Monday, 23 de November de 2020

GERAL


Imigração na Europa

Imigrantes tocantinenses não pensam em voltar para casa

18 Jul 2008

Centenas de tocantinenses residem nos Estados da União Européia. Uns conseguiram legalizar-se e outros ainda sobrevivem nos países sem usufruir direitos básicos, como Saúde e Educação. Em busca de dinheiro e melhores condições de vida – outros apenas pela curiosidade de conhecer novas paragens – muitos tocantinenses vivem ilegalmente nos países que compõem a UE. Com as pressões acerca da “Directiva do Retorno”, alguns já agilizaram regresso às cidades de origem, e outros vislumbram a possibilidade de o acordo não vingar. “Tenho certeza que este dossiê não agradará os países com os quais a Europa estabelece relações. Tenho certeza de que esta iniciativa irá fazer com que as autoridades avaliem melhor a nossa situação”, disse Walquiria Paniago, residente ilegal há dois anos, em Córdoba na Espanha. Walquiria é natural de Miracema do Tocantins e diz não estar arrependida naquela em que se refere como uma “aventura”.

No Reino Unido, a situação é ainda mais grave. Uma fonte que não quis se identificar falou a nossa reportagem que muitos brasileiros evitam andar em grupos nas ruas, e praticamente não conversam em público, “já que há vários agentes da imigração, à paisana, orientados a abordar qualquer pessoa que esteja falando em outra língua, ou com inglês com sotaque”, pontuou. Essa mesma fonte garantiu que até alguns pontos que normalmente são freqüentados por tocantinenses e brasileiros de outras partes agora viraram alvos da polícia. “Estamos num verdadeiro toque de recolher. Mudamos os hábitos para não sermos presos”, assegurou. Apesar desta vida clandestina, a fonte garantiu que ainda prefere morar fora do Brasil, e que, para os parentes e amigos que ficaram no Tocantins, prefere dizer que está na legalidade, “para não preocupá-los”.

O brasileiro JC, que não quis se identificar, disse que “conseguir o visto depois que você já e residente ilegal é muito difícil. Você tem que comprovar vínculos com o país”. JC firmou contrato com o país e conseguiu a autorização por meio da comprovação de união estável.

 

Processo lento

A luta para conseguir a permissão nos países que compõem a UE implica num processo demorado e investigatório que quase sempre leva ao deporte do imigrante. Dezenas de tocantinenses conseguiram autorização para residir nos paises da Europa, sobretudo na Espanha e em Portugal. Neste último país, por exemplo, este ano, só cinco tocantinenses localizados por nossa reportagem, residentes em Lisboa, já conseguiram o visto.

COMPARTILHE:


Confira também:


Estado

Governador em exercício segue com visitas a prefeitos eleitos do interior do Estado

Agenda de trabalho contemplou municípios das regiões sudoeste e do Bico do Papagaio



Saúde

Tocantins contabilizou 100 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 250.785 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 79.612 casos confirmados. Destes, 72.208 pacientes estão recuperados 6.256 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.148 pacientes foram a óbito.


Neste domingo

Tocantins contabilizou 98 novos casos confirmados da Covid-19, sendo 31 das últimas 24h

Atualmente, o Tocantins contabiliza 250.612 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 79.514 casos confirmados.


Eleições 2020

Diplomação dos eleitos no Tocantins será realizada por videoconferência

A medida está regulamentada pela Resolução nº 494, aprovada durante a 103ª sessão ordinária, realizada nesta sexta-feira (20/11).


Coletivo N.S.L.O.

Acordes e talentos dos quatro cantos do Brasil dialogam com público em live musical


Tocantins

Fórum Estadual de Mudanças Climáticas reúne titulares por videoconferência em sua 12ª Reunião Ordinária


Assembleia

Eduardo do Dertins assume interinamente a Presidência da Aleto


Aleto

Elenil questiona portaria que torna obrigatória vistoria para 1º emplacamento de carro zero km no Tocantins


20/11

Dia da Consciência Negra: Defensoria atua na garantia da igualdade racial em todo o Estado


Pandemia

Tocantins contabiliza 290 novos casos confirmados da Covid-19 em 24h



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira