Thursday, 29 de October de 2020

GERAL


Agrotins 2020

Governo do Tocantins apresenta tecnologias de sucesso da agricultura de baixa emissão de carbono na Agrotins 100% Digital

22 May 2020
Divulgação Governo do Tocantins apresenta tecnologias de sucesso da agricultura de baixa emissão de carbono na Agrotins 100% Digital

Com o objetivo de incentivar os produtores rurais a adotarem práticas agrícolas sustentáveis, promovendo a segurança alimentar e ao mesmo tempo preservando o meio ambiente,  com a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, o Governo do Tocantins desenvolve, em todo o Estado, a Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, mais conhecido como Plano ABC.

Por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins ( Ruraltins), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa),  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)  e demais parceiros, as tecnologias apoiadas pelo ABC são aplicadas por um grupo de técnicos capacitados, sendo os extensionistas do Ruraltins os responsáveis pela condução da maioria das Unidades de Referência Tecnológica implantadas nos municípios tocantinenses.

Localizada na zona rural de Palmas, no Vão do Lajeado, a Fazenda Mãe Maria, do produtor Waldemir Justino Mendes, é uma dessas propriedades rurais. Assistida pela zootecnista Rosiane Aires da Luz, vem alcançando melhorias significativas na pastagem com as técnicas do pastejo rotacionado, denominado Balde Cheio, dentro do Plano ABC/Leite.

“Há dez meses o produtor recebe o nosso acompanhamento, visando a otimização da pastagem para o desenvolvimento da pecuária leiteira. No início,  fizemos o diagnóstico para saber o que seria implantado e de que forma. Como na propriedade o capim Brachiara já estava consolidado, resolvemos mantê-lo, planejando a recuperação da pastagem com calagem e adubação. A área escolhida para isso foi 0,8 hectare, onde implantamos o sistema de piquetes para a pastagem. Paralelo a esse trabalho, em outra parte da propriedade, em uma área de 0,3 hectare, entramos com a cana de açúcar, que servirá de nutrição para os animais, pois enriquecida com a ureia se torna uma boa opção de alimentação no período da seca, reduzindo custos na propriedade”, explica a técnica.

Os investimentos iniciais na propriedade já são perceptíveis, conforme relata o produtor Waldemir Justino. “Seguindo as recomendações, o capim melhorou muito se compararmos como era antes e agora. O manejo dos animais também está mais fácil, pois o pasto ficou perto de casa. Fizemos 28 piquetes que já apresentam resultados. O meu objetivo inicial não é aumentar tanto a produção de leite, mas sim diminuir os custos e manter a produção na seca, por isso esse projeto é o ideal. Estou muito satisfeito com os resultados até agora”, avalia o produtor.

“O Ruraltins por meio do Convênio Plano ABC vem realizando capacitações modulares e de maneira contínua com o principal objetivo de termos técnicos extensionista qualificados que possam levar ao produtor uma assistência de excelência. Os resultados já surgem quando vemos a propriedade avançando em termos de gestão de dados, otimização do uso das áreas e aumento da produtividade”, ressalta Marla Guedes, engenheira florestal e coordenadora do Plano ABC, no Ruraltins.  

Balde Cheio

O Balde Cheio é um projeto de transferência de tecnologia em pecuária de leite liderado pela Embrapa e executado em parceria com diversas instituições em vários estados do país. No Tocantins, foi retomado em 2019 e periodicamente conta com capacitações teóricas e visitas de acompanhamento em propriedades rurais.

Plano ABC

O Tocantins atualmente é referência nacional na aplicação das práticas do Plano ABC, que é composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação, e ainda um último programa com ações de adaptação às mudanças climáticas tais como: Recuperação de Pastagens Degradadas; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs); Sistema Plantio Direto (SPD);  Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN); Florestas Plantadas; Tratamento de Dejetos Animais  e Adaptação às Mudanças Climáticas.

A abrangência do Plano ABC é nacional e seu período de vigência é de 2010 a 2020, sendo previstas revisões e atualizações em períodos regulares não superiores há dois anos, para readequá-lo às demandas da sociedade, às novas tecnologias e incorporar novas ações e metas, caso se faça necessário.

Agrotins Digital

O trabalho desenvolvido na Fazenda Mãe Maria será uma das ações desenvolvidas pelo Ruraltins e parceiros a fazer parte da programação da Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2020 100% Digital. Com o tema Cerrado Sustentável, esse grande evento ocorrerá entre os dias 27 e 29 de maio.

A Agrotins é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), e parceiros, dentre eles o Ruraltins, que juntos preparam uma vasta programação para os três dias de evento. Serão mais 40 horas de programação ao vivo com palestras, workshops e leilões virtuais.

Para conferir as experiências de sucesso basta acessar a plataforma www.agrotins.to.gov.br e se inscrever, que diariamente serão compartilhados conteúdos voltados para a Agrotins 2020.

Mais informações sobre o Plano ABC podem ser obtidas nos escritórios do Ruraltins ou pelo telefone 3218.3143, na sede central em Palmas. 


COMPARTILHE:


Confira também:


Perspectiva

Confiança do empresário do comércio palmense volta a subir em outubro

A maior parte dos entrevistados (88,1%) disseram possuir a expectativa de aumentar o número de funcionários, o que também traz esperança a milhares de desempregados.

Meio Ambiente

Naturatins autua BRK Ambiental em mais de 8 milhões de reais por poluição ambiental

As autuações contra a BRK ambiental ocorreram em virtude de a empresa lançar de forma irregular efluentes nos recursos hídricos do Estado do Tocantins, acima dos padrões exigidos pela legislação ambiental.


Região Central

Em Lajeado, Polícia Civil prende em flagrante suspeitos de roubo e estupro

O roubo foi praticado pelos vizinhos das vítimas. Além da subtração de objetos, os suspeitos teriam estuprado a mulher.


22º BI

22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro comemora 25 anos de criação

O batalhão foi criado por meio da Portaria Ministerial nº 077, de 27 de outubro de 1995, e designado herdeiro das tradições do extinto 22º Batalhão de Infantaria Motorizado (22º BIMtz), localizado na cidade de Barra Mansa, no estado do Rio de Janeiro.


Aleto

CCJ da Assembleia Legislativa analisa projetos para pandemia


Aleto

Projeto de Lei do deputado Valdemar Júnior cria Semana Estadual de Conscientização, proteção e orientação sobre a Síndrome de Rett


GT

Grupo de Trabalho-Terminais debate projeto de Concessão dos Terminais Rodoviários do Estado


Eleições 2020

Na Fecomércio, Prefeita Cinthia apresenta propostas de retomada da economia pós-pandemia


Interior

Carlesse autoriza recuperação de estradas vicinais e Colégio Militar de Cristalândia


TO Seguro

Empreendedores do Jalapão aderem ao TO Seguro para garantir a saúde dos turistas e trabalhadores do setor



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira