a reabertura do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) para visitação turística. A medida foi anunciada pelo secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços e presidente da  Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, e pelo secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini.


O secretário Tom Lyra publicou um vídeo em que destacou que a medida foi tomada com base na manifestação contrária dos prefeitos de Ponte Alta, Mateiros e São Félix, que compõe a região do Jalapão, pela não reabertura do local para visitações turísticas. “O governador Mauro Carlesse recebeu a notícia de que os prefeitos não suspenderão os seus decretos para acompanhar o decreto de reabertura do Parque Estadual do Jalapão do Governo do Tocantins, a partir do dia 19 de julho de 2020”, informou.

“O Governador recebeu esta notícia com muita satisfação, e destacou que todos os protocolos que foram enviados para o Governo do Tocantins pelas associações Ajaca [Associação Jalapoeira de Condutores Ambientais], ATTR [Associação Tocantinense de Turismo Receptivo], Abrasel [Associação Brasileira de Bares e Restaurantes], Abav [Associação Brasileira de Agências de Viagens], e pelas prefeituras de São Félix, Mateiros, e Ponte Alta, estavam todos adequados, ao entendimento do Governador, dos protocolos aceitos pela Secretaria de Estado da Saúde bem como da Organização Mundial de Saúde”, complementou o secretário Tom Lyra.

O secretário Tom Lyra afirmou que o Governo do Tocantins só voltará a tratar deste assunto novamente quando “os quadros da Covid-19 apontarem para uma maior segurança com protocolos adequados”.

Em sua fala no vídeo, o titular da Secretaria de Estado da Saúde, Edgar Tollini, reiterou a responsabilidade social do governador Mauro Carlesse com a população tocantinense neste momento de pandemia. “Discutimos hoje [segunda-feira] e vimos que a saúde sanitária neste momento é mais importante. Queremos deixar claro que tanto o Governador como a Secretaria de Estado da Saúde se preocupa com o cidadão tocantinense com a forma de assistência que vai ser prestada a ele”, garantiu.

Entenda

O Governo do Tocantins estava discutindo a reabertura do Parque Estadual do Jalapão com os municípios da região e também com o trade turístico. Para a reabertura do parque, uma série de protocolos de segurança deveriam ser obedecidos, além da instalação de barreiras sanitárias, e ainda, o treinamento dos profissionais ligados ao setor sobre a implementação dos protocolos.

A proposta inicial era que os atrativos do PEJ controlados pelo Governo do Tocantins – Cachoeira da Velha/Prainha, Dunas e Serra dos Espírito Santo – poderiam ser reabertos aos turistas a partir do dia 19 de julho (próximo domingo). Com a decisão divulgada nessa segunda-feira, 13, as visitações turísticas seguirão suspensas.

Em março, logo após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar pandemia do novo Coronavírus, o governador Mauro Carlesse editou um decreto no qual suspendeu, por tempo indeterminado, as visitas aos parques estaduais do Jalapão; do Cantão; e de Lajeado, além do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas, que são administrados pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Na ocasião, a determinação considerou a recomendação do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em reduzir o contato social para evitar a proliferação do vírus, uma vez que os locais recebem turistas advindos de muitas regiões do país com foco avançado de proliferação do Covid–19 e até mesmo de fora do Brasil.

Situação da pandemia nos municípios

De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pela SES nessa segunda-feira, 13, dos três municípios citados, apenas o de Ponte Alta possui [15] casos registrados de pessoas infectadas pela Covid-19. Em Mateiros e São Félix não há registros de pacientes com o novo Coronavírus.

Ainda conforme o Boletim Epidemiológico, não houve registro de nenhum óbito nos três municípios que compõem a região do Jalapão. (Fonte:Ascom). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Entrega de Casas

Residencial Jardim Vitória I: entrega oficial das chaves aos novos moradores tem início nesta quinta-feira, 13

Para evitar aglomeração, equipe da Secretaria Municipal de Habitação fará entrega das chaves a cada família de porta em porta

Pandemia

Tocantins registra 759 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 33.047 casos no total, destes, 19.845 pacientes estão recuperados, 12.728 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 474 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira