Saturday, 06 de June de 2020

GERAL


Comemoração

Governo do Tocantins promove ‘live’ musical para homenagear os 31 anos de Palmas

19 May 2020
Divulgação Governo do Tocantins promove ‘live’ musical para homenagear os 31 anos de Palmas

Palmas, caçula de todas as capitais do País, festeja seus 31 anos nesta quarta, 20 de maio. Para prestar sua homenagem, o Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), realizará uma ‘live’ com três representantes da música tocantinense: Braguinha Barroso, Nacha Moretto e Genésio Tocantins. O show será transmitido ao vivo, a partir das 18 horas, pelas redes sociais do Governo, Instagran e Youtube, além da rádio 96 FM Unitins, diretamente do auditório do Memorial Coluna Prestes.

De acordo com o presidente da Adetuc e secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, a apresentação respeitará todas as orientações médicas para resguardar a segurança dos artistas e equipe de apoio. “A intenção do governador Mauro Carlesse é, por meio destes artistas, homenagear todos aqueles que escolheram a nossa Capital para viver. Juntos, estamos construindo uma bela trajetória”, reitera.

A apresentação contará com vídeo de abertura do governador Mauro Carlesse, mestre de cerimônias, o jornalista Marciley Dias, interpretação do Hino de Palmas e de sucessos dos artistas que prometem emocionar o público em suas residências.

A cidade

Até a divisão dos estados de Goiás e Tocantins - aprovada na Assembleia Constituinte de 1988 –, a área hoje ocupada pela Capital era dividida entre três fazendas e fazia parte do município de Porto Nacional. Mas em apenas um ano daria vida a uma cidade bela, inaugurada em 20 de maio de 1989 e que ao longo do tempo se tornaria conhecida por sua organização e inúmeros potenciais. A população palmense é formada por gente de todos os cantos do País, cerca de 299 mil habitantes, segundo estimatica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Palmas é caracterizada pelo planejamento. Possui traçado em forma de cruz, formada por duas largas avenidas, Theotônio Segurado e Juscelino Kubitscheck (JK) – homenageando o primeiro governante a defender a autonomia do antigo norte goiano, há dois séculos, e o criador de Brasília –, tendo a Praça dos Girassois ao centro.

A Praça dos Girassois, cartão postal da cidade, é a maior praça da América Latina e reúne um complexo arquitetônico com as sedes dos três poderes públicos estaduais, o Palácio Araguaia (Executivo), a Assembleia Legislativa (Legislativo) e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (Poder Judiciário), além de boa parte das Secretarias de Governo.

Outros equipamentos estaduais que tão bem representam o Capital se encontram na praça. É o caso do Memorial Coluna Prestes, obra assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e que homenageia a passagem da Coluna Prestes pelo território tocantinense entre os anos de 1920 e 1930. Ao seu lado, o Monumento 18 do Forte lembra a revolta militar ocorrida no Rio de Janeiro, em 1922.

Outro atrativo turístico e histórico da cidade, no momento fechado em função do controle de aglomerações para evitar a transmissão da Covid-19, é o Museu Histórico do Tocantins, o Palacinho, primeiro edifício construído em Palmas e primeira sede do Poder Executivo do Tocantins. Construída em madeira, a edificação passou por revitalização e foi entregue à população em novembro do ano passado.

COMPARTILHE:


Confira também:


Eleições

Nova data das eleições municipais será decidida em junho

Luís Roberto Barroso fala à Agência Brasil sobre o próximo pleito


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira