Wednesday, 20 de November de 2019

GERAL


ONGs de fachada I

GTA é a base de sustentação de diversas entidades

24 Jun 2008

O GTA surgiu em 1992, no Rio de Janeiro, na Conferência Mundial Eco 92. Na ocasião, diversos movimentos voltados para questões sociais e culturais ecoaram por todo o mundo com o objetivo de conscientizar e promover a participação da sociedade na preservação ambiental e nas políticas de desenvolvimento sustentável. Seguindo a mesma vertente, centenas de entidades populares e técnicas da Amazônia, percebendo a disparidade entre as riquezas da região e a pobreza da população local, uniram-se em uma rede denominada GTA - Grupo de Trabalho Amazônico.

Aos dezesseis anos de existência, a rede, sediada em Brasília, reúne 602 entidades filiadas, está estruturada em nove estados que integram a Amazônia Legal e é dividida em dezoito coletivos regionais. O Grupo é composto por ONGs, associações e movimentos sociais que representam seringueiros, castanheiros, quebradeiras de coco babaçu, pescadores artesanais, ribeirinhos, comunidades indígenas, agricultores familiares, quilombolas, mulheres, jovens, rádios comunitárias, organizações de assessoria técnica, de direitos humanos e de meio ambiente.

A principal missão do GTA é a estruturação dos coletivos regionais. Eles envolvem diversas entidades que se cadastram à rede e oferecem apoio na organização delas, elaborando projetos gratuitamente para a captação de recursos com o objetivo de viabilizar suas ações. De acordo com João Bosco, coordenador do coletivo do Tocantins, “um projeto mal estruturado pode fechar as portas para que essas entidades consigam o financiamento para realização de suas ações”. O coordenador reafirma que a grande dificuldade da maior parte das entidades no Estado é a elaboração e apresentação desses projetos. E o foco de atuação do GTA é justamente auxiliando e assessorando as ONGs filiadas para que essas alcancem seus objetivos e consigam recursos para realizar suas ações.

COMPARTILHE:


Confira também:


Hospital de Amor

Com apoio de voluntários da AL, unidade do Hospital do Amor de Palmas será entregue em 2020

A construção do Hospital do Amor em Palmas está orçada em R$ 120 milhões e contempla três unidades: de diagnóstico, tratamento e de prevenção e pesquisa.

Refis 2019

Refis 2019 já negociou R$ 96,6 milhões, mas débitos ainda podem ser regularizados até 30 de novembro

O secretário de Finanças, Rogério Ramos alerta para que os contribuintes fiquem atentos para não perderem a oportunidade de negociar seus débitos e ficarem em dias com os tributos municipais.



Segurança

Carlesse busca mais recursos para Segurança Pública em audiência com ministro Moro

Reunião ocorrida nesta quarta-feira, 20, no Ministério da Justiça e Segurança Pública, serviu também para apresentação do plano de investimentos dos recursos já assegurados


Vestibular Unitins

Estão abertas as inscrições para primeiro vestibular do novo Câmpus da Unitins em Paraíso

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da instituição www.unitins.br. As provas serão aplicadas no dia 19 de janeiro e as aulas já começarão em fevereiro, seguindo o calendário acadêmico dos outros câmpus já existentes, Palmas, Araguatins, Augus


Museu

Palacinho é reaberto e ex-governador Siqueira Campos homenageado

Obras de manutenção e reabertura foi fruto de parceria do Governo do Estado e do Grupo Amigos do Palacinho


Sarampo

Segunda etapa de vacinação contra o sarampo segue até dia 30 de novembro


Novembro Azul

Acreditar Tocantins: Pesquisa revela que 31% dos homens não têm o hábito de ir ao médico regularmente


Museu Histórico

Palacinho reabre com expografia e projeto museológico renovados


Estradas

Governo conclui obras de melhoria de estradas vicinais que ligam aldeias indígenas na região noroeste do estado


Bloqueio de Celulares

Celulares pré-pagos desatualizados são bloqueados hoje em 17 estados


Educação Superior

Unitins lança Vestibular com 120 vagas para novo Câmpus de Paraíso



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira