Wednesday, 20 de November de 2019

GERAL


Saúde

Governo promove mutirão no HGP com procedimentos em lesão de colo de útero

08 Oct 2019    10:10
Divulgação Governo promove mutirão no HGP com procedimentos em lesão de colo de útero

Com o intuito de zerar a fila de espera por procedimentos eletivos, um mutirão de conizações na prevenção do câncer de colo do útero foi promovido neste domingo, 6, no Hospital Geral de Palmas (HGP). A conização é o nome do tratamento cirúrgico que consiste na remoção de um fragmento do colo do útero (em forma de cone). Este procedimento é realizado em algumas mulheres com suspeita de câncer de colo de útero, com intuito de diagnosticar e tratar a lesão.  A iniciativa mobilizou a equipe da oncoginecologia, e equipe de apoio da unidade. No total foram 15 mulheres contempladas com a ação.

O mutirão faz parte da estratégia Opera Tocantins, criada pela Lei Nº 3.369/2018, que dá direito ao Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (Pagh-Cirúrgico) conferindo aos profissionais contemplados na norma, desde que atuem na realização do procedimento cirúrgico eletivo em horários que não coincidam com o cumprimento de sua jornada ordinária ou extraordinária, podendo o profissional atuar aos sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo e durante a semana inclusive em período noturno e madrugada.

“Este mutirão beneficiou várias mulheres na intenção de que elas não desenvolvam a doença e seja feito uma cirurgia curativa, diminuindo a proporção de menos limite no futuro reprodutivo e sexual. E vai  ser dado seguimento com acompanhamento ambulatorial para  um período mínimo de dois anos”, afirmou a médica ginecologista e obstetra Franciely Batista de Oliveira.

Segundo o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo “o Mutirão faz parte do Opera Tocantins e vem beneficiar as pacientes que aguardavam por este tipo de procedimento eletivo na nossa unidade. Nosso principal objetivo é zerar a fila de espera. O mutirão contou com uma equipe qualificada de profissionais dedicados à assistência destas pacientes”, destacou.

A Elivane Babosa veio do município de Paraíso do Tocantins, aguardava para fazer o procedimento. “Me ligaram me avisando do mutirão e foi bom, já vou fazer logo ”, afirmou.

A Senhora Ana Francisca da Gloria veio de Lizarda."Foi bom este mutirão, tranquilo e já vou para casa", declarou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Hospital de Amor

Com apoio de voluntários da AL, unidade do Hospital do Amor de Palmas será entregue em 2020

A construção do Hospital do Amor em Palmas está orçada em R$ 120 milhões e contempla três unidades: de diagnóstico, tratamento e de prevenção e pesquisa.

Refis 2019

Refis 2019 já negociou R$ 96,6 milhões, mas débitos ainda podem ser regularizados até 30 de novembro

O secretário de Finanças, Rogério Ramos alerta para que os contribuintes fiquem atentos para não perderem a oportunidade de negociar seus débitos e ficarem em dias com os tributos municipais.



Segurança

Carlesse busca mais recursos para Segurança Pública em audiência com ministro Moro

Reunião ocorrida nesta quarta-feira, 20, no Ministério da Justiça e Segurança Pública, serviu também para apresentação do plano de investimentos dos recursos já assegurados


Vestibular Unitins

Estão abertas as inscrições para primeiro vestibular do novo Câmpus da Unitins em Paraíso

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da instituição www.unitins.br. As provas serão aplicadas no dia 19 de janeiro e as aulas já começarão em fevereiro, seguindo o calendário acadêmico dos outros câmpus já existentes, Palmas, Araguatins, Augus


Museu

Palacinho é reaberto e ex-governador Siqueira Campos homenageado

Obras de manutenção e reabertura foi fruto de parceria do Governo do Estado e do Grupo Amigos do Palacinho


Sarampo

Segunda etapa de vacinação contra o sarampo segue até dia 30 de novembro


Novembro Azul

Acreditar Tocantins: Pesquisa revela que 31% dos homens não têm o hábito de ir ao médico regularmente


Museu Histórico

Palacinho reabre com expografia e projeto museológico renovados


Estradas

Governo conclui obras de melhoria de estradas vicinais que ligam aldeias indígenas na região noroeste do estado


Bloqueio de Celulares

Celulares pré-pagos desatualizados são bloqueados hoje em 17 estados


Educação Superior

Unitins lança Vestibular com 120 vagas para novo Câmpus de Paraíso



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira