Saturday, 04 de July de 2020

GERAL


Testagem

Laboratório Municipal de Palmas amplia a testagem com a chegada de mais 2.500 testes rápidos de Covid-19

30 Apr 2020
Divulgação Laboratório Municipal de Palmas amplia a testagem com a chegada de mais 2.500 testes rápidos de Covid-19

O Laboratório Municipal de Palmas recebeu uma nova remessa com 2.500 testes rápidos para detecção do coronavírus (Covid-19), que estarão disponíveis a partir desta quinta-feira, 30. Parte  do novo estoque foi doada pelo Ministério da Saúde e a outra parte adquirida pela Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus).

 

 

O Município já está fazendo os diagnósticos de Covid-19 com os primeiros 180 testes recebidos do Ministério da Saúde e com a chegada de mais exames ampliará a capacidade de testagem dos casos suspeitos de coronavírus.

 

 

A assessora médica e responsável pela regulação dos exames, Katarina Fonseca, explica que os testes rápidos funcionam como detectores de anticorpos da síndrome respiratória causada pelo novo coronavírus (Covid-19) nas amostras de sangue, soro ou plasma humano. “Os testes são feitos no Laboratório em suspeitos de Covid-19 e só funcionam em casos com sintomas a partir do sétimo dia”, ressalta.

 

 

A médica disse que esses casos suspeitos são primeiramente atendidos nos Centros de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos hospitais da rede privada de Palmas e são notificados como síndrome gripal. Em seguida, são repassados à Central de Regulação da Semus, onde é feita a avaliação e o agendamento dos exames no Laboratório Municipal”. A médica esclarece ainda que os resultados são informados e monitorados pela Vigilância Epidemiológica da Semus.

 

 

A biomédica Edith Ione Araújo Pontes, responsável técnica pelo Laboratório, detalhou que o sangue do paciente é coletado e logo em seguida é levado para uma sala onde é feita separação do soro sanguíneo. “Feito isso, um profissional deposita pequenas quantidades do soro em um líquido reagente no teste rápido. Em cerca 30 minutos o exame é finalizado e já é possível saber o resultado”, esclarece.

 


A biomédica lembrou ainda que o teste pode ser realizado pela coleta de sangue na ponta do dedo, mas optou-se pela retirada do sangue das veias por oferecer mais confiabilidade no resultado. Além disso, o método possibilita o armazenamento de informações da amostra e facilita a realização de retestes para a comprovação de resultados, caso seja necessário. 

 


O secretário da Saúde, Daniel Borini, afirmou que a ampliação da testagem rápida, além de auxiliar na identificação dos casos suspeitos, favorecerá também uma análise epidemiológica mais detalhada. “Com mais testes teremos informações que ajudarão na tomada de decisão e isso tornará o controle da disseminação do vírus mais assertivo”, finalizou. (Semus).

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 551 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 12.282 casos no total, destes, 7.523 pacientes estão recuperados, 4.544 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 215 pacientes foram a óbito.

Educação

Carlesse autoriza transporte escolar urbano gratuito nas 3 maiores cidades do Tocantins

Medida vai beneficiar a comunidade em geral, tendo em vista que a retomada das aulas não provocará aumento no volume de passageiros do transporte coletivo destas cidades



Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação

O Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação e essa, é a primeira unidade de conservação de proteção integral municipal do Tocantins, criada por meio do Decreto Municipal nº 034|2012, com apoio do Naturatins, da Semar


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020

Nesse período, também foram entregues trechos de rodovias reconstruídos e intensificados os serviços de manutenção


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho

Sobre o consumo especificamente, 59,6% dos entrevistados acham que estão comprando menos que no ano passado e 45,9% acreditam que o consumo nos próximos meses tende a ser menor que no ano passado.


Eleição CREA-TO

Engenheiro Jefferson segue na liderança para Presidente do CRE-TO


Artistas e empresas se juntam para a Live “Amor por Palmas”


Tocantins

Candidatos às eleições do Confea/Crea/Mútua querem prorrogação da data de votação


O CIRCO VAI À SUA CASA

Festival de Circo de Taquaruçu inicia edição histórica em meio à pandemia


Meio Ambiente

Governo do Tocantins mantém processos de regularização ambiental com Atendimento On-line


Tocantins

Conselho lamenta aumento na tarifa de energia elétrica do Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira