Wednesday, 02 de December de 2020

GERAL


ONGs de fachada I

GTA é a base de sustentação de diversas entidades

24 Jun 2008

O GTA surgiu em 1992, no Rio de Janeiro, na Conferência Mundial Eco 92. Na ocasião, diversos movimentos voltados para questões sociais e culturais ecoaram por todo o mundo com o objetivo de conscientizar e promover a participação da sociedade na preservação ambiental e nas políticas de desenvolvimento sustentável. Seguindo a mesma vertente, centenas de entidades populares e técnicas da Amazônia, percebendo a disparidade entre as riquezas da região e a pobreza da população local, uniram-se em uma rede denominada GTA - Grupo de Trabalho Amazônico.

Aos dezesseis anos de existência, a rede, sediada em Brasília, reúne 602 entidades filiadas, está estruturada em nove estados que integram a Amazônia Legal e é dividida em dezoito coletivos regionais. O Grupo é composto por ONGs, associações e movimentos sociais que representam seringueiros, castanheiros, quebradeiras de coco babaçu, pescadores artesanais, ribeirinhos, comunidades indígenas, agricultores familiares, quilombolas, mulheres, jovens, rádios comunitárias, organizações de assessoria técnica, de direitos humanos e de meio ambiente.

A principal missão do GTA é a estruturação dos coletivos regionais. Eles envolvem diversas entidades que se cadastram à rede e oferecem apoio na organização delas, elaborando projetos gratuitamente para a captação de recursos com o objetivo de viabilizar suas ações. De acordo com João Bosco, coordenador do coletivo do Tocantins, “um projeto mal estruturado pode fechar as portas para que essas entidades consigam o financiamento para realização de suas ações”. O coordenador reafirma que a grande dificuldade da maior parte das entidades no Estado é a elaboração e apresentação desses projetos. E o foco de atuação do GTA é justamente auxiliando e assessorando as ONGs filiadas para que essas alcancem seus objetivos e consigam recursos para realizar suas ações.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governo do Tocantins libera R$ 4 milhões do Crédito Popular e beneficia mais de 760 famílias

Em apenas 60 dias após o seu lançamento, a linha Crédito Popular, inicia o mês de dezembro com a liberação de crédito para famílias tocantinenses

Covid-19

Tocantins contabilizou 333 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 260.548 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 82.295 casos confirmados. Destes, 74.421 pacientes estão recuperados, 6.704 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.170 pacientes foram a óbito.


Norte do TO

Segurança Pública inicia entrega de pistolas Glock e de salas especiais de depoimento em Araguaína e Araguatins

Entregas fazem parte das ações de modernização da Segurança Pública para a Polícia Civil


Emprego

Sine Tocantins recruta candidatos para 20 vagas de auxiliar de montagem

Para conferir, diariamente, a oferta de vagas nos nove postos do Sine Tocantins acesse o site da Setas, https://setas.to.gov.br/vagas-de-emprego,ou as redes sociais, sendo no Facebook o perfil @setasTo, e no Instagram Setas Tocantins.


Aleto

Eduardo do Dertins participa de solenidade de entrega de equipamentos de segurança


Serviço

IBGE/TO faz apelo para que empresas e escritórios de contabilidade respondam pesquisas econômicas


Band

Erick Jacquin presta homenagem à mandioca no oitavo episódio do “Minha Receita”


Revitalização

Avenida JK ganha espaço verde de convivência


Educação

Unitins oferta 534 vagas para o semestre 2021/1 em edital de transferência externa


Interior

Prefeitura de Miracema do Tocantins divulga resultado dos Editais da Lei Aldir Blanc



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira