Sunday, 05 de April de 2020

GERAL


Trânsito

Governo melhora serviços oferecidos pelo Detran e prepara lançamento de aplicativo

03 Feb 2020
Félix Carneiro/Governo do Tocantins Governo melhora serviços oferecidos pelo Detran e prepara lançamento de aplicativo Com as melhorias, Detran conseguiu reduzir tempo de espera dos usuários

O Governo do Tocantins prepara para disponibilizar aos usuários, credenciados e parceiros do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Tocantins (Detran) uma gama maior de serviços que possam ser feitos de forma on-line, agilizando os processos e reduzindo o tempo de espera em filas ou para receber documentos.

As propostas que vêm sendo colocadas em prática integram o Plano de Governo que foi entregue pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse, à Justiça Eleitoral durante as eleições de 2018.

Detran na Palma da Mão

Uma das principais inovações que será apresentada neste primeiro semestre de 2020 será o aplicativo Detran na Palma da Mão, que disponibilizará informações gerais do órgão, como endereço e localização de todos os postos de atendimento, notícias, contatos, dúvidas e tabelas de taxas.

O principal serviço oferecido pelo aplicativo será a abertura de alguns processos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Haverá ainda a possibilidade de gerar boletos e o acesso à pesquisa de pontuação da CNH, multas e taxas referentes a veículos.

Atualmente, diversos serviços já são oferecidos pelo Detran de forma on-line, em seu site (www.detran.to.gov.br), dentre eles a solicitação da segunda via; a abertura do processo para troca Definitiva ou da Renovação da CNH; a abertura de Processo para tirar a Permissão Internacional para Dirigir (PID); além de consultas e boletos na área de veículos/Carteira Nacional de Habilitação.

Tempo de atendimento foi reduzido

Desde o início da Gestão do governador Mauro Carlesse, o tempo de espera para o atendimento no Detran foi reduzido para uma média de 10 a 15 minutos, a partir do momento em que retira a senha.

Segundo o órgão, essa conquista só foi possível com a otimização dos processos, aumento no número de guichês e ampliação do horário de funcionamento da sede do Detran, Postos de Atendimentos e Ciretrans, que passaram a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas (com exceção de Luzimangues, Sítio Novo e Figueirópolis, onde a demanda é menor e o atendimento é realizado meio período).

Antes disso, apenas a sede e a unidade de Taquaralto funcionavam das 8 às 18 horas. As demais tinham horário reduzido para apenas um dos turnos, sendo que o horário exato alternava conforme a localidade.

O Governo também regularizou e agilizou o tempo de entrega da CNH passando para uma média de cinco dias, em Palmas e, de dez a 30 dias para o interior do estado. Já o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é impresso e entregue no ato da solicitação, após a identificação do pagamento das taxas e multas (caso haja).

Documentos Digitais

Outra medida que influenciará positivamente na entrega da CNH e do CRLV é a implantação dos documentos digitais. No caso do CRLV, não será mais necessário ir ao Detran para emitir o certificado de licenciamento, já que ele será baixado direto por meio de um aplicativo. Já a CNH ficará pronta assim que o usuário finalizar o processo no Detran. Os documentos digitais serão implantados ainda no 1º semestre de 2020.

Scanner de Placa Veicular

O Detran iniciou, a partir deste ano, a implementação da Placa Mercosul nos veículos registrados no Estado. Com o novo modelo, não haverá mais lacre, o QR Code estampado na placa será a medida de segurança, este QR Code é o scanner veicular.

Outras ações

Além do investimento em tecnologia, o Detran também tem se destacado na implementação de ações de educação para o trânsito e fiscalização. Em 2019, o Detran e a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) iniciaram um projeto que será implantado neste primeiro semestre de 2020.

O Governo licitou cartilhas de educação para o trânsito, que serão utilizadas junto com as disciplinas normativas. A intenção é a realização de um trabalho interdisciplinar, inserindo a educação para o trânsito no dia a dia do aluno e formando pessoas mais conscientes no trânsito. Com investimentos de R$ 5,7 milhões, o projeto será desenvolvido em todas as escolas da rede estadual do Tocantins.

Na parte da fiscalização, além das ações rotineiras, como as blitze, o Detran e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) renovaram um convênio existente entre as partes. Nos termos da cooperação técnica, foi firmado que o Detran disponibilizasse o acesso ao seu sistema e ao banco de dados para que a PRF possa realizar consultas e, também garante a colaboração da PRF com doação de bens ao órgão.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins tem agora 16 casos confirmados da Covid-19

De acordo com último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde agora são confirmados 16 casos de Covid-19 no Tocantins.

Saúde

Home Care Renascer oferece atendimento em saúde personalizado em Palmas

Composta por profissionais qualificados, o trabalho é voltado para preservar a saúde e segurança dos pacientes em suas residências, com os mesmos cuidados e critérios da internação hospitalar.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira