Saturday, 19 de September de 2020

GERAL


Serviço

Instituto Crespas-TO realiza ação de combate ao preconceito neste domingo na Praça dos Girassóis

15 May 2015

Integrantes do Instituto Crespas.TO realizam neste domingo, 17, na Praça dos Girassóis a partir das 14 horas, o Movimento Encrespa Palmas. O ponto de encontro para o evento será na cachoeira, próxima ao Palácio Araguaia. Criado em 2014, o grupo busca combater e discutir o preconceito social.
 
De acordo com a coordenadora do Instituto, Maria José Cotrim, o Movimento não se trata apenas em debater sobre cuidados com o cabelo, mas também trabalhar a aceitação e valorização étnico-racial, no qual o cabelo é um dos elementos.
 
"Idealizei esse movimento com base na necessidade de combate efetivo a todas as formas de preconceito e discriminação. Existe enraizado na nossa sociedade o conceito discriminatório que existe cabelo bom e ruim o que afeta diretamente a formação da identidade étnico-racial das crianças e muitas mulheres. Nosso movimento visa fazer essa reflexão trabalhando com a autoafirmação e valorização do cabelo crespo", explicou.
 
Com pouco mais de um ano, o Instituto Crespas.TO vem ganhando nas redes sociais adeptos de todo o País. O grupo que defende a autoafirmação, por meio de debates em instituições educacionais mostra que trata-se de uma ideia preconceituosa e errônea a dissociação do cabelo crespo com beleza.
 
Durante o bate-papo que visa reunir pessoas que acreditam e compartilham da causa, além da troca de experiências sobre cuidados com cabelos, penteados, maquiagem e amarrações de turbantes o grupo faz uma reflexão para o preconceito velado, com a palestra sobre: Uma questão de identidade, que aborda sobre a herança genética e cultural deixada pelos nossos descendentes e perpetua até os dias atuais.
 
 Conforme Thaís Souza, integrante do grupo é cada vez maior o número de adeptos ao cabelo crespo. "Na página que temos no facebook é impressionante a quantidade de relatos de pessoas guerreiras que assumiram sua identidade, seus cabelos, que se amam independe dos padrões de beleza estabelecidos pela sociedade", disse.
 
O Movimento Encrespa Palmas é gratuito. É importante que os interessados em aprender as amarrações de turbantes, caso tenham tecidos, levem para o encontro.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 717 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 192.422 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.167casos confirmados. Destes, 45.266 pacientes estão recuperados, 17.035 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 866 pacientes foram a óbito.

Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense

Além do corregedor-geral da Justiça, votaram os desembargadores Marco Villas Boas, Moura Filho, Jacqueline Adorno, Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, Maysa Vendramini, Etelvina Maria Sampaio Felipe e, por último, o presidente Helvécio Maia Neto.


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios

Serviços serão executados em Cristalândia, Lizarda e Paranã


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital


Economia

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços dos itens da cesta básica


Agricultura

Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura retomam convênio e fortalece assistência a agricultores familiares



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira