Sunday, 20 de September de 2020

GERAL


Saúde

Hepatites virais podem ser evitadas e tratáveis, alerta Semus

28 Jul 2020
Divulgação Hepatites virais podem ser evitadas e tratáveis, alerta Semus

Para alertar a população sobre a prevenção da infecção por hepatites virais, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 28 de julho como o Dia Mundial das Hepatites Virais. Na Capital, testes rápidos para detectar a doença e outras infecções sexualmente transmissíveis como HIV e sífilis estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital. 

Estima-se que pelo menos 600 pessoas estejam em tratamento de algum tipo de hepatite viral e sendo acompanhadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus). Essas infecções, muitas vezes silenciosas, atingem o fígado e podem causar desde alterações leves a graves e até mesmo câncer. Entretanto, segundo especialistas, podem ser evitadas, tratadas e curadas. 

Segundo o Ministério da Saúde, a infecção pode ocorrer pelos vírus (A, B, C, D, E), ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Quando os sintomas estão presentes, podem aparecer cansaço, febre, tontura, vômitos, olhos e pele amarelados. 

Entre as condições de risco para contaminação por hepatites virais estão a precariedade  de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E); a prática  de sexo desprotegido ou compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam e transmissão da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D). 

Atualmente, as hepatites virais mais comuns no Brasil são causadas pelos vírus A, B, C que, com exceção do vírus C, possuem vacina. Apenas os vírus B e C são considerados sexualmente transmissíveis. 

Acompanhamento 

De acordo com a enfermeira do Núcleo de Assistência Henfil de Palmas, Karina Ramos, na Capital o diagnóstico, além de realizado através de teste rápido nas UBS, pode ser feito pelo Hemocentro. “O teste tendo resultado positivo é solicitado exame de sangue para confirmar e a partir daí o paciente é encaminhado ao Henfil, que é o Centro de Testagem e Aconselhamento de Palmas”, explica. 

Segundo a profissional, a pessoa com diagnóstico de hepatites virais é encaminhada da UBS para o infectologista atuante Henfil de forma online. “Feito isso, o médico do Henfil agenda o paciente para ele, e este inicia as consultas, acompanhamento e a medicações para hepatites virais se for necessário. Nesse caso, o paciente pode retirar os fármacos na Assistência Farmacêutica com o formulário anteriormente preenchido pelo médico, tudo de forma gratuita”, completa. O paciente também contará com equipe multiprofissional, com enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo, nutricionista, farmacêutico e assistente social. (Ascom). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 717 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 192.422 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.167casos confirmados. Destes, 45.266 pacientes estão recuperados, 17.035 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 866 pacientes foram a óbito.

Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense

Além do corregedor-geral da Justiça, votaram os desembargadores Marco Villas Boas, Moura Filho, Jacqueline Adorno, Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, Maysa Vendramini, Etelvina Maria Sampaio Felipe e, por último, o presidente Helvécio Maia Neto.


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios

Serviços serão executados em Cristalândia, Lizarda e Paranã


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital


Economia

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços dos itens da cesta básica


Agricultura

Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura retomam convênio e fortalece assistência a agricultores familiares



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira